Pular para o conteúdo principal

Notícias da Alece


O deputado estadual Diego Barreto (PTB) deu entrada em dois requerimentos na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que tratam sobre providências para a vacinação dos cuidadores, sendo estes profissionais ou familiares que atuam no serviço de cuidados a pessoas fragilizadas pela idade, por deficiência ou por doenças.

Um dos documentos requer que a Casa envie ofício ao Ministério da Saúde solicitando caráter prioritário na promoção da vacinação para a classe. O outro requerimento, de mesmo teor, solicita a mesma medida, mas em âmbito estadual sendo direcionado à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

- Entendo que os cuidadores precisam ser reconhecidos como grupo prioritário porque lidam, diretamente, com pessoas que são do grupo de risco: idosos, deficientes ou doentes, sejam eles profissionais ou familiares que assumiram esta função. A vacina irá permitir que continuem realizando a atividade sem colocar em risco a vida dos pacientes ou dos próprios cuidadores", explica Diego Barreto.

Policiais civis - Outra categoria que também recebeu atenção do parlamentar foram os agentes administrativos das delegacias de Polícia Civil. Barreto, que é delegado civil, protocolou requerimento em maio para envio de ofício à Sesa, solicitando providência para a vacinação contra a covid-19, em caráter prioritário, dos profissionais.

- É uma categoria de necessária atuação e que o ofício impõe contato cotidiano com inúmeras outras pessoas. A vacinação é para que possam dar sequência ao trabalho de maneira segura em relação à própria saúde, de seus familiares e de toda a população a qual atendem”, destacou Diego.

Começou a tramitar na Alece, Projeto de Lei, que institui a Campanha "Junho Violeta", em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O projeto é de autoria do deputado Antônio Granja e foi apresentado durante sessão realizada nesta quarta-feira (2 de junho).

A ideia é que a Campanha passe a integrar o calendário oficial de eventos do Ceará. " A população precisa estar ciente de que a violência e o abandono de pessoas idosas é crime", destaca o deputado estadual. Ainda de acordo com o parlamentar é preciso que o poder público realize campanhas informativas para que a população saiba como denunciar abusadores. "Nosso objetivo é disseminar esse debate ao longo de todo este mês, expondo e discutindo a temática para conscientização da população", conclui.

Saiba mais - O 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006. O Brasil já possui mais de 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade.





Obras -  Antônio Granja articula junto ao Governo Estadual a liberação de recursos para obras em execução no Interior do Ceará. O parlamentar manteve audiência com o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, no Palácio da Abolição, para encaminhamento em obras de pavimentação, estradas, quadras poliesportivas, entre outras.

De acordo com o deputado, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a luta pelas ações nos municípios continua. “Não temos ido aos municípios porque devemos cuidar prioritariamente da saúde, mas não tenho medido esforços para correr atrás de auxiliar essas importantes obras” explica Antônio Granja.

Entre a liberação de recursos para obras está a pavimentação para o distrito de Figueredo, no município de Jaguaruana. Para o município de Quixeré, foram liberados recursos para construção de quadra poliesportiva da comunidade Rasteira.

Os recursos para Morada Nova vão custear a pavimentação no distrito de Lagoa Grande, construção do Mercado do Peixe e do Centro de Abastecimento, implantação de 5 Academias ao Ar Livre em diversas praças e iluminação do Estádio Municipal.

Para Jaguaribe os recursos serão usados na construção de praças no bairro Expedito Diógenes e na comunidade Moreira II, no distrito de Mapuá.

Em Piquet Carneiro os recursos serão direcionados para execução de obras de pavimentação de vias nos bairros Rancho Verde e Santa Luzia.

A previsão é de que nos próximos dias sejam liberados recursos para demais municípios.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.