Pular para o conteúdo principal

Reitoria da UFC completa 65 anos

Confira o Arquivo Nirez para este 25 de junho na História de Fortaleza:

1898 - Morre em Fortaleza, com a idade de 32 anos, Pedro Moniz, vítima de enfermidade adquirida em Manaus. Escritor e poeta foi um dos fundadores do Centro Literário e um dos baluartes da Fênix Caixeiral chegando a presidi-la. Nascera em Aracati, em 15 de dezembro de 1866.

1902 - Morre, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, o comendador e jurista Samuel Felipe de Sousa Uchoa (Samuel Uchoa), hoje nome de rua nas Damas, Bom Futuro e Parreão. Era natural de Riacho do Sangue, depois Frade e hoje é Jaguaretama, onde nasceu em 21 de dezembro de 1843.

1923 - Sobrevoa Fortaleza um hidroavião Junker D-218, alemão, que realizava o raide Havana-Buenos Aires. Em sua homenagem repicou o sino da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio.

1928 - Lei municipal 208 proíbe a venda a litro dos artigos sólidos como feijão, arroz, farinha, sal, goma, milho etc. A lei entra em vigor no dia primeiro de janeiro de 1929. Nunca foi cumprida, ainda hoje se compra feijão verde, murici, siriguela, cajá, umbu etc, em latas de um litro, por sinal uma lata que não chega a um litro.

1932 - São lançados os Cigarros "Legionários", pela fábrica de cigarros São Lourenço, de J. Markan & Cia Ltda., em homenagem ao tenente Severino Sombra de Albuquerque, ao preço de 300 réis a carteira, que trazia a bandeira brasileira com o retrato do homenageado no globo.

1950 - Morre em Fortaleza, aos 51 anos de idade, a política e educadora Edith Dinoá da Costa Braga (Edite Braga), professora de teologia, hoje nome de rua no Jardim América, Bom Futuro e Montese, em Fortaleza. Era paraibana de João Pessoa nascida em oito de fevereiro de 1899. Infelizmente as placas colocadas na rua que tem o seu nome, trazem erradamente “Rua Édite Braga”.

1955 - Instala-se, em solenidade realizada no Theatro José de Alencar, a Universidade do Ceará, hoje Universidade Federal do Ceará-UFC, iniciativa de seu primeiro Reitor, professor Antônio Martins Filho, que fora nomeado pelo presidente João Fernandes Campos Café Filho em 16 de maio de 1955.

1956 - Inaugura-se a nova sede da Reitoria da Universidade do Ceará-UC, hoje Universidade Federal do Ceará-UFC no antigo palacete de José Gentil Alves de Carvalho, na esquina da Avenida 13 de Maio, 2694 com Avenida Visconde de Cauhype, 2853 (hoje Avenida da Universidade), prédio com planta do arquiteto João Saboia Barbosa. Anteriormente, era uma casa de propriedade de Alfredo Henrique Garcia. Na ocasião falaram o Ministro da Educação Clóvis Salgado e o Reitor Antônio Martins Filho. As faculdades já existentes foram anexadas à UC e novas faculdades e cursos foram surgindo. Existem três núcleos da UFC, um no Benfica, onde está a Reitoria; outro no Porangabuçu, onde está a Maternidade-Escola; e outro no Pici, onde estão a maioria dos cursos. Existem também prédios isolados com faculdades como a de Direito.

1961 - Criado, na UFC, o Museu de Artes Universitária do Ceará-MAUC.

1964 - Conferido ao presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, o título de doutor Honoris Causa pela UFC.

1971 - A Capitania dos Portos doa à Prefeitura de Fortaleza e traz a público, totalmente recuperado, o Farol do Mucuripe, na Avenida Vicente de Castro s/nº, na Ponta do Mucuripe, que deverá a ser o Museu do Jangadeiro. Ainda hoje não está em uso.

1973 - Aberto o I Seminário de Entidades de Administração Pública de Coordenação de Processamento de Dados, promovido pelo Ministério do Planejamento e pela Coordenação do Serviço de Processamento de Dados do Estado do Ceará.

1973 - Os publicitários José Domingos Alcântara e Luís Pouchain fundam uma nova agência: Alcântara - Pouchain Publicidade.

1975 - Fundada em Fortaleza a SG Propag, agência de publicidade do radialista e publicitário Francisco de Assis Santos, localizada no Edifício Butano, na Rua Major Facundo. As duas letras são S de Santos e G de Gomes da sua mulher Maria José Gomes.

1976 - Morre, às 5 horas da madrugada, em Brasília, aos 74 anos de idade, vítima de colapso cardíaco, o jurista, professor e jornalista José Martins Rodrigues, antigo diretor do jornal O Estado e deputado federal cassado pelo golpe de 1964. Ex-ministro da Justiça. Formou-se, em 1922, pela Faculdade de Direito do Ceará, da qual foi professor-catedrático da disciplina de Direito Civil. Era natural de Quixadá, onde nascera em primeiro de setembro de 1901. Hoje é nome de rua na Água Fria. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.

1980 - Grava depoimento na residência de Francisco Tavares, na Rua Conselheiro Tristão, 1620, o conhecido poeta popular Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), para o Museu Cearense do Teatro e para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), com a presença do teatrólogo Ricardo Guilherme.

1981 - Aberto o II Fórum Sobre Infecções em Urologia, no auditório do Imperial Othon Palace.

1983 - Na Assembleia Legislativa é aprovado o projeto de lei que cria o município de Maracanaú.

1985 - O governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota exonera o prefeito César Cals Neto e nomeia prefeito o deputado José Maria Barros de Pinho.

1995 - Morre, com a idade de 78 anos, o escritor e historiador Mozart Soriano Aderaldo, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Academia Cearense de Letras - ACL e do Conselho Estadual de Cultura, autor de livros sobre a história de Fortaleza. Nascera em Brejo dos Anapurus, Maranhão, em 22 de abril de 1917.

2000 - Inaugurado, às 19h30 o anfiteatro da Capela de Santa Edwiges, na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), com capacidade para 750 pessoas sentadas e 15 mil em pé.

2012 - Criação do Estatuto Municipal de Segurança Bancária - Lei Ordinária 9910/2012.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi