Pular para o conteúdo principal

Fortaleza doa 17 Elmos para Sesa

 O Fortaleza doou 17 unidades do capacete de respiração assistida Elmo para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcântara, recebeu o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, os 17 Elmos, na sede da ESP/CE (fotos Daniel Araújo).

Os capacetes foram comprados pelo clube a partir dos valores arrecadados na campanha Fo²rtaleza. A iniciativa, lançada em abril de 2021, incluiu a venda de camisetas promocionais e outros tipos de doações feitas pelos torcedores e parceiros da equipe.

O superintendente da ESP/CE enfatizou a importância da ação e o engajamento da sociedade na causa solidária. 

- Isso mostra que a sociedade entende e sabe o que fazer quando a iniciativa público-privada sinaliza a direção. Se essas iniciativas demonstram o caminho, a sociedade também se junta e forma-se uma corrente solidária. Essa corrente é o que traz benefícios e riqueza para a sociedade”, afirmou o gestor Marcelo Alcântara.

Marcelo Paz falou da iniciativa e do poder de mobilização e apoio das pessoas que somaram com a campanha. 

- Através dessa ação genuinamente cearense, pela criação do Elmo, a gente entendeu que poderia usar a nossa força do Marketing e a força do nosso torcedor para ajudar em nível de solidariedade. Conseguimos um valor que gerou doação, gerou capacetes e, certamente, fez a diferença na vida de muitas pessoas”, disse Marcelo Paz.

Durante a visita, Marcelo Paz conheceu as instalações do Centro de Simulação Realística da ESP/CE e o ElmoLab, espaço reservado exclusivamente para a realização dos treinamentos e capacitações no uso do capacete de respiração assistida. 

Ao todo, a ESP/CE já realizou o treinamento de mais de 1.200 profissionais de saúde em todo o Brasil, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos. Além das capacitações presenciais, realizadas na ESP/CE, a instituição, por meio do seu Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), desenvolve treinamentos de habilidades do capacete Elmo à distância, com suporte online. 

As instruções para manejo do dispositivo são realizadas no Centro de Simulação Realística e repassadas em tempo real, com espaço para interação dos profissionais treinados.

Doações - No contexto da segunda onda da Covid-19 e a exemplo do Fortaleza Esporte Clube, diversas empresas, entidades e pessoas físicas têm realizado campanhas para doação de capacetes Elmo à Sesa.

Até o momento, 2.392 unidades do dispositivo foram repassadas para a pasta. Com os equipamentos disponíveis, a Secretaria faz a distribuição do capacete para unidades da Rede Pública de Saúde de Fortaleza e do Interior do Estado. As informações sobre como as doações podem ser feitas estão disponíveis no site do Elmo (sus.ce.gov.br/elmo/).

Parceria - O capacete Elmo foi criado a partir de um trabalho de cooperação do Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Estácio - A Arena Universitária, evento sediado no Shopping Iguatemi Fortaleza até terça (3 de agosto), tem sido um grande sucesso de visitação para quem vislumbra planejar o futuro profissional, entendendo melhor como funciona cada segmento, as tendências do mercado de trabalho, além de orientações acerca das tantas possibilidades de cursos superiores.

O Centro Universitário Estácio do Ceará está devidamente inserido no projeto promovido pela Open Mall Desenvolvimento Comercial em Shopping, com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), e trouxe uma novidade que tem tudo a ver com o atual momento que o mundo está passando. 

No sábado passado (24 de julho), foi apresentado ao público o Capacete Elmo, dispositivo elaborado por cearenses e que está sendo de extrema importância no enfrentamento à Pandemia da Covid-19 em todo o País.

As demonstrações reais de funcionamento e do manuseio prático do equipamento hospitalar serão feitas pelo doutor Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE e ex-aluno da Estácio (fotos Fellipe Málaga), com o auxílio de um ator que representará um paciente necessitando do uso do capacete, simulando o atendimento realizado nas Unidades de Saúde do Estado em pacientes com agravamento do caso clínico devido ao Novo Coronavírus.

Para Rackel Viana, gestora da unidade Via Corpvs, o conhecimento precisa transcender os muros da universidade e ganhar expansão, chegando à sociedade como um todo. 

- A Estácio sempre enxerga além das fronteiras acadêmicas, por isso estamos trazendo o ensino à Arena Universitária, para que todos possam prestigiar e, quem sabe, ter uma identificação. Queremos atrair olhares curiosos, atenções, despertar habilidades, descobrir vocações. É a universidade indo ao encontro do público”, detalha Rackel Viana.

A apresentação do dispositivo fez parte da Semana da Saúde Estácio destinando um dia específico para cursos voltados à área (Psicologia, Farmácia, Educação Física, Estética e Odontologia).

O evento - Com a finalidade do desenvolvimento e a divulgação de produtos voltados para a educação, cursos e crescimento profissional em diversas áreas, a Arena Universitária estimula os alunos em sua formação, inovação e novas habilidades. Em um único movimento, reúne interesse e produção de sinergia, fomentando o segmento educacional e o surgimento de novas possibilidades e estímulos para a Educação no Norte/Nordeste.





Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f