Pular para o conteúdo principal

Mulheres negras debatem o legado de Tereza de Benguela

 Mulheres negras que militam e atuam em diferentes áreas vão debater, a convite da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Ceppir) da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o legado e a luta da líder quilombola, Tereza de Benguela. 

O webinário Mulheres Negras: ancestralidade e futuro será transmitido nesta segunda-feira (26 de julho), às 15 horas, no canal da SPS no YouTube. A titular da SPS, Socorro França, vai abrir o evento, ao lado da secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes e da secretaria-executiva de Políticas para as Mulheres, Denise Aguiar.

Para debater o assunto, foram convidadas Zelma Madeira, assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado do Ceará; Bruna Rodrigues, juíza titular da Vara Única de Paracuru, e Antônia Araújo, ouvidora geral externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará. A mediação será de Martír Silva, coordenadora especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial da SPS. 

As convidadas são mulheres com trajetórias diferentes que se conectam pela ancestralidade e pelo compromisso em construir um presente e um futuro com portas abertas para que outras mulheres negras possam ter voz e ocupem todos os espaços que lhes foram negados historicamente.

- O debate racial transpõe a negritude e perpassa os vários grupos étnicos que lutam por reconhecimento, portanto, nós seguiremos falando deste tema não só neste mês de julho, mas durante todo o ano. Mulheres como Tereza de Benguela nos referendam e nos mostram que os nossos passos vêm de longe, e que precisamos conhecer nossa história para seguir construindo pontes para que as mulheres negras acessem seus direitos e percebam sua potência dentro desta sociedade”, aponta a advogada e mestre em Políticas Públicas, Martír Silva.

A assistente social e professora universitária, Zelma Madeira, destaca que além das referências ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela também precisamos lembrar do Dia da Mulher Africana, celebrado em 30 de julho. 

- Nós, pretas, dentro e fora do continente, representamos um grupo étnico que contribuiu na Europa, América Latina, África, e em todas as partes do mundo com nosso trabalho, construindo a riqueza de muitos países. Trabalho este que foi superexplorado, mas ao contrário de recebermos por esta grande contribuição, nos relegaram o lugar do trabalho doméstico, que é uma profissão que ainda guarda mais resquícios de uma naturalização da experiência da escravidão”, lembra Zelma.

A gestora pontua: 

- São estas mulheres que estão fazendo faxina, lavando roupa e limpando as casas, que estão dando todas as condições no campo de reprodução da vida, para que mulheres não negras assumam seus postos de trabalhos fora de casa Então, nós, mulheres negras, seguimos contribuindo para consolidação do desenvolvimento do País, ao passo em que muitas de nós experimenta ainda um padrão de vida precário, a exemplo da pandemia, em que nós ainda somos o grupo mais atingido, seja na saúde, educação ou na baixa representação política”.

Em outra ponta de atuação, mas também lutando contra todos os tipos de racismos, a juíza titular da Vara Única de Paracuru, Bruna Rodrigues, destaca que é importante falar abertamente sobre o racismo. 

- O Racismo ainda é pouco falado em muitos lugares, as pessoas se incomodam quando falamos sobre as opressões que recaem sobre nós, mas isso não me trava, eu sigo levando este tema para todos os lugares em que sou convidada a falar, seja nas escolas, audiências, reuniões. O nosso orgulho, enquanto mulher negra, precisa chegar a outras mulheres negras, gerando representatividade, que é o que sempre tentaram tirar de nós”, ressalta a juíza.

A professora e ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Antônia Araújo, milita desde muito cedo contra o Racismo. 

- O que era revolta dentro de mim, logo se transformou em luta quando descobri os movimentos negros e de mulheres, foi nestes espaços onde me senti acolhida de verdade e entendi que eu tinha a capacidade revolucionária dentro de mim. Falar de Teresa de Benguela é falar também do apagamento histórico que nós negros vivemos. Tereza sabia quem ela era e sabia pelo que estava lutando, então isso a tornava ‘perigosa’ para aquela sociedade que tentou por muito tempo apagar sua história. E é por isso que nós não podemos nos calar jamais, por ela e por tantas outras que vieram antes de nós e as que virão depois”, reflete Antônia Araújo.

A primeira dentre os sete irmãos a ingressar na universidade, Antônia atua hoje na Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Ceará e traz dentro de si essa história de resistência. 

- Trabalhei um período no Instituto Maria da Penha e lá nós logo percebemos a necessidade de criarmos fluxos de atendimento no interior do Estado, onde a violência contra as mulheres negras me chamou atenção por vir também acompanhada do racismo. A partir desta discussão nós percebemos o papel fundamental da Defensoria na atenção às mulheres negras, e então criamos um projeto coletivo junto a várias instituições e movimentos para levar a justiça e o bem viver para este público”, explica a ouvidora.

Zelma, Antônia, Bruna e Martír se reúnem no webinário para lembrar não só desse lugar de memória, para validar e homenagear as mulheres que vieram antes delas, mas também para falar sobre a forma como seguem sendo tratadas, do lugar que ainda ocupam dentro desta sociedade e também de tudo que elas vêm construindo com a força da militância e da atuação de cada uma delas em diferentes espaços.

Quem foi Tereza de Benguela - Rainha Tereza, como costumava ser chamada, comandou durante 20 anos o quilombo do Quariterê, uma comunidade com mais de 100 pessoas negras e indígenas no Estado do Mato Grosso. A comunidade vivia do cultivo de algodão, milho, feijão, mandioca, banana e venda dos excedentes produzidos. 

Segundo os registros históricos, o Quilombo que Rainha Tereza governava vivia numa espécie de parlamento, onde todas as decisões eram discutidas em grupo e havia uma estrutura de conselheiros. Tereza era bem firme, comandava toda a estrutura política, econômica e administrativa, mantendo a defesa do quilombo com a utilização de armas trocadas com os brancos ou adquiridas nos confrontos com os bandeirantes e capitães do mato, de ataque a comunidade quilombola.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".