Pular para o conteúdo principal

Ceará perde Izaíra Silvino

 A Cultura Cearense perdeu, neste sábado (14 de agosto), na véspera de fazer 76 anos, a sabedoria da professora e maestrina Izaíra Silvino (fotos Felipe Abud).

Izaíra Silvino nasceu, em 15 de agosto de 1955. Ela assumiu a regência do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1981, há 40 anos, e iniciou o trabalho de valorização da Música Brasileira e o projeto de multiplicação de corais, fundamento para a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de Música da UFC.

Musicista de muitas competências, Izaíra foi bandolinista desde a infância, cantora e compositora. Bacharel em Direito pela UFC, licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestre em Educação pela UFC, foi regente de vários corais e ultimamente comandava o Coral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).

O Blog do Lauriberto apresenta a repercussão da morte de Izaíra Silvino:
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - Recebi com muito pesar a notícia da morte da professora e maestrina Izaíra Silvino, aos 75 anos. Ex-regente do coral da UFC, a musicista marcou época na história da cultura cearense como compositora, cantora, arranjadora, violinista, coralista e escritora. Deixo meu abraço a todos os familiares, amigos e admiradores de Izaíra Silvino".
  • Professor Custódio Almeida - O Coral da UFC é famoso há muito tempo, desde a regência da professora Izaíra. Muitos regentes nasceram a partir disso, muitos corais nasceram a partir daqui".
  • Cantora e irmã-filha Aparecida SilvinoEu estou sem palavras…O sol da nossa vida foi dormir.. ali dos lados onde Deus está mais presente! Minha irmã-mãe, faria 76 anos amanhã (domingo, 15 de agosto)… eu estou tão sem chão…Não tou não… estou no ar, com as asas que você me deu…Na hora que soube da sua passagem peguei o celular pra ligar pra você , pra lhe avisar…Alguém precisa me avisar que ela já foi.. e lá onde ela está é um lugar de luz, pois a Luz a habita! Todos os palcos sempre serão você, minha Bibita mais amada! Todos os palcos! Para sempre! Nem se preocupe que eu aqui vou dando conta, um dia de cada vez.. cada um de nós..Do meu amor e gratidão você já sabe, mas eu torno a dizer e sempre direi! Você me firmou no mundo e me abriu horizontes que nunca se fecharão! Plantou em mim sementes que já são florestas de tão ricas…Ah se eu tivesse asas..Ah se tivessem brotando Izaíras por aí!!!Eu não ouso dizer que você cumpriu a sua missão, por que sua missão se cumpre em nós todos os dias! Cada ser que entra em contato com a gente recebe a sua luz! Meu silêncio é só agora, viu? A luta continua!!! Te amo! Te amo! Te amo! Te amamos!
  • Cantor Ricardo Black - Siga em paz e na luz, querida! Sou só gratidão! Que Deus e Meishu-Sama iluminem o seu caminho".
  • Jornalista Fernando Brito - Perdi, há pouco, uma das pessoas mais importantes da minha vida. Ela me ensinou o sentido de trabalhar em grupo e o principal: me ensinou a amar a Música, a amar cantar. Meu coração está destroçado. A tristeza toma conta de mim. Vá em paz, minha eterna mestra. Lá no alto, ao lado de Deus, regerá os anjos em belas canções pra afagar nossos corações. Te amarei pra sempre! Jamais te esquecerei! Do seu Fernando Antônio, como gostava de me chamar! Esse foi nosso último abraço que registrei. Uma abraço de amor, de mãezona. Doe demais perdê-la. Mas, sei que está ao lado do Senhor num palco eterno e cheio de luz. Te amarei para sempre, minha mestra querida Izaíra Silvino".
  • Professor Francisco Djacyr Sousa - Uma perda para a Música Cearense e para nossa Cultura...Um grande ícone da nossa cultura...é tristeza mas seu legado sempre foi e é pura alegria".
  • Jornalista Juracy Mendonça - Passando para externar sentimento de tristeza e pesar pela passagem da minha querida prima, a renomada maestrina Izaíra Silvino. Uma guerreira, incansável, sempre com um sorriso nos lábios, uma vida inteira a serviço da arte e da cultura cearense. Hoje, com certeza, o céu está ganhando mais uma grande estrela!!
  • Jornalista e atriz Lana Soraya - Acabei de saber da partida da nossa querida Izaíra Silvino...Tô ainda impactada com a notícia...mas é preciso dizer que pessoas como a Izaíra não partem...Ficam eternas em nós! Brilha, brilha estrelinha... Que tempos difíceis".
  • Jornalista Lauriberto Braga - Entrevistei muitas vezes Izaíra Silvino para a Rádio Universitária de Fortaleza FM 107.9. Sempre atenciosa e dedicada pelo Coral da UFC. Em cada entrevista uma aula de Cultura.
  • Professor Babi Fonteles - 15 de agosto de 2021. Izaíra Silvina, minha amiga-pássaro, bateu asas, levando sua voz de rouxinol e seu coração de beija-flor. Neste feriado de Nossa Senhora da Assunção de Fortaleza, o Ceará silencia para reverenciar nossa "sereia dourada", que nos brindou durante toda sua vida com seus talentos singulares, entre os quais, o de fazer amigos e amigas. Impossível conter as lágrimas e não sentir a orfandade que sua partida evoca. Por sorte, temos sua música a nos acalentar e confortar. 
    UM BREVE ADEUS
    (Penélope Malveira)
    E eu vou seguir
    Tecendo sonhos
    abrindo caminhos
    Compondo canções
    As melodias me levam
    Cantei, fiz cantar
    Plantei, colhi
    Amei, vivi
    Ainda sou menina
    Alegre, risonha
    Feliz, sonhadora
    Agora serena... em paz
    Um coral de pássaros me segue
    E não digo adeus
    Até breve, até mais
    (Escrito em homenagem a Izaíra Silvino, após a notícia de sua partida, 14 de agosto de 0221, às 17h45)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram