Pular para o conteúdo principal

Érika Amorim participa da inauguração da Procuradoria da Mulher de São Gonçalo

 A terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputada Érika Amorim (PSD) participou, nesta sexta-feira (20 de agosto), da inauguração de uma importante ferramenta no combate às violências contra a mulher: o Espaço da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. 

- Esse é um momento de grande conquista não apenas para as mulheres gonçalenses, mas para todas as cearenses, pois mostra um avanço da rede de proteção às mulheres no Ceará. Fico honrada de poder somar meu nome a essa luta que a deputada Augusta Brito vem desenvolvendo na Procuradoria”, pontuou Érika Amorim, procuradora adjunta da Mulher no Legislativo. 

Durante a sua fala, a parlamentar destacou a Lei 17.465, oriunda de um projeto de sua autoria.

- Ficamos muito felizes com a sanção do governador que transformou a nossa proposta em lei, garantindo prioridade no atendimento às mulheres vítimas de violência nos equipamentos de saúde do Ceará. Trata-se de uma forma de amparar de forma diferenciada essa mulher, que procura esses equipamentos com feridas profundas, com feridas em sua alma”, enfatizou. 

O trabalho de Érika Amorim no combate à violência contra a mulher foi reconhecido, com uma homenagem entregue pelas mãos da vereadora Dúlcia Carvalho.  

A Procuradoria Especial da Mulher de São Gonçalo do Amarante irá atuar, além de outras demandas, no recebimento e encaminhamento aos órgãos competentes de denúncias de violações de direitos das mulheres. Está localizada na Câmara Municipal (Avenida Prefeito Maurício Brasileiro Martins, s/n - Parque Liberdade). 

ESPORTE - Érika Amorim se reuniu com o secretário de Esporte e Juventude do Ceará, Rogério Pinheiro, na sede da Sejuv, ao lado de Arena Castelão. 

- Viemos cobrar alguns pedidos do nosso mandato e renovar outras demandas, no sentido de garantir novas oportunidades para as comunidades do nosso Ceará. Contamos com o apoio da secretaria e do Governo do Estado para que possamos, de fato, efetivar essas ações”, pontuou Érika Amorim.

A parlamentar reforça para a população que estão abertas as inscrições para concessão de auxílio-financeiro do Programa Ceará Atleta - Projeto Bolsa-Atleta de Alto Rendimento para atletas e paratletas, dívidas em bolsas-esportivas nível nacional (no valor de R$ 800,00) e internacional (no valor de R$ 1.200,00), totalizando 50 bolsas. As inscrições seguem até 22 de setembro e podem ser realizadas no: http://intranet.sesporte.ce.gov.br/bolsaatleta2021/.

UECE - A ALCE aprovou voto de congratulações à Universidade Estadual do Ceará (Uece) pelos estudos científicos no desenvolvimento da vacina 2H120 Defense e do teste rápido no combate à covid-19, destinado ao reitor da instituição, Hidelbrando dos Santos Soares. O requerimento (3893/2021) é iniciativa de Érika Amorim.

- Com a possível conclusão da pesquisa, o nosso País, já tão castigado pela pandemia, poderá contar com uma vacina de baixo custo e de aplicação intranasal. Uma vacina cearense que muito nos orgulha. Em nome da coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Uece, a professora Izabel Florindo Guedes, parabenizo toda a equipe", destaca ela.

A parlamentar destaca que a vacina, em desenvolvimento desde 2020 pela Universidade, e agora com suporte da Fiocruz, propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, semelhante ao SARS-CoV-2, que já vem sendo utilizado há muito tempo e que não tem potencial agressor em humanos. 

Em relação ao teste rápido, a deputada chama a atenção para pesquisas científicas da Uece que contribuem, cada vez mais, no combate ao novo coronavírus. 

- Desenvolvido pelo laboratório da Universidade, esse teste de baixo custo para diagnóstico da SARS-CoV-2 é realizado a partir da saliva ou de secreções nasais, com resultado entre três e cinco minutos. Um grande avanço", finaliza.

Érika Amorim é autora do projeto que instituiu a lei do Dia Estadual da Imunização no Ceará (Lei 16.897) e atua constantemente no fortalecimento de campanhas educativas no Parlamento.

APRENDIZAGEM - Agosto chegou e, com ele, mais avanços na retomada da economia e de diversas outras atividades. 

- Nesse contexto, priorizar a reabertura segura das escolas é garantir o direito de crianças e adolescentes à Educação”, defende Érika Amorim (PSD).

Para tratar dos impactos da pandemia na aprendizagem de crianças e adolescentes, a parlamentar promoveu uma Live temática com especialistas no seu Instagram.

- É mais que comprovado que cuidar é um ato indissociável de educar. É preciso dar suporte a nossos jovens, educadores e famílias nesse momento. Voltar às aulas hoje não é só repassar e receber conteúdo; é também retomar vínculos e socializar. Nunca fomos crianças em uma pandemia”, afirma a parlamentar. 

Com a presença do deputado estadual Queiroz Filho (PDT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a transmissão contou com os esclarecimentos da presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Ceará, Luciana Bem, e da cientista chefe na Área de Infância e Juventude da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), doutora Márcia Machado.

Na oportunidade, Queiroz Filho falou da necessidade de buscar nas secretarias de educação do Estado um plano de retomada com segurança sanitária e mental (ação que contará com o apoio do mandato de Érika Amorim).

Márcia Machado reiterou a importância da iniciativa. 

- É preciso preparar as escolas para recepcionar esses alunos, mas devemos ir além do preparo pessoal, é necessário pensar na estrutura das escolas. O foco, agora, é o ambiente escolar que vai muito além das aulas”, afirmou Érika Amorim.

Para Luciana Bem, o momento é de amparo e de escuta. 

- A capacidade de resiliência das crianças é enorme. Mas a escuta de seus anseios é muito necessária para garantirmos suporte emocional também às famílias”, reforça Luciana Bem.

Os parlamentares firmaram a agenda política para conhecer e debater o Projeto Virando o Jogo que, segundo Márcia Machado, usa a ciência para ajudar em ações sociais como o combate à evasão escolar, o incentivo ao retorno de alunos que abandonaram o ensino fundamental ou médio. 

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da deputada estadual Érika Amorim.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a