Pular para o conteúdo principal

Érika Amorim participa da inauguração da Procuradoria da Mulher de São Gonçalo

 A terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputada Érika Amorim (PSD) participou, nesta sexta-feira (20 de agosto), da inauguração de uma importante ferramenta no combate às violências contra a mulher: o Espaço da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. 

- Esse é um momento de grande conquista não apenas para as mulheres gonçalenses, mas para todas as cearenses, pois mostra um avanço da rede de proteção às mulheres no Ceará. Fico honrada de poder somar meu nome a essa luta que a deputada Augusta Brito vem desenvolvendo na Procuradoria”, pontuou Érika Amorim, procuradora adjunta da Mulher no Legislativo. 

Durante a sua fala, a parlamentar destacou a Lei 17.465, oriunda de um projeto de sua autoria.

- Ficamos muito felizes com a sanção do governador que transformou a nossa proposta em lei, garantindo prioridade no atendimento às mulheres vítimas de violência nos equipamentos de saúde do Ceará. Trata-se de uma forma de amparar de forma diferenciada essa mulher, que procura esses equipamentos com feridas profundas, com feridas em sua alma”, enfatizou. 

O trabalho de Érika Amorim no combate à violência contra a mulher foi reconhecido, com uma homenagem entregue pelas mãos da vereadora Dúlcia Carvalho.  

A Procuradoria Especial da Mulher de São Gonçalo do Amarante irá atuar, além de outras demandas, no recebimento e encaminhamento aos órgãos competentes de denúncias de violações de direitos das mulheres. Está localizada na Câmara Municipal (Avenida Prefeito Maurício Brasileiro Martins, s/n - Parque Liberdade). 

ESPORTE - Érika Amorim se reuniu com o secretário de Esporte e Juventude do Ceará, Rogério Pinheiro, na sede da Sejuv, ao lado de Arena Castelão. 

- Viemos cobrar alguns pedidos do nosso mandato e renovar outras demandas, no sentido de garantir novas oportunidades para as comunidades do nosso Ceará. Contamos com o apoio da secretaria e do Governo do Estado para que possamos, de fato, efetivar essas ações”, pontuou Érika Amorim.

A parlamentar reforça para a população que estão abertas as inscrições para concessão de auxílio-financeiro do Programa Ceará Atleta - Projeto Bolsa-Atleta de Alto Rendimento para atletas e paratletas, dívidas em bolsas-esportivas nível nacional (no valor de R$ 800,00) e internacional (no valor de R$ 1.200,00), totalizando 50 bolsas. As inscrições seguem até 22 de setembro e podem ser realizadas no: http://intranet.sesporte.ce.gov.br/bolsaatleta2021/.

UECE - A ALCE aprovou voto de congratulações à Universidade Estadual do Ceará (Uece) pelos estudos científicos no desenvolvimento da vacina 2H120 Defense e do teste rápido no combate à covid-19, destinado ao reitor da instituição, Hidelbrando dos Santos Soares. O requerimento (3893/2021) é iniciativa de Érika Amorim.

- Com a possível conclusão da pesquisa, o nosso País, já tão castigado pela pandemia, poderá contar com uma vacina de baixo custo e de aplicação intranasal. Uma vacina cearense que muito nos orgulha. Em nome da coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Uece, a professora Izabel Florindo Guedes, parabenizo toda a equipe", destaca ela.

A parlamentar destaca que a vacina, em desenvolvimento desde 2020 pela Universidade, e agora com suporte da Fiocruz, propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, semelhante ao SARS-CoV-2, que já vem sendo utilizado há muito tempo e que não tem potencial agressor em humanos. 

Em relação ao teste rápido, a deputada chama a atenção para pesquisas científicas da Uece que contribuem, cada vez mais, no combate ao novo coronavírus. 

- Desenvolvido pelo laboratório da Universidade, esse teste de baixo custo para diagnóstico da SARS-CoV-2 é realizado a partir da saliva ou de secreções nasais, com resultado entre três e cinco minutos. Um grande avanço", finaliza.

Érika Amorim é autora do projeto que instituiu a lei do Dia Estadual da Imunização no Ceará (Lei 16.897) e atua constantemente no fortalecimento de campanhas educativas no Parlamento.

APRENDIZAGEM - Agosto chegou e, com ele, mais avanços na retomada da economia e de diversas outras atividades. 

- Nesse contexto, priorizar a reabertura segura das escolas é garantir o direito de crianças e adolescentes à Educação”, defende Érika Amorim (PSD).

Para tratar dos impactos da pandemia na aprendizagem de crianças e adolescentes, a parlamentar promoveu uma Live temática com especialistas no seu Instagram.

- É mais que comprovado que cuidar é um ato indissociável de educar. É preciso dar suporte a nossos jovens, educadores e famílias nesse momento. Voltar às aulas hoje não é só repassar e receber conteúdo; é também retomar vínculos e socializar. Nunca fomos crianças em uma pandemia”, afirma a parlamentar. 

Com a presença do deputado estadual Queiroz Filho (PDT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a transmissão contou com os esclarecimentos da presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Ceará, Luciana Bem, e da cientista chefe na Área de Infância e Juventude da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), doutora Márcia Machado.

Na oportunidade, Queiroz Filho falou da necessidade de buscar nas secretarias de educação do Estado um plano de retomada com segurança sanitária e mental (ação que contará com o apoio do mandato de Érika Amorim).

Márcia Machado reiterou a importância da iniciativa. 

- É preciso preparar as escolas para recepcionar esses alunos, mas devemos ir além do preparo pessoal, é necessário pensar na estrutura das escolas. O foco, agora, é o ambiente escolar que vai muito além das aulas”, afirmou Érika Amorim.

Para Luciana Bem, o momento é de amparo e de escuta. 

- A capacidade de resiliência das crianças é enorme. Mas a escuta de seus anseios é muito necessária para garantirmos suporte emocional também às famílias”, reforça Luciana Bem.

Os parlamentares firmaram a agenda política para conhecer e debater o Projeto Virando o Jogo que, segundo Márcia Machado, usa a ciência para ajudar em ações sociais como o combate à evasão escolar, o incentivo ao retorno de alunos que abandonaram o ensino fundamental ou médio. 

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da deputada estadual Érika Amorim.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f