Pular para o conteúdo principal



GAC adota essência sustentável

A Siderurgia é uma das atividades econômicas mais importantes no país, movimentando uma cadeia de produção e comercialização de um material essencial para a sociedade moderna, o aço. 


Com o compromisso de realizar ações mais sustentáveis, o Grupo Aço Cearense (GAC), por meio da Siderúrgica Norte Brasil S.A (Sinobras), contém a primeira Siderúrgica integrada das regiões Norte e Nordeste do Brasil, promovendo um trabalho sob uma ótica de economia circular, guiando a sua produção em princípios que mitigam os impactos ambientais e investem em sustentabilidade. Dentro desse contexto, está também uma das principais atividades que fazem parte do processo siderúrgico e ressaltam o comprometimento com o meio ambiente, a reciclagem de sucata ferrosa.

O Meio Ambiente é um dos principais focos de grandes líderes globais, como aponta o Fórum Econômico Mundial no Relatório de Riscos Globais 2020. 

A Sinobras sendo a maior recicladora do Norte e do Nordeste brasileiro, produz aço com 70% de sucata e 30% de ferro-gusa líquido. O aço é um dos materiais mais recicláveis do mundo, podendo ser 100% reutilizado, sem perdas. 

O processo de reciclagem contribui com a questão ambiental, diminuindo o volume de resíduos que seriam destinados aos aterros sanitários ou até mesmo descartados no Meio Ambiente, reduzindo também o uso de combustíveis fósseis gerados na produção do aço e o gasto de energia. A sucata ferrosa foi um dos materiais pioneiros na reciclagem e hoje é um dos principais insumos utilizados nas Usinas Siderúrgicas, como a Sinobras.

O gerente de Metálicos da Sinobras, 
Sérgio Luiz Ferreira, diz que utilizar a sucata ferrosa na produção de aço traz muitas vantagens econômicas, sociais e ambientais. 

- Podemos citar a economia de recursos naturais não renováveis e a redução de emissão de gases de efeito estufa. Esse processo de reciclagem também promove a economia circular e gera milhares de empregos, fomentando uma nova e importante cadeia econômica, reduzindo o custo de diversos processos de produção", explica.

A Sinobras emprega atualmente 1.300 pessoas diretamente, gerando 16.700 empregos indiretos, sendo desses milhares somente ligados à reciclagem e reaproveitamento de sucata, o que colabora com o fluxo econômico e a geração de renda da região onde atua.

Parceiros da sustentabilidade - Toda a sucata reciclada vira produto na indústria. A Sinobras recicla 300 mil toneladas de sucata ferrosa por ano com a produção de 380 mil toneladas de aço. Essa sucata vem de diversas regiões do Brasil, especialmente da Região Norte, apoiando uma cadeia local de pequenos, médios e grandes fornecedores, que movimenta o mercado desde a coleta do material até a produção siderúrgica, como é o caso da Minas Sucata, empresa que arrecada material reciclável para a siderúrgica.

Nelson Roberto, proprietário da empresa, em Marabá-PA, diz que a coleta já é uma atividade antiga e bem organizada. 

- Os catadores não trazem sucata do aterro sanitário, eles trazem de oficinas, doações, tudo muito organizado e selecionado. Tem catadores que, às vezes, trazem até 5 toneladas de sucata por dia, é uma grande quantidade de material que poderia ir para o lixo, mas é totalmente reaproveitado", explica o sucateiro.

Nelson conta ainda que trabalhava como representante comercial e decidiu mudar drasticamente de profissão para trabalhar com a sucata. 

- Eu comecei nesse setor há 10 anos, quando ouvi falar do trabalho da Sinobras. Em 2011 saí da área comercial e comecei com uma empresa bem pequena, hoje já crescemos muito, passando de 250 toneladas de sucata a 700 toneladas por mês. Todo esse crescimento deve-se a essa parceria com a Sinobras, que continua crescendo", destaca o sucateiro.

O caminho da reciclagem - Todo o processo da reciclagem da sucata ferrosa se inicia com os chamados catadores locais e urbanos. São pessoas conhecidas como "carrinheiros e carroceiros" que exercem a atividade do extrativismo urbano, na prática, é a pessoa que busca a sucata, sejam catadores de latinhas ou de peças metálicas que possam interessar aos sucateiros. Estas pessoas recolhem e vendem a sucata para os Ferros Velhos, localizados em diversos pontos das cidades.

Os Ferros Velhos unem o maior volume de sucata arrecadada e embarcam o material para a Sinobras. Após chegar à usina, o material passa por uma pesagem dos caminhões e depois é descarregado no pátio de sucata para ser processado e disponibilizado para a produção de aço, na Aciaria.

Sobre o Grupo Aço Cearense
- Com 41 anos de história, o Grupo Aço Cearense expandiu e diversificou suas operações. Hoje, possui capacidade produtiva de um milhão de toneladas/ano de aço que é comercializado em todo o Brasil, e gera cerca de 4 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, distribuídos em quatro empresas e um instituto, localizados nas regiões Norte e Nordeste do País:
  • Na Região Norte, em Marabá (PA), opera a Sinobras. Em São Bento do Tocantins-TO está localizada a Sinobras Florestal, criada para abastecer de redutor bioenergético a Sinobras.
  • Já na Região Nordeste, em Caucaia (CE) está a metalúrgica Aço Cearense Industrial. Em Fortaleza (CE) fica a Aço Cearense Comercial, primeira empresa do Grupo, e o Instituto Aço Cearense, responsável por todas as ações sociais do Grupo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...