Pular para o conteúdo principal

Confira a rotina de quem atua nas ambulâncias das UPAs em meio à Pandemia

 A Pandemia de Covid-19 promoveu mudanças na Área da Saúde, como foi o caso do Serviço de Ambulâncias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Entre elas estão o aumento da frota e de treinamentos direcionados ao combate à doença, a contratação de mais profissionais e a criação de fluxo específico para os pacientes infectados.

O objetivo do serviço de ambulâncias é fazer o transporte dos pacientes que necessitam dar continuidade ao tratamento na Rede de Saúde, com a necessidade de realizar exames específicos. Em 2020, de janeiro a dezembro, 8.059 pacientes, incluindo os infectados pelo Coronavírus, foram transferidos pelas ambulâncias das nove UPAs administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão do Ceará (ISGH). Seis UPAs são da Rede Pública Estadual: 

  1. Messejana.
  2. Praia do Futuro.
  3. José Walter.
  4. Canindezinho.
  5. Autran Nunes.
  6. Conjunto Ceará. 

Em 2021, somente nos meses de janeiro a junho, foram 7.395 pacientes transportados.

Romário Lima é motorista de ambulância há quase três anos. Ao chegar ao local de trabalho, ele veste a farda institucional e pega uma pasta. 

- Essa pasta contém planilhas em relação ao controle de rotas, com horário de saída e chegada em cada unidade e detalhes do trajeto. Além disso, há documento de checklist com os itens que estão no interior do veículo e precisamos checar se todos estão lá e com boa capacidade de operação, além de equipamentos que podem ser úteis. Precisamos ter o olhar apurado para que não falte nada para o paciente”, detalha o condutor Romário Lima.

A primeira onda de Covid-19, segundo Romário Lima, foi uma grande incógnita.

- O medo foi o principal desafio a ser enfrentado, quando soubemos que éramos profissionais de linha de frente. Víamos a preocupação dos pacientes com o próprio estado de Saúde. Isso me marcou muito. Mas é gratificante perceber que, mesmo em meio a tantas adversidades, conseguimos transmitir tranquilidade ao paciente e realizar a remoção da melhor maneira possível, com toda assistência necessária”, frisa Romário Lima.

Frota ampliada - Com a Pandemia, a gestão das UPAs adquiriu mais uma ambulância tipo B, indicada para transporte de pacientes com risco de morte, mas sem a necessidade de intervenção clínica no local.

Além disso, também foram alugados mais dois transportes sanitários que atuam no deslocamento de portadores de quadro de saúde agudo ou cronicamente enfermos, avaliados por profissionais de saúde em domicílio ou na unidade de saúde e que necessitam de encaminhamento a outra unidade de referência; um transporte para serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também foi providenciado para suprir a demanda.

Ao todo, somente durante o período pandêmico, foram alugadas mais quatro ambulâncias para compor a frota, totalizando hoje 11 veículos. Destes, dois são transportes sanitários, oito são tipo B e um, de UTI.

- Nós transportamos vidas com o intuito de salvá-las. Para isso, fomos selecionados e estamos aqui. Moro há 40 quilômetros do meu local de trabalho e tenho prazer em fazer a minha função. A nossa rotina é muito gratificante, pois contribuímos com o bem mais importante que existe no universo: a vida. Nós sentimos a gratidão das pessoas quando fazemos um transporte gratuito e de qualidade”, destaca  o socorrista de ambulância, Jovanio Souza.

- Nosso trabalho é cansativo, mas, ao fim do trabalho realizado, vem o sentimento de gratidão e realização. Afinal, não há nada mais gratificante que se deparar com um paciente debilitado e entregá-lo recuperado à família, que aguarda ansiosa por esse momento. Nosso coração chora de alegria quando somos elogiados e reconhecidos por familiares e parentes. E nossos familiares sentem orgulho de nós”, reconhece Jovânio Souza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a