Pular para o conteúdo principal

José Sarto afirma que Gestão já cumpriu 24% das metas do Plano de Governo

 O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou durante Reunião do Secretariado Municipal, no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, que a Gestão já cumpriu 24% das metas estabelecidas no Plano de Governo. Devido à Pandemia da Covid-19, foi o primeiro Encontro presencial da gestão com todos os titulares das Secretarias.

- Em nove meses de gestão, já cumprimos 24% das metas estabelecidas no Plano de Governo. Estamos vacinando a população com celeridade, já retomamos as atividades presenciais nas unidades de ensino do Município e estamos executando políticas de capacitação e estímulo à economia. Tudo isso tem sido realizado em paralelo com ações de infraestrutura, mobilidade, habitação, turismo, esporte, juventude, segurança e tantas outras áreas”, manifestou o prefeito.

De acordo com Sarto, a Reunião teve o propósito de monitorar as ações do Município, a fim de cumprir o cronograma de execução das ações previstas no Plano de Governo. Desse modo, Sarto enfatizou a dedicação de toda a equipe. 

- Agradeço a cada um dos nossos gestores, pelo espírito público e compromisso com a nossa gente. Conto com cada um, para seguirmos trabalhando firmemente por uma Fortaleza cada vez mais justa, moderna e inclusiva”.

Educação - Na Educação, uma das prioridades da gestão, o plano de retomada das aulas presenciais está 94% concluído. Os estudantes da rede municipal começaram a voltar às salas de aula no último dia 8 de setembro. O plano segue em andamento com a Vacinação dos adolescentes para garantir um retorno seguro.

Antes do retorno, a Prefeitura distribuiu chips e tablets para professores e alunos do 5º ao 9º ano. Ao todo, 242 mil chips foram entregues, atingindo 100% da meta, e 22.357 tablets foram distribuídos, 22% da meta, que é distribuir 100 mil tablets na rede municipal de ensino. Até outubro deste ano, a previsão é entregar, ao todo, 50 mil tablets.

O prefeito ressaltou a redução na Evasão Escolar mesmo durante a pandemia. Para dar continuidade ao combate à evasão, mais de 1.300 agentes escolares foram contratados pela Prefeitura para fortalecer as ações de integração dos alunos, identificar possíveis situações de abandono e dar apoio à gestão na rotina escolar.

Para os cuidados da Primeira Infância, o Município inaugurou dois Centros de Educação Infantil (CEI) com atendimento de berçários. A meta é construir 50 creches e 50 berçários até o final da Gestão.

- Já entregamos dois centros de Educação Infantil com berçário, e já temos mais quatro prontos para entregar e 23 em execução. E nós temos seis escolas de tempo integral para inaugurar neste ano e outras seis para 2022. Nós criamos o Bolsa Nota Dez e a gente atende hoje a 100% da demanda de vagas de educação inclusiva”, listou o prefeito.

O Plano de Governo para a área da educação ainda inclui a construção de 32 Escolas Areninhas: três já foram entregues e cinco estão contratadas. Além de um Projeto de Lei, que está em fase de elaboração, para disponibilizar mil bolsas de mestrado e doutorado para professores, com 250 vagas por ano.

Saúde - No combate à Pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantiu mais de 1,9 milhão de beneficiados com a primeira dose, mais de 1 milhão de pessoas imunizadas com a segunda dose, além de 27.312 protegidos com a dose única. Iniciada a aplicação da terceira dose, a SMS atendeu mais de 500 idosos institucionalizados.

- Nosso foco desde o início tem sido garantir a vacinação em massa da nossa população. No pico da segunda onda da Pandemia, chegamos a quase mil leitos para atender pacientes com Covid-19. Colocamos 200 leitos a mais do que no ano passado, ampliamos os leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros equipamentos hospitalares e contratamos mais gente”, frisou o prefeito.

- Temos uma grande equipe à frente desse processo de Vacinação em Fortaleza, temos monitoramento diário, e temos avançado muito no Município, porque monitoramos, inclusive, o absenteísmo dos pacientes, fazemos agendamento programado de acordo com a capacidade instalada e com o percentual que avaliamos que possa faltar. E tem sido um processo extremamente transparente”, declarou a secretária de Saúde, Ana Estela Leite.

As obras do Hospital Gonzaguinha, no José Walter, estão com 75% de execução, com previsão de entrega para o próximo mês de novembro. Já o novo Frotinha de Messejana está em 65% de conclusão.

Duas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) foram concluídas este ano, a UAPS Cidade Nova e UAPS Doutor Henrique Mota Neto.

Além disso, o Plano de Combate às Arboviroses está em andamento com visitas domiciliares e educacionais.

Mobilidade - Na área de Mobilidade Urbana, Fortaleza implantou neste ano 45,4 quilômetros de Ciclovias e Ciclofaixas, e 13,35 quilômetros de faixa exclusiva para Transporte Público. Além de concluir 100% da nova Desembargador Moreira, com troca de iluminação e sinalização. Até o momento, 63 ações de pavimentação, saneamento e requalificação de ruas foram concluídas, e mais 247 estão previstas para 2021.

- A gente ampliou o subsídio do Transporte Público para manter o valor da tarifa este ano e para manter a frota nos horários de pico. Vamos entregar nos próximos dias o novo Terminal da Washington Soares e logo, logo, a gente vai concluir também o do José Walter”, garantiu o prefeito.

Saneamento - Com meta de ampliar a cobertura da Rede de Esgoto para 90% da Cidade e atender 120 mil pessoas, a Prefeitura de Fortaleza firmou contrato para o Projeto 'Se Liga na Rede', já em execução. E fechou parceria com o Governo do Estado para aprofundar o contrato entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Prefeitura.

Juventude - A Prefeitura criou o Projeto Juventude Digital, com intuito de promover a inclusão digital e gerar emprego e renda. A meta é abrir 4 mil vagas para capacitação gratuita somente este ano e 12.500 por ano a partir de 2022. O Projeto foi enviado à Câmara Municipal na última segunda-feira (13 de setembro).

Esporte e Cultura - Dezenove Areninhas estão prontas para entrega. Mais cinco serão concluídas ainda este ano. As obras do Cuca Pici estão 95% executadas. No Cuca Vicente Pinzón, 40% estão concluídas. A previsão de entrega dos equipamentos é outubro deste ano. Além disso, com o projeto Bolsa Jovem, 2.938 jovens com idade entre 15 e 29 anos receberam bolsa e 62 classificáveis foram chamados para assinatura dos termos.

Urbanismo - No Urbanismo, a Prefeitura executou 85% da Nova Avenida Beira-Mar.

Direitos Humanos - Na área de Direitos Humanos, foi implementada a Política Pública do Aluguel Social Maria da Penha, concedendo auxílio no valor de R$ 450,00 a mulheres vítimas de violência doméstica.

Segurança - Entre as ações de Segurança, a Prefeitura entregou cinco Torres de Videomonitoramento, as chamadas células de proteção comunitária. 

Habitação - Na Habitação, cerca de 600 unidades habitacionais foram concluídas e outras 500 estão em construção. Além disso, 1.400 famílias foram agraciadas com o recebimento do papel da casa, garantindo a propriedade.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza e fotos de Marcos Moura.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.