Pular para o conteúdo principal

Trecho da Mozart Lucena será bloqueado a partir de segunda-feira

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que partir desta segunda-feira (13 de setembro), o sentido Sul/Norte da Avenida Mozart Lucena, no Vila Velha, será bloqueado no trecho compreendido entre a Avenida Washington Luiz e Rua Desembargador Hermes Paraíba. O bloqueio que terá duração de 30 dias se faz necessário para a execução das obras do Projeto Meu Bairro Empreendedor.


A opção de desvio para quem segue na Mozart Lucena é dobrar à direita na Washington Luiz, à esquerda na Antônio Arruda, à esquerda na Rua Desembargador Hermes Paraíba e à direita retornando ao itinerário original.

Agentes e orientadores da AMC darão suporte operacional à intervenção até que haja adaptação dos motoristas e pedestres.

Desvio de linhas - Em virtude das obras na Rua Mozart Pinheiro de Lucena, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário das linhas:
  • 114 - Conjunto Nova Assunção/Francisco Sá.
  • 212 - Jardim Guanabara/Nova Assunção, que serão desviadas pela Avenida Washington Luiz, em seguida acessam a Rua Antônio Arruda e retornam para a Rua Desembargador Hermes Paraíba, retornando ao itinerário original.
Veja o mapa com a alteração no trânsito

Meu Bairro Empreendedor - O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) assinou ordem de serviço para a segunda etapa das obras de requalificação viária da Avenida Mozart Lucena.

As intervenções fazem parte do Projeto Meu Bairro Empreendedor, que prevê a urbanização completa da via no trecho entre as avenidas Major Assis e Benu Marcondes.

A iniciativa objetiva oferecer novos atrativos ao território, fomentando o empreendedorismo e fortalecendo as atividades do principal corredor comercial do bairro, por onde circulam mais de 120 mil pessoas.


- Aqui é o verdadeiro coração comercial da Grande Barra do Ceará e do Vila Velha. Sou criado aqui, profissional e politicamente, vi nascer o pulsar econômico dessa Região. Tenho muito prazer de voltar, agora como prefeito de Fortaleza, para alavancar ainda mais essa Região. Com o Projeto Meu Bairro Empreendedor, vamos requalificar toda a pavimentação, trazer mobiliário urbano, plantar árvores e arbustos, implantar dois quilômetros de Ciclofaixa. Essa obra vai ser realizada dentro de seis meses, por etapa, e isso é resultante de uma demanda dos comerciantes da Região, de maneira que em dezembro não haverá obra para não prejudicar o movimento comercial", pontuou José Sarto (fotos Marcos Moura).

As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Quando concluídas, vão dotar a Mozart Lucena de:
  • Novo Sistema Viário com mais de dois quilômetros de Ciclofaixas,
  • Pavimentação em Piso Intertravado.
  • Travessias Elevadas.
  • Calçadas e 26 mil metros quadrados de urbanização, oferecendo espaços mais amplos e acessíveis para pedestres, ciclistas e motoristas que circulam pela Região.
Ao longo de toda Mozart Lucena serão instalados mobiliários urbanos como: 
  • Lixeiras.
  • Bancos.
  • Jardineiras.
  • Mesas de Xadrez.
  • Arborização e paisagismo com o plantio de 58 árvores e 189 arbustos ornamentais. 
O investimento para execução da obra é de R$ 3,1 milhões.

Apresentação do Projeto
- O secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, se reuniu com os moradores do Vila Velha apresentando o Projeto Meu Bairro Empreendedor. Na ocasião, os moradores puderam conferir detalhes sobre a intervenção e a programação do desvio de tráfego que acontecerá por etapas na região.

- Algumas fases do Projeto já foram feitas, que exigiram menos obra e mais sinalização e organização do trânsito. Essa segunda etapa vai acontecer no coração da Avenida, onde está a maior quantidade de comércio e maior movimento. Temos seis desvios de tráfego planejados em etapas para que a gente faça trecho a trecho. Um novo trecho só começa quando o anterior for concluído, para ter o mínimo de interferência na atividade comercial e na vida das pessoas que sobrevivem da economia dessa região", salientou Samuel Dias.

Requalificação da Mozart Lucena/1ª Etapa - De janeiro deste ano até agora, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) executou obras de requalificação em dois trechos da Avenida Mozart Pinheiro de Lucena. As intervenções fazem parte do Meu Bairro Empreendedor, idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que visa ao fomento da Economia local. Durante a ordem de serviço, José Sarto visitou comerciantes locais

Em um dos trechos, entre a Rua Rio Juruá e a Avenida Benu Marcondes, a Avenida Mozart Lucena recebeu requalificação do canteiro central, faixas elevadas para pedestres, lombadas físicas, ciclovia, realocação de postes de iluminação, com a inclusão de novos pontos de luz, e paisagismo. Neste trecho, a pista permanece com as duas faixas de rolamento, sendo mantida a permissão do estacionamento adjacente ao meio-fio da calçada.

Já dentro do trecho entre as avenidas Benu Marcondes e Major Assis, no lado Oeste da via (sentido Praia-Sertão), foi requalificado o Canteiro Central desde a Avenida Benu Marcondes até a Rua 16 e foi implantado piso intertravado na via de tráfego e no passeio (calçada) entre a Avenida Benu Marcondes e a Rua 18.

O trecho da Mozart Lucena desde a Avenida Major Assis até a Rua Baixa do Milagre foi finalizado e entregue em novembro de 2020. Neste trecho, foram implantados:
  • Novos pontos de iluminação branca.
  • Renovação da Sinalização Horizontal e Vertical.
  • Soluções de Drenagem para escoamento de águas pluviais.
  • Requalificação do Canteiro Central.
  • Nova pavimentação.
  • 1,4 quilômetro de Infraestrutura Cicloviária.
  • 750 metros de acréscimo de calçada por pintura.
Com o intuito de garantir a travessia segura de pedestres e ciclistas, também foram realizadas alterações de fluxo do trânsito em alguns cruzamentos.

Quatro bairros - A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), está ampliando o Projeto Meu Bairro Empreendedor para diversos bairros da Capital. O projeto já beneficiou Bom Jardim, Vicente Pinzon e Serviluz, chegando agora ao Vila Velha, transformando a Avenida Mozart Lucena numa importante via de acesso ao Comércio da região.

Essas ações devem estimular a criação ou ampliação de negócios, promovendo a circulação de dinheiro no bairro, e, com isso, estimular a criação de empregos e novos negócios. 

- A ideia é expandir o Projeto para outros nove bairros da Cidade, como acontece com o Vila Velha, que passará a oferecer para seus moradores mais um estímulo ao empreendedorismo local", enfatizou o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

De acordo com Rodrigo Nogueira, o Vila Velha também vai ganhar um Centro de Referência do Empreendedor, a exemplo do que foi instalado no Bom Jardim, com uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e salas para treinamento e consultoria.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".