Pular para o conteúdo principal

Trecho da Mozart Lucena será bloqueado a partir de segunda-feira

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que partir desta segunda-feira (13 de setembro), o sentido Sul/Norte da Avenida Mozart Lucena, no Vila Velha, será bloqueado no trecho compreendido entre a Avenida Washington Luiz e Rua Desembargador Hermes Paraíba. O bloqueio que terá duração de 30 dias se faz necessário para a execução das obras do Projeto Meu Bairro Empreendedor.


A opção de desvio para quem segue na Mozart Lucena é dobrar à direita na Washington Luiz, à esquerda na Antônio Arruda, à esquerda na Rua Desembargador Hermes Paraíba e à direita retornando ao itinerário original.

Agentes e orientadores da AMC darão suporte operacional à intervenção até que haja adaptação dos motoristas e pedestres.

Desvio de linhas - Em virtude das obras na Rua Mozart Pinheiro de Lucena, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário das linhas:
  • 114 - Conjunto Nova Assunção/Francisco Sá.
  • 212 - Jardim Guanabara/Nova Assunção, que serão desviadas pela Avenida Washington Luiz, em seguida acessam a Rua Antônio Arruda e retornam para a Rua Desembargador Hermes Paraíba, retornando ao itinerário original.
Veja o mapa com a alteração no trânsito

Meu Bairro Empreendedor - O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) assinou ordem de serviço para a segunda etapa das obras de requalificação viária da Avenida Mozart Lucena.

As intervenções fazem parte do Projeto Meu Bairro Empreendedor, que prevê a urbanização completa da via no trecho entre as avenidas Major Assis e Benu Marcondes.

A iniciativa objetiva oferecer novos atrativos ao território, fomentando o empreendedorismo e fortalecendo as atividades do principal corredor comercial do bairro, por onde circulam mais de 120 mil pessoas.


- Aqui é o verdadeiro coração comercial da Grande Barra do Ceará e do Vila Velha. Sou criado aqui, profissional e politicamente, vi nascer o pulsar econômico dessa Região. Tenho muito prazer de voltar, agora como prefeito de Fortaleza, para alavancar ainda mais essa Região. Com o Projeto Meu Bairro Empreendedor, vamos requalificar toda a pavimentação, trazer mobiliário urbano, plantar árvores e arbustos, implantar dois quilômetros de Ciclofaixa. Essa obra vai ser realizada dentro de seis meses, por etapa, e isso é resultante de uma demanda dos comerciantes da Região, de maneira que em dezembro não haverá obra para não prejudicar o movimento comercial", pontuou José Sarto (fotos Marcos Moura).

As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Quando concluídas, vão dotar a Mozart Lucena de:
  • Novo Sistema Viário com mais de dois quilômetros de Ciclofaixas,
  • Pavimentação em Piso Intertravado.
  • Travessias Elevadas.
  • Calçadas e 26 mil metros quadrados de urbanização, oferecendo espaços mais amplos e acessíveis para pedestres, ciclistas e motoristas que circulam pela Região.
Ao longo de toda Mozart Lucena serão instalados mobiliários urbanos como: 
  • Lixeiras.
  • Bancos.
  • Jardineiras.
  • Mesas de Xadrez.
  • Arborização e paisagismo com o plantio de 58 árvores e 189 arbustos ornamentais. 
O investimento para execução da obra é de R$ 3,1 milhões.

Apresentação do Projeto
- O secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, se reuniu com os moradores do Vila Velha apresentando o Projeto Meu Bairro Empreendedor. Na ocasião, os moradores puderam conferir detalhes sobre a intervenção e a programação do desvio de tráfego que acontecerá por etapas na região.

- Algumas fases do Projeto já foram feitas, que exigiram menos obra e mais sinalização e organização do trânsito. Essa segunda etapa vai acontecer no coração da Avenida, onde está a maior quantidade de comércio e maior movimento. Temos seis desvios de tráfego planejados em etapas para que a gente faça trecho a trecho. Um novo trecho só começa quando o anterior for concluído, para ter o mínimo de interferência na atividade comercial e na vida das pessoas que sobrevivem da economia dessa região", salientou Samuel Dias.

Requalificação da Mozart Lucena/1ª Etapa - De janeiro deste ano até agora, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) executou obras de requalificação em dois trechos da Avenida Mozart Pinheiro de Lucena. As intervenções fazem parte do Meu Bairro Empreendedor, idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que visa ao fomento da Economia local. Durante a ordem de serviço, José Sarto visitou comerciantes locais

Em um dos trechos, entre a Rua Rio Juruá e a Avenida Benu Marcondes, a Avenida Mozart Lucena recebeu requalificação do canteiro central, faixas elevadas para pedestres, lombadas físicas, ciclovia, realocação de postes de iluminação, com a inclusão de novos pontos de luz, e paisagismo. Neste trecho, a pista permanece com as duas faixas de rolamento, sendo mantida a permissão do estacionamento adjacente ao meio-fio da calçada.

Já dentro do trecho entre as avenidas Benu Marcondes e Major Assis, no lado Oeste da via (sentido Praia-Sertão), foi requalificado o Canteiro Central desde a Avenida Benu Marcondes até a Rua 16 e foi implantado piso intertravado na via de tráfego e no passeio (calçada) entre a Avenida Benu Marcondes e a Rua 18.

O trecho da Mozart Lucena desde a Avenida Major Assis até a Rua Baixa do Milagre foi finalizado e entregue em novembro de 2020. Neste trecho, foram implantados:
  • Novos pontos de iluminação branca.
  • Renovação da Sinalização Horizontal e Vertical.
  • Soluções de Drenagem para escoamento de águas pluviais.
  • Requalificação do Canteiro Central.
  • Nova pavimentação.
  • 1,4 quilômetro de Infraestrutura Cicloviária.
  • 750 metros de acréscimo de calçada por pintura.
Com o intuito de garantir a travessia segura de pedestres e ciclistas, também foram realizadas alterações de fluxo do trânsito em alguns cruzamentos.

Quatro bairros - A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), está ampliando o Projeto Meu Bairro Empreendedor para diversos bairros da Capital. O projeto já beneficiou Bom Jardim, Vicente Pinzon e Serviluz, chegando agora ao Vila Velha, transformando a Avenida Mozart Lucena numa importante via de acesso ao Comércio da região.

Essas ações devem estimular a criação ou ampliação de negócios, promovendo a circulação de dinheiro no bairro, e, com isso, estimular a criação de empregos e novos negócios. 

- A ideia é expandir o Projeto para outros nove bairros da Cidade, como acontece com o Vila Velha, que passará a oferecer para seus moradores mais um estímulo ao empreendedorismo local", enfatizou o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

De acordo com Rodrigo Nogueira, o Vila Velha também vai ganhar um Centro de Referência do Empreendedor, a exemplo do que foi instalado no Bom Jardim, com uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e salas para treinamento e consultoria.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f