Pular para o conteúdo principal

Começa FAC Cena Ceará 2021

O Festival das Artes Cênicas (FAC) apresenta a Mostra de Espetáculos celebrando as produções cearenses no encerramento do ciclo de atividades iniciadas em 2020. 


As apresentações das 9 Cenas Curtas e dos 10 Espetáculos selecionados serão exibidas no canal do YouTube do Festival das Artes Cênicas e dos parceiros Porto Dragão e Dragão do Mar, entre quarta-feira (27) e domingo (31 de outubro de 2021), com exibições às 19 e às 21 horas e uma apresentação infantil às 15 horas. As transmissões serão comandadas por Patrícia Dawson, atriz, performer, apresentadora, artista multilinguagens, integrante do coletivo As Travestidas.

Para esta edição, o FAC Cena Ceará apresenta na programação um olhar para a produção cearense em Artes Cênicas, com estreias entre 2020 e 2021, considerando o contexto de pandemia que atravessa a criação da obra. 

A ideia principal do FAC, que apresenta as linguagens cênicas do Teatro, Circo e Dança, é dialogar e colaborar com a sustentabilidade dos grupos artísticos do Ceará. 

 A Convocatória da Mostra de Espetáculos do FAC Cena Ceará 2021 recebeu 102 inscrições, sendo 62 para mostra de espetáculos (destas, 48 de Teatro, 8 de Dança e 6 de Circo), e 40 para cenas curtas, distribuídas em:
  • 14 de Teatro.
  • 9 de Circo.
  • 7 de Dança.
  • 6 de Performances.
  • 4 de outras Linguagens.
O FAC conta com uma curadoria diversificada, que ponderou aspectos estéticos e a transversalidade de temas como representatividade e descentralização como critérios para a seleção. Na Comissão de Curadoria estão:
  • Ana Caroline, artista circense, piauiense radicada no Amapá.
  • Rita Aquino, artista e educadora em Dança, carioca radicada na Bahia.
  • Dane de Jade, atriz-pesquisadora e arte educadora do Ceará.
As curadoras analisaram as linguagens de Circo, Dança e Teatro, respectivamente. Todas as produções selecionadas são cearenses.

Monique Cardoso A Arte nos aponta um caminho de alegria e esperança em tempos embrutecidos, é um lume para enxergarmos possibilidades de reinvenção. Nos solidarizamos com quem perdeu entes queridos, artistas nos deixaram sem suas presenças, seja nos palcos, na televisão ou no cinema. A pandemia nos impôs cenários impossíveis de ignorar e queremos contribuir com o debate das realidades vividas pelo nosso povo, através da difusão das artes cênicas”, destaca a diretora do FAC,  Monique Cardoso.

Na quarta (27), quinta  (28), sexta (29), sábado (30) e domingo (31 de outubro de 202), o FAC Cena Ceará exibe os Espetáculos e as Cenas Curtas. Os canais de transmissão são diversificados, para saber mais acesse a programação a seguir. Após as exibições de cada espetáculo da Mostra, os grupos artísticos farão debates ao vivo no Instagram do evento @festivaldasartescenicas. As conversas serão sobre a obra selecionada e o contexto no qual foi criada.

Paralelo à Mostra, o FAC realiza atividades pedagógicas, através de mediação cultural em escolas livres de artes, realizando debates sobre cultura e produção artística, preparando a plateia jovem para assistir aos espetáculos.


PROGRAMAÇÃO

Segunda (25), terça (26) e quarta (27 de outubro)
  • 14 às 17 horas - Oficina Palhaçaria e Potência de vida, com Alysson Lemos, na Escola Nely Caula de Carvalho-Caucaia.
Quarta-feira (27)
  • 19 horas – Abertura - Espetáculo: DAS QUE OUSARAM DESOBEDECER, Cia Bravia (@ciabravia), no canal do Youtube Porto Dragão.
  • 21 horas - Cena Curta: LAVA, dePreto Produções (@depreto_artisticas). Em seguida, espetáculo: LANÇA CABOCLA, Plataforma Lança Cabocla (@lanca_cabocla), no canal do Youtube Dragão do Mar.
Quinta-feira (28)
  • 19 horas - Cena Curta: O SONHO, Para minhas filhas (@paraminhasfilhas_). Em seguida, espetáculo: ARIADNE (foto) - CARTOGRAFIAS DE UM LABIRINTO, Cia Crisálida (@ciacrisalida), no canal do Youtube Porto Dragão.
  • 21 horas - Cena Curta: EL SUDAKON: NA FAIXA, Coletivo Os Desconhecidos (@desconhecidos_ceara). Em seguida, espetáculo: O ARREBATAMENTO, AS 10 Graças de Palhaçaria (@as10gracas), pelo Youtube do Dragão do Mar.

Sexta-feira (29)

  • 15 horas - Cena Curta: SUSPIRO HALTEROFILISTA, Companhia Laguz (@laguzcirco). Em seguida, espetáculo - GUERRA DE CUPCAKE, K’Os Coletivo (@kos.coletivo), no YouTube do Festival das Artes Cênicas.
  • 19 horas - Cena Curta - AS PELES QUE HABITO, De Cleber Alves (@clebergestoalves). Em seguida, espetáculo - ORALIDANÇAS: DIZERES DO CORPO EMERGENTE, Cia Balé Baião (@ciabalebaiao), no canal do Youtube Porto Dragão.
Sábado (30)
  • 19 horas - Cena Curta: NUNCA VI NO MAR, Cambada de Teatro (@cambadadeteatro). Em seguida, espetáculo: LASTÁ, Grupo Bricoleiros (@bricoleiros), no canal do Youtube Porto Dragão.
  • 21 horas - Cena Curta: AUSÊNCIAS, Coletivo Atuantes em Cena (@coletivoatuantesemcena), às 21h, pelo Youtube do Dragão do Mar. Em seguida, espetáculo: O FANTÁSTICO CIRCO TEATRO DO ARTISTA DA FOME, Cangaias Coletivo (@cangaiascoletivoteatral), pelo Youtube do Dragão do Mar.
Domingo (31)
  • 19 horas - Cena Curta: CAMADAS, Danyllo Camilo (@danyllodc). Em seguida, espetáculo: DELIRANTES E MALSÃS, No barraco da constância tem! (@barracons), no canal do Youtube Porto Dragão.
  • 21 horas - Cena Curta: NULONUNCA 2.ALGUMA COISA, Alysson Lemos (@alyssonlemos.bufo). Em seguida, espetáculo: CORTE, Corte (@larissa.goes @priscila.smiths @andreiapirespeixes @geane.albuquerque @solmoufer), no canal do Youtube do Festival das Artes Cênicas.
Após cada espetáculo acontece um debate com integrantes do grupo e Monique Cardoso, no perfil @festivaldasartescenicas, no Instagram.

SERVIÇO
  • Mostra de Espetáculos do Festival das Artes Cênicas Cena Ceará.
  • Espetáculos e cenas curtas em exibição entre quarta (27) e domingo (31 de outubro de 2021), pelos canais do YouTube do Porto Dragão, do Dragão do Mar e do Festival das Artes Cênicas.
Patrocínios:
  • Itaú.
  • Instituto Aço Cearense.
Parcerias:
  • Hub Cultural do Ceará.
  • Centro Cultural Porto Dragão.
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • Instituto Dragão do Mar.
  • Secretaria de Cultura do Ceará.
  • Governo do Ceará.
Realização:
  • Ato Marketing Cultural.
  • Secretaria Especial da Cultura.
  • Ministério do Turismo.
  • Governo Federal.
Divulgação:
  • Blog do Lauriberto (BdoL).
Mais informações: @festivaldasartescenicas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores