Pular para o conteúdo principal



Seminário de Governança Municipal da ALCE traz Augusto Nardes e Raul Velloso

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) realiza, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e do Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) da Casa, nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8 de outubro), o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos-Edição Ceará. 

O evento é  realizado em parceria com:

  • Rede Governança Brasil (RGB).
  • Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece).
  • Instituto Plácido Castelo (IPC), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

AUGUSTO NARDES - Entre os palestrantes estão diversas autoridades de Renome Nacional, tais como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e principal representante da RGB, Augusto Nardes. Nesta quinta-feira (7), Augusto Nardes participou da Mesa Inaugural do evento como expositor da palestra “Governança Pública Municipal – Transformando a Administração”.

Participaram como expositoras do tema “Lideranças Femininas que trabalham com o foco em Governança e Responsabilidade Social”:

  • Primeira-dama da ALCE, Cristiane Sales Leitão, do Núcleo de Responsabilidade da Casa.
  • Karolyne Utomi, da RGB.
  • Annette de Castro, vice-presidente da Mallory Eletroportáteis. 

Foram destaque:

  • Prefeito de Maragogi (AL), Sérgio Lira, que apresentou a experiência exitosa de Governança Pública já implantada em Maragogi.
  • Vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista (PSB), que falou sobre o Plano Fortaleza 2040.

GOVERNANÇA NA SAÚDE E EDUCAÇÃO - Nesta sexta-feira (8), às 8h30, haverá a Mesa “Governança no Legislativo Municipal–Princípios de Governança no Processo Legislativo”, da qual participam Danilo Falcão, Silvia Helena Correia e Mariana Teles, apresentando o Programa de Integridade da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Às 9h40, Vládia Pompeu, Flávia Canedo, Maria Montenegro e Dacy Ribeiro participam da Mesa “Estruturações de Controle Interno, Compliance e Gestão de Risco”. 

Às 10h40 começa a Mesa “O Impacto da Governança nas Contratações Públicas e a Nova Lei de Licitações e Contratos”, com os palestrantes Cláudio Sarian, Anderson Pedra e Paulo Alves.

NELSON TEICH - O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich estará nesta sexta-feira (8), às 15h30, participando da Mesa “Governança Pública Aplicada à Gestão da Saúde”. O ex-secretário da Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi; secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta; e o secretário da Saúde do TCU, Marcelo Aragão, também acompanham a discussão do tema.

SOBRAL - O secretário Municipal de Educação de Sobral-Ceará, Hebert Lima, participa da Mesa “Governança Pública Aplicada à Gestão da Educação”, nesta sexta (8), às 14h30, expondo as iniciativas na Educação que tornaram Sobral Referência Nacional de Política Pública de Educação.

Raul Velloso - O evento contará com a presença do economista e ex-ministro de Planejamento, Raul Velloso, que participará da Mesa “Governança Fiscal e Sustentabilidade Financeira”, nesta sexta-feira (8), às 16h30. Dividirão a mesa com ele o desembargador Marcus Abraham e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Edilberto Pontes.

OBJETIVO - O Seminário de Governança Municipal-Edição Ceará objetiva disseminar o conhecimento da Governança Pública como Referência para o desenvolvimento de administrações públicas municipais fundamentadas na transparência e qualidade dos serviços prestados, a fim de que possam se tornar cada vez mais eficientes no atendimento das demandas dos cidadãos.

No formato híbrido e gratuito, o Seminário acontece no auditório do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da ALCE) e pela plataforma Zoom. Poderá ainda ser acompanhado pela TV Assembleia (Canal 31.1) e pelos canais da Unipace e do IPC no YouTube.

Para a participação presencial, considerando o decreto estadual referente à Pandemia da Covid-19, será necessária, na entrada do evento, a apresentação do certificado das duas doses da vacina contra a doença, bem como será exigido o uso de máscara.

Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no link.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...