Pular para o conteúdo principal

25º Natal de Luz homenageia cantor Belchior

Lançadas nesta quarta-feira (10 de novembro) durante café da manhã, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Fortaleza), na Rua 25 de Março, 882-Centro-Fortaleza-Auditório Gervásio Pegado):
  • 25ª edição do Ceará Natal de Luz, realizada pelo Instituto CDL e pela CDL de Fortaleza.
  • Operação Centro Seguro, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Na ocasião foram apresentados todos os detalhes da decoração e da programação do evento natalino e do reforço policial durante as compras de fim de ano na região central da Capital cearense.

Ceará Natal de Luz - O
lema da 25ª edição do Ceará Natal de Luz é “A Luz da Esperança em Você” que nos faz refletir sobre a importância de espalharmos positividade para o Ceará e para o mundo, através da internet, em meio aos momentos desafiadores que a humanidade tem passado com a Pandemia da Covid-19.


Nos 25 anos do maior evento natalino do Norte e Nordeste, será feita uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros, o cearense Belchior (foto), que completaria 75 anos em 2021.

25 de novembro - O Ceará Natal de Luz 2021, que será realizado entre quinta-feira (25 de novembro) e quinta-feira (23 de dezembro), terá espetáculos artísticos-culturais transmitidos em formato online no canal do evento no Youtube e apresentações especiais e presenciais no Cineteatro São Luiz.

O Coral da Luz volta a se apresentar das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18 horas, mas com um número reduzido de crianças e adolescentes. O grupo formado crianças, uma das atrações mais esperadas do evento natalino, não se apresentou no ano passado. 

Em alguns dias, cantores de sucesso como Chambinho do Acordeon, Vannick Belchior, Marcos Lessa, Waldonys e João Cláudio Moreno vão se apresentar junto com os meninos e meninas.

Além das apresentações do Coral da Luz, o Caminhão da Luz com os adornos de Natal percorrerá mais uma vez a capital cearense.


Vannick Belchior - O lançamento teve uma apresentação especial de Vannick Belchior (foto CDL-Fortaleza), filha do homenageado, do Coral da Luz, do teatro do Grupo Blitz e do Minoel (o Papai Noel do Natal de Luz), além de distribuição de mudas de plantas, que fazem parte da ação ambiental do Ceará Natal de Luz.


Operação Centro Seguro - A Operação Centro Seguro é realizada todos anos com o intuito de coibir a criminalidade nas vias do Centro da Cidade e imediações, além de garantir a segurança das pessoas que frequentarão as lojas para fazer compras de fim de ano. O reforço policial começa no fim de novembro e segue até meados de janeiro do ano seguinte.


A Luz da Esperança em Você - O Ceará Natal de Luz celebra 25 anos acendendo “A Luz da Esperança em Você”. O lema do maior evento natalino do Norte e Nordeste, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, faz refletir sobre a importância de espalhar positividade para o Ceará e para o mundo. Em 2021, em meio aos momentos desafiadores que a humanidade ainda tem passado com a pandemia, essa reflexão se fará através da internet, em multiplataformas, mas também de forma presencial seguindo todos os protocolos governamentais vigentes no período.

Assis Cavalcante - Essa fonte de energia positiva virá da arte do nosso povo. Queremos a luz da alegria e da emoção voltando a brilhar nos lares. Temos em nós o amor, a solidariedade e a força do nordestino para nos reinventarmos diante das adversidades”, afirmou o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, em café da manhã para a imprensa, parceiros e patrocinadores.

Além de iluminar a cidade com uma decoração branca e dourada que faz brilhar a paz e o amor, o evento natalino que é sucesso entre cearenses e turistas fará uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros, o cearense Belchior. Durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, a filha do cantor, Vannick Belchior, fez uma apresentação especial e cantou clássicos de Belchior como “Apenas um rapaz latino-americano", "Alucinação" e "Como Nossos Pais".

75 anos de Belchior - A apresentação de Vannick Belchior abre as comemorações em homenagem a Antônio Carlos Belchior, ou simplesmente Belchior, que faria 75 anos em 26 de outubro de 2021 e será relembrado e celebrado em diversos momentos da programação do Ceará Natal de Luz deste ano.

A obra do cantor e compositor cearense tem sido gravada por artistas da atual geração e ganhará uma interpretação especial de um time de vozes femininas marcantes da música brasileira. “Elas cantam Belchior, um tributo a um ícone da nossa música” terá transmissão online e a participação de Elba Ramalho, Daíra, Solange Almeida, Amelinha e a caçula entre os filhos do poeta, Vannick Belchior. O show será direto da Cidade da Criança ou Parque das Crianças, como a maioria dos fortalezenses conhece.

Coral da Luz e Caminhão da Luz - Em respeito aos protocolos sanitários de combate à Covid-19 e ao decreto estadual vigente, o Ceará Natal de Luz 2021, que será realizado entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, terá espetáculos artísticos-culturais transmitidos em formato online no canal do evento no Youtube e apresentações especiais e presenciais no Cineteatro São Luiz.

O Coral da Luz volta a se apresentar das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18 horas, mas com um número reduzido de crianças e adolescentes. O grupo formado por meninos e meninas que é uma das atrações mais esperadas do evento natalino não se apresentou do tradicional hotel, na Praça do Ferreira, no ano passado, quebrando uma tradição iniciada em 2002. Em alguns dias, cantores de sucesso como Chambinho do Acordeon, Vannick Belchior, Marcos Lessa, Waldonys e João Cláudio Moreno vão se apresentar junto com as crianças.

Além das apresentações do Coral da Luz, o Caminhão da Luz todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, que fez bastante sucesso no ano passado, percorrerá mais uma vez Fortaleza de ponta a ponta levando a magia natalina a todas as regiões da Capital cearense, desde a área nobre até as mais periféricas.

- O Caminhão da Luz foi um enorme sucesso. No ano passado, foi a melhor forma que encontramos pra levar a magia do Natal para toda a cidade. As pessoas ficaram nas janelas das casas e apartamentos acompanhando e registrando as crianças e os jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal”, ressalta Assis Cavalcante.

Online - Nesta 25ª edição do Ceará Natal de Luz, as tradicionais apresentações com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita acontecerão de forma online direto de importantes equipamentos culturais e pontos turísticos da Capital. Entre os locais que receberão os 13 espetáculos, estão:
  • Theatro José de Alencar (TJA).
  • Praça José de Alencar.
  • Teatro São José.
  • Praça Portugal.
  • CDL de Fortaleza.
Os espaços não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa.

Presencial - O Cineteatro São Luiz receberá seis apresentações com público, respeitando o limite de capacidade do decreto vigente durante os dias 11, 18 e 19 de dezembro, quando acontecerá a programação do Ceará Natal de Luz no espaço cultural. Vão se apresentar o grupo teatral Blitz com um musical infantil, os bailarinos da Edisca e a Orquestra de Sopro de Pindoretama.

Abertura - A abertura será no Theatro José de Alencar, na quinta-feira (25 de novembro), a partir das 18 horas, com um espetáculo natalino diferenciado, especial e online. Com roteiro do grupo teatral Blitz, o musical promete emocionar o público. Além dos atores, a apresentação contará com a participação do Coral da Luz, dos sanfoneiros e compositores Waldonys e Chambinho do Acordeon, da cantora Amelinha e da dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel. A tão aguardada chegada do Papai Noel, uma atração à parte, usará da tecnologia e efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos.

O espetáculo de abertura será exibido em um telão para a diretoria da CDL de Fortaleza, patrocinadores, imprensa e autoridades com um show presencial das cantoras Vannick Belchior e Isabela Serpa.

Curadoria - O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele. Ele conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo, ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje, IFCE.

Árvores de Redes com espetáculo de luzes e som - A tradicional e original árvore de Natal de redes aclamada por cearenses e turistas estará presente nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e na Portugal (36 metros de altura), na Aldeota. O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. De lá para cá, outras árvores foram montadas com esse formato, mas em 2021, a escolha tem um significado emblemático.

Neste ano a grande novidade da árvore erguida na Praça Portugal será um espetáculo de luzes e som. A cada 30 minutos, a partir das 18h, quem passar pela região poderá ver luzes estroboscópicas com um acendimento sincronizado e uma trilha sonora emocionante.

Projeção Mapeada - Sucesso nas edições anteriores durante a abertura, na fachada do Cineteatro São Luiz, a projeção mapeada ocorrerá, neste ano, na fachada do Theatro José de Alencar. O espetáculo de efeitos especiais, no qual as imagens se encaixam no prédio, acontecerá no dia 13 de dezembro. A recomendação ao público que comparecer é seguir à risca as medidas de prevenção à Covid-19, como o uso de máscara.

Decoração - Os elementos e a iluminação do Natal de Luz inspirados nos traços de Mino Castelo Branco e Espedito Seleiro enfeitarão os seguintes órgãos, entidades e prédios públicos: 
  • Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza).
  • Palácio da Abolição (sede do Governo do Ceará).
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza).
  • Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE).
  • Faculdade CDL-Fortaleza.
  • Estoril.
  • Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
  • Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB).
  • Instituto Histórico e Geográfico do Ceará.
  • Câmara Municipal de Fortaleza.
  • Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT).
Também serão decorados:
  • Parque Pajeú.
  • Rua Floriano Peixoto.
  • Avenida Monsenhor Tabosa.
  • Praça do Ferreira.
  • Praça do Cristo Redentor.
  • Praça José de Alencar.
  • Praça Portugal.
  • Praça Luíza Távora.
  • Lagoa da Parangaba.
Consciência Ambiental - A Campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas, reduzindo os problemas climáticos, renova mais uma vez a consciência ambiental e deve distribuir 100 mil mudas neste ano.

A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas estão mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.

Parceiros - O Ceará Natal de Luz 2021 é uma apresentação do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. Uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza.

O evento conta com o patrocínio da:
  • Café Santa Clara.
  • Newland.
  • Unimed Fortaleza.
  • Normatel.
  • Zenir.
  • Enel Ceara.
  • Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).
Apoio
  • Grupo Edson Queiroz (GEQ).
  • Sistema Verdes Mares (SVM),
  • Serviço Social da Indústria (Sesi).
  • Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
  • Casa Pio.
  • Fábrica Fortaleza.
  • Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).
  • Secretaria de Cultura de Fortaleza (Sinculfor).
  • Sindiônibus.
  • Mob Telecom.
  • Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
  • Faculdade CDL-Fortaleza.
  • Blog do Lauriberto (BdoL).
  • Agência Grande Fortaleza de Notícias (AGFN).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram