Pular para o conteúdo principal



Mais Infância oferece Esporte, Cultura e Qualificação Profissional para moradores de Fortaleza

Um espaço de oportunidades e lazer para famílias como a da dona de casa Roberta Almeida, 24, que reside no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza.


Assim é o Complexo Social Mais Infância Padre Gaetan Minette Tillesse (padre Caetano), o segundo equipamento do tipo entregue pelo Governo do Ceará para promover transformação social. “Pelo que eu vi aqui a gente vai poder se profissionalizar. Já é uma oportunidade de renda. É muito bom também para as crianças”, avaliou Roberta, que é mãe de três crianças.



O Complexo Social do Cristo Redentor foi inaugurado, nesta sexta-feira (5), pelo governador Camilo Santana e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, acompanhados da vice-governadora Izolda Cela; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; e demais autoridades.



Assim como o primeiro Complexo Social, que foi entregue aos moradores do bairro João XXIII, também na capital, em outubro deste ano, a nova unidade está pronta para receber mensalmente cerca de 800 pessoas de todas as idades moradoras da região conhecida como o grande Pirambu. O equipamento teve investimento de mais de R$ 4,6 milhões do Estado, e será gerido pela SPS.



O governador destacou a importância da parceria Juntos por Fortaleza para o desenvolvimento de iniciativas importantes para as comunidades em vulnerabilidade social.

- Esse é o segundo em Fortaleza, e já está sendo iniciado o terceiro no Curió. A ideia é que a gente possa ampliar esses espaços em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. [O Programa Mais Infância Ceará] É uma política de acolhimento e olhar para o futuro do Ceará. Olhar para as crianças significa olhar para o futuro do nosso estado. Estamos aqui no Juntos por Fortaleza, que é uma parceria do Governo do Ceará com o município, e com esse programa liderado pela primeira-dama”, afirmou Camilo Santana.



Para acolher todas as crianças e suas famílias, o espaço conta com atendimento individual, biblioteca, capacitação gratuita em gastronomia, informática, robótica, expressão corporal, música, horta e teatro, além de brinquedopraça, academia ao ar livre e campinho.

A primeira-dama Onelia Santana, idealizadora do Mais Infância Ceará, comentou sobre como o Complexo Padre Gaetan Minette Tillesse foi pensando para ser acessível e promover cuidado integral e integrado às crianças e suas famílias. “A ideia é abraçar a criança e a sua família. Com a criança vem o pai, o irmão, os avós. A gente quer abraçar toda as famílias do Cristo Redentor e dos bairros vizinhos. Nós temos cursos de robótica e para crianças autistas. É isso que a gente precisa, um Ceará de oportunidades e inclusão”.



As oficinas são contínuas e os cursos ofertados em ciclos de aproximadamente três meses de duração. Podem participar das oficinas as crianças a partir de seis anos. As inscrições para as atividades começam na próxima segunda-feira (8), de forma presencial, no próprio Complexo.

Já as crianças menores podem brincar e aprender em espaços como a brinquedopraça e a biblioteca.



Izolda Cela ctitou o esforço coletivo para atender a população que mais precisa. “O Mais Infância Ceará colocou as crianças mais novinhas no foco de atenção e compromisso do governo. Esse trabalho que é feito hoje presta um serviço para essas crianças que são sujeitos de direito e para suas mães e famílias. Coisa boa é a gente enquanto mãe saber que nossos filhos estão sendo bem cuidados, ter a oportunidade de dar atenção para as crianças, mas que também vai servir para o nosso futuro, para nós termos uma sociedade melhor”.



Na oportunidade, José Sarto destacou o trabalho do padre Caetano, um monge belga que se mudou para o bairro Cristo Redentor em 1963, e desenvolveu diversos projetos sociais na comunidade até o seu falecimento, em 2010. O padre Caetano fundou a Comunidade Infantil Cristo Redentor, amparando crianças abandonadas e adotando algumas com seu sobrenome, além do 13º Grupo de Escoteiros do Ceará.

- Eu quero agradecer de coração por trazer para cá esse equipamento que certamente vai mudar a vida de muitas famílias. Ora, se a minha mudou, eu que era escoteiro. Eu aprendi aqui as primeiras lições de cidadania, cristianismo e humanismo”, relatou José Sarto.



Os olhos da líder comunitária Luzia Terto expressaram emoção ao ver o Complexo ser implantado onde era sediada a creche fundada pelo padre Caetano. Para ela, o espaço valoriza a história do Pirambu e os moradores que amam esse território. 

-Para comunidade foi um presente muito grande. A gente se sente muito feliz por isso e pela homenagem ao padre Caetano. Estamos muito gratos. Esse equipamento vem para resgatar os adolescentes e os pais, porque aqui vamos ter oportunidades para os adultos. É uma grande riqueza”, agradeceu Luiza, que pretende se inscrever no Curso de Gastronomia.




Com informações de Larissa Falcão e fotos de Ariel Gomes e Helene Santos, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará-Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...