Pular para o conteúdo principal

Nutricionista alerta para uso exagerado de Polivitamínicos

 


Com a chegada da temporada de chuvas e o atual aumento do número de casos de Covid-19 e influenza, cresce também a preocupação do cearense com a alimentação e a suplementação de vitaminas para fortalecer o sistema imunológico. Enquanto as frutas e verduras ganham mais espaço na mesa, os Polivitamínicos não param nas prateleiras das farmácias. Mas será que essa mudança de hábitos pode realmente evitar doenças gripais?

Nutricionista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Marta Ximendes esclarece verdades e mitos sobre a relação entre a alimentação e o bom funcionamento do organismo.

Confira a entrevista:

Uma alimentação mais saudável pode realmente evitar doenças gripais?
Ana Ximendes: Não exatamente. A alimentação saudável e balanceada é essencial para fortalecer o sistema imunológico, que, por sua vez, atua na defesa contra essas doenças. Não necessariamente o corpo vai ficar imune a essas síndromes gripais, mas, quanto mais saudável estiver o organismo, mais força ele vai ter para combatê-las. Isso vale também para outras doenças.

O que as pessoas precisam entender é que não adianta, de uma hora para outra, mudar a alimentação e esperar que isso faça milagre e evite uma doença mais grave.
AX - Os hábitos saudáveis precisam ser cotidianos, e não apenas nas épocas em que há mais predisposição ao contágio por gripes. E isso inclui, além da alimentação, atividade física regular, sono reparador e hidratação.

O que define uma alimentação balanceada?
A.X.: Uma alimentação balanceada e saudável é aquela que é diversificada, rica em nutrientes oriundos dos diversos grupos de alimentos, nas quantidades ideais para atender às demandas de cada indivíduo. Em termos práticos, é procurar se alimentar de alimentos mais naturais possíveis e evitar os processados.

A senhora poderia citar alguns exemplos de alimentos que devem ser consumidos rotineiramente para melhorar o sistema imunológico?
A.X.: Primeiro, é preciso entender o perfil metabólico de cada pessoa. Para isso, é importante que a pessoa passe por um acompanhamento individual com um nutricionista. Mas alguns alimentos são básicos, como as frutas cítricas (laranja, limão, acerola, goiaba), ricas em vitamina C; o abacate e as castanhas, ricos em vitamina E; o jerimum e as frutas amarelas e vermelhas (mamão, melão e tomate), ricas em vitamina A; as carnes, os ovos e as sementes, ricos em Zinco; os peixes e as oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), ricos em Ômega 3. A Vitamina D já merece um destaque além da alimentação. Ela pode ser encontrada em alimentos como peixes e laticínios, mas, muitas vezes, não em quantidade suficiente para suprir nossas necessidades diárias. Por isso, a importância de tomar sol por pelo menos 20 minutos ao dia, para a induzir a formação dessa vitamina. Por incrível que pareça, existe uma deficiência muito alta dela no Ceará. Outro fator importantíssimo e que pode botar a perder toda a alimentação é o açúcar, porque ele altera a absorção dos nutrientes. Tem gente que vai comer um abacate, por exemplo, e põe três colheres de açúcar. Isso empobrece consideravelmente a absorção dos nutrientes da fruta. É preciso consumir sem açúcar.

É recomendável usar Vitaminas e Polivitamínicos para suplementar a alimentação?
A.X.: Apenas com indicação de um profissional e após exames. Os Polivitamínicos possuem diversas substâncias que, em excesso, são inflamatórias para o corpo. O ferro, por exemplo, é tóxico se tomado em grandes quantidades. Sem falar que a maioria dessas vitaminas pode ser muito facilmente reposta com alimentos, como é o caso da vitamina A. Sem falar de alguns casos específicos de doenças, que podem ter o tratamento prejudicado por causa do excesso dessas vitaminas e minerais. Se consumidos em excesso, Polivitamínicos podem ser inflamatórios para o corpo. O que acontece muito é que pessoas que não fazem atividade física, não se alimentam bem, não dormem bem, não se hidratam bem querem se apoiar nesses Polivitamínicos. Não dá. Uma vida saudável se conquista com o conjunto dessas ações de forma positiva.

Chás e “lambedores” são muito utilizados nesse período. Eles são realmente eficazes para fortalecer a imunidade?
A.X - Dependendo da composição, são sim. Mas é a mesma situação que mencionei sobre a alimentação. Para que tenham o efeito de fortalecer a imunidade, precisam de um consumo frequente. O alho, por exemplo, é considerado um “antibiótico natural”, porque possui a alicina, uma substância antibacteriana e antifúngica. Alguns chás, como o verde, o eucalipto e a Erva Doce, possuem uma riqueza enorme de fitoquímicos, que ajudam na imunidade. É importante também manter a receita o mais natural possível. Evitar sachês e comprar realmente a erva, ferver, abafar, peneirar. E de forma alguma usar açúcar, sempre natural. Outro ponto de atenção deve ser a mistura dos componentes. As pessoas não podem simplesmente misturar qualquer coisa e achar que é saudável. Algumas receitas podem ser até tóxicas.

Qual seria uma boa composição de chá ou “lambedor”?
A.X.: Bons chás para fortalecer a imunidade são esses que mencionei, chá verde, erva doce e eucalipto. Sempre preparados de forma natural e sem açúcar. Já o “lambedor”, posso compartilhar uma receita que é bem simples, funciona bem e que chamo de “shot antioxidante”.


Com informações de Felipe Martins, da Assessoria de Imprensa do HGF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm