Pular para o conteúdo principal

Manchas de óleo reaparecem no Litoral do Ceará


A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente (FUNCAP/Sema=Semace-Labomar-UFC) e a equipe do Gerenciamento Costeiro do Estado do Ceará (Gerco/CE) da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), atualizou, às 17 horas, de quarta-feira (9 de fevereiro de 2022_, informações sobre o reaparecimento de manchas de óleo nos municípios litorâneos do Ceará em 2022.

O relatório, dirigido aos secretários do Meio Ambiente dos Municípios da Linha de Costa do Estado do Ceará e Pontos focais do Planejamento Costeiro e Marinho (PMC) nos municípios da Linha de Costa do Ceará, informa:

– Que por volta das 15h30 do dia 8 de fevereiro de 2022, fomos alertados via e-mail (encaminhado por munícipes) sobre o avistamento de manchas de óleo na praia do Cumbuco, no município de Caucaia. A equipe do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará entrou em contato imediatamente com técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (IMAC) para relatar o ocorrido e solicitar a confirmação in loco. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na praia do Cumbuco veio por volta das 16h. Diante disto, solicitamos uma averiguação das demais praias do município de Caucaia em relação ao aparecimento de manchas.

– Que, terça-feira, 9 de fevereiro, por volta das 7h30, o Professor e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), professor doutor Fábio de Oliveira Matos, alertou para a ocorrência de manchas na praia da Leste Oeste/Formosa no município de Fortaleza. A equipe de acompanhamento comunicou a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para averiguação. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na praia da Leste Oeste/Formosa veio por volta das 10 horas.

– E que por volta das 13 horas, também do dia 9, a Aline Parente, Gestora da Unidade de Conservação (UC) Estadual, Área de Proteção Ambiental (APA) do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, alertou para a ocorrência de manchas nas Praias da Taiba, da Barramar e do Pecém. A equipe de acompanhamento comunicou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para averiguação. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na Praia da Taiba, Praia do Pecém e Barramar veio por volta das 16 horas.

– E que, por volta das 14 horas, fomos alertados, pela Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, pelo diretor de Meio Ambiente Francisco Juarez Gomes da Silva, a ocorrência de manchas na praia do Quebra Mar. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na Praia do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor veio por volta das 15 horas.

Conforme o relatório, com o apoio de instituições técnicas e científicas, públicas e privadas, os casos de avistamento de óleo ao longo de todo o litoral, estão sendo acompanhados e monitorados diariamente, bem como as limpezas de praias que estão sendo realizadas pelos municípios, com o apoio da Sema, Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Informa também que, mesmo com a diminuição de casos de manchas de óleo em Fortaleza e no litoral leste do estado nos últimos dias (seja pela limpeza de praias já realizadas, seja pela diminuição do volume do material do óleo presente no oceano), os demais municípios ainda precisam estar em alerta em relação ao monitoramento de suas praias, pois pode haver mais resquícios de óleo sendo levado pelas correntes em direção aos municípios litorâneos da Região Metropolitana de Fortaleza, da Costa Oeste e Costa Extremo Oeste, fato evidenciado com a confirmação de manchas nas Praias do Cumbuco (Caucaia); da Leste Oeste/Formosa (Fortaleza); Taiba, Barramar e Pecém (São Gonçalo do Amarante); Quebra Mar, Praia do Pau Enfincado e Praia do Vapor (Paracuru), após 15 dias dos primeiros relatos no Estado.

Encerrando o documento, os signatários lembram que em caso positivo de manchas de óleo, nome da praia (ponto de referência), a data do avistamento, bem como fotos do local, sejam informados, o que contribui para a manutenção de um controle das ocorrências das manchas, além de permitir um mapeamento e entendimento da magnitude do possível novo derrame de óleo. E-mail de contato: cientistachefesema@gmail.com .

Confira a relação de municípios litorâneos do Ceará (totalizando 33 praias) atingidos por manchas de óleo em 2022 de acordo com o acompanhamento feito diretamente e diariamente por meio de uma planilha online com os representantes dos municípios:
  • Setor 1 (Litoral Leste) Aracati – Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Lagoa do Mato;
  • Setor 1 (Litoral Leste) Fortim – Praia Canoé e Praia do Forte;
  • Setor 1 (Litoral Leste) Beberibe – Praia do Parajuru e Prainha do Canto Verde;
  • Setor 1 (Litoral Leste) Cascavel – Barra Nova, Barra Velha, Águas Belas e Caponga;
  • Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Aquiraz – Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque;
  • Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Fortaleza – Praia da Abreulândia, Sabiaguaba, Praia do Futuro e Praia da Leste Oeste/Formosa;
  • Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Caucaia – Praia do Cumbuco;
  • Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) São Gonçalo do Amarante – Praia da Taiba, Pecém e Barramar;
  • Setor 3 (Litoral Oeste) Paracuru – Praia do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor.
Acesse o Relatório.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".