Pular para o conteúdo principal

Ubajara recebe base do CPRaio e central de video monitoramento

A política de interiorização do policiamento motorizado ostensivo do Governo do Ceará segue firme. Os moradores de Ubajara receberam, nesta terça-feira (22), a 54ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Além disso, a cidade recebeu a 53ª central de videomonitoramento para auxiliar no reforço do policiamento. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron.

O governador Camilo Santana destacou o potencial de mobilidade e agilidade do CPRaio e como a instalação da nova base vai favorecer a cidade. “Esse efetivo é de Ubajara. Esses homens vão reforçar o trabalho que já é realizado pelos nossos policiais militares aqui do município. Eles foram altamente treinados e têm o que há de melhor em armamento. Cada moto que será utilizada custou R$ 86 mil. Disponibilizamos o que há de melhor para atender a população”, destacou o governador. A base do CPRaio em Ubajara conta com o efetivo de 30 policiais militares, 10 motocicletas e uma viatura caracterizada, fazendo patrulhamento ostensivo no município e localidades, sob o comando do tenente da PMCE, Luís Gustavo. Também serão 15 câmeras de videomonitoramento espalhadas por Ubajara, compondo conjunto com outras 52 centrais de videomonitoramento em todo o Estado, com 3.408 câmeras no total.


Camilo Santana ressaltou que o Ceará é um dos estados do país que mais tem investido em segurança. “Mais de 10 mil homens contratados para as forças de segurança. Para a Polícia Militar estou chamando mais 3 mil. Para a Polícia Civil, estou chamando mais 500. Chamei turmas do Corpo de Bombeiros. Fui quem mais chamou concursado da Pefoce e agora mais 227. Temos a melhor frota de aeronave e helicóptero do país. Só tínhamos base da Ciopaer em Fortaleza. Montamos em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e Crateús. Interiorizamos o Raio e 54 municípios já têm base. Montamos um sistema de videomonitoramento com cerca de 3.400 câmeras interligadas. Compramos armas, viaturas, fardamento. Mais de 25 mil promoções de militares e melhorias salariais”, detalhou o governador .

Para obter resultados na diminuição da criminalidade, a vice-governadora Izolda Cela acredita que é preciso atuar conjuntamente em dois lados: prevenção e repressão. “Esse incremento na segurança é importante para as famílias. Temos a visão de trabalhar em duas frentes. Uma é melhorar a economia, gerar oportunidades para a juventude, melhorar a condição de vida das pessoas. Tudo isso é muito importante para resolver uma série de problemas, dentre eles a violência. Isso afeta fortemente nosso país e a nossa região, a América Latina. É um problema que tem muita relação com as desigualdades”, comentou Izolda.


Os policiais foram recepcionados pelo prefeito Renê Vasconcelos, que afirmou ter certeza do efeito positivo na segurança com a chegada da base do grupamento especial da Polícia Militar ao município. “Quero agradecer e parabenizar as estrelas dessas festa, que são os policiais do Raio que, a partir de hoje, vão mudar a história da segurança pública do nosso município. O Raio é uma polícia diferenciada de todas as polícias do Brasil. Essa farda que vocês usam, eu sei que vocês honram ela a cada momento, e Ubajara acolhe vocês como novos irmãos”, enfatizou o prefeito.

Para a autônoma Antônia Fernandes, a instalação da base e do sistema de videomonitoramento vai dar mais tranquilidade a todos. “Para a gente, a chegada do Batalhão do Raio é mais um meio de combater a criminalidade em nossa cidade. Além disso, com a reinauguração do Bondinho, o turista fica mais tranquilo de visitar nossa cidade”, confidenciou a moradora.


Ação eficiente - Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas. Hoje, além da Capital, são 13 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 40 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.641 policiais militares atuando em 54 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.


Os bons resultados obtidos pelo CPRaio no ano passado foram usados pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, para exemplificar a eficiência do grupamento. 

- As pessoas perguntam o que é o Raio? Para mim é sinônimo de efetividade. O Raio chega e resolve. Vou dizer para vocês porque. Em 2021 o Raio botou na cadeia 6.600 criminosos desse estado, retirou das mãos de criminosos 2.100 armas de fogo que seriam usadas para cometer crimes graves. Então, o Raio chega e resolve com uma das marcas da segurança pública do estado. Resolve com integração. O raio está chegando pra resolver e vai resolver junto com a Polícia Militar, através do Policiamento Ostensivo Geral, com a Polícia Civil que também já vinham com muito esforço trabalhando para garantir a segurança de todos os cidadãos de Ubajara”, destacou Caron.


Expansão e formação - A formação dos policiais lotados no CPRaio inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Estão previstas mais 15 bases a serem inauguradas no interior: Paraipaba, Bela Cruz, Ipueiras, Jaguaruana, Missão Velha, Nova Russas, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Massapê, Icapuí, Jardim, Aurora e Campos Sales.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B