Pular para o conteúdo principal

Correspondente de Guerra-36


A Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), uma instituição que desenvolve, aplica e dissemina conhecimentos da engenharia de produção no Brasil, organiza, nesta quinta-feira (31 de março), o Fórum Energia e Sustentabilidade. O evento − que celebra os 55 anos da instituição − apresentará um debate entre especialistas sobre o impacto da guerra na Ucrânia no setor energético mundial e brasileiro, o contexto dos mercados de energias renováveis, bioenergia, tecnologia, segurança e agências reguladoras do setor. O Fórum tem apoio de mídia do Canal Energia e é gratuito. A transmissão online será ao vivo, das 14h às 15h15, pelas plataformas Youtube e LinkedIn.

Do debate, participarão Rubens Ometto, presidente do Grupo Cosan; Leonam dos Santos Guimarães, presidente da Eletronuclear; e o professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Arthur Barrionuevo. O moderador do Fórum será o professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP Erik Eduardo Rego, diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

De acordo com o presidente da FCAV, João Amato Neto, realizações como o Fórum Energia e Sustentabilidade “são um marco para a história da instituição. Servem para mostrar o importante papel que a Fundação tem desempenhado em todos esses anos, em promover intercâmbios de informações e difusão de conhecimentos para viabilizar e estimular o diálogo entre empresas, governos, especialistas e a sociedade”.

Desde sua fundação − criada em 1967 pelos professores da Universidade de São Paulo (Poli-USP) -- a Fundação vem desenvolvendo soluções para os problemas sociais, econômicos e ambientais do país. Para a FCAV, toda realidade pode ser modificada por meio da melhor gestão dos recursos disponíveis e do olhar integrador e multidisciplinar da ciência e da tecnologia.

A Fundação Vanzolini atua sobre quatro eixos principais: Educação, com programas de formação e desenvolvimento de pessoas e equipes por meio de cursos de curta, média e longa duração; Certificação de produtos e sistemas de gestão para organizações e instituições públicas e privadas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I); e Soluções para problemas complexos, atendendo às diferentes demandas de instituições públicas e privadas.

Perfil dos participantes do Fórum Energia e Sustentabilidade, da Fundação Vanzolini:

Erik Rego-Diretor de Energia Elétrica da EPE e professor doutor da POLI-USP-Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (POLI-USP), Erik Rego é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica e possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP). Também tem mestrado e doutorado em Economia da Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Illinois, Estados Unidos, e possui especialização em derivativos pela BM&F. Rego foi diretor da Excelência Energética Consultoria, professor do Departamento de Economia da FEA-USP, professor de economia da ESEG, professor da Fundação Vanzolini, vice-coordenador do Curso de Especialização em Administração Industrial (pós-graduação lato sensu) das USP e Presidente do Comitê de Energia da AMCHAM. Com experiência em banco de investimento e empresa de consultoria, atua há aproximadamente 15 anos no setor de Energia Elétrica.

DEBATEDORES

Rubens Ometto Silveira Mello-Empresário, fundador e presidente do Grupo Cosan-Rubens Ometto Silveira Mello, graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é presidente dos Conselhos de Administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo, além de acionista controlador das empresas. O empresário possui mais de 40 anos de experiência na gestão de grandes empresas, nas áreas administrativa e financeira. Um dos empresários mais atuantes no setor do agronegócio, é um dos fundadores da UNICA -- Associação Brasileira da Indústria de Cana - e, desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

Leonam Guimarães-Presidente da Eletronuclear e membro do Grupo Permanente de Assessoria do Diretor-Geral da AIEA-Leonam Guimarães é diretor presidente da Eletronuclear, ex-coordenador do Programa de Propulsão Nuclear da Marinha do Brasil, professor de Gestão da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e de Engenharia da POLI-USP, diretor-técnico e Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA (AMAZUL) e Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente, além de Diretor Técnico da Eletronuclear. Guimarães possui cerca de 30 anos de experiência em pesquisa, desenvolvimento, engenharia, aquisição e construção de sistemas navais e nucleares. Além disso, é membro do Conselho da Associação Nuclear Mundial (WNA), membro do Grupo Consultivo Permanente da AIEA sobre Energia Nuclear (SAGNE) e do Grupo Internacional de Especialistas em Responsabilidade Nuclear (INLEX), ex-presidente da Seção Latino-Americana - American Nuclear Society e autor de vários livros e artigos sobre engenharia, gestão e política nuclear.

Arthur Barrionuevo Filho-Professor doutor de Economia da FGV-SP, nas Escolas de Administração e de Direito-Arthur Barrionuevo é professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), nas Escolas de Administração e de Direito. Foi Presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), instituição financeira dedicada ao financiamento de P&D das empresas brasileiras e atuou como secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, no qual foi responsável por políticas públicas de apoio à inovação empresarial. Na área de defesa da concorrência, serviu como conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a autoridade antitruste brasileira. Atua como consultor em políticas de concorrência e questões regulatórias. Barrionuevo também tem diversos artigos publicados em jornais sobre questões como a concorrência e políticas de concorrência e regulação.

Fórum Energia e Sustentabilidade
31 de março de 2022, às 14 horas
Duração: 1h15 (podendo se estender até 1h30)
Evento online, com transmissão ao vivo pelas plataformas Youtube e LinkedIn.
A Guerra na Ucrânia chega hoje aos 36 dias.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.