Dentre as 28 cidades do mundo que fazem parte do Fórum de Ação Climática Inclusiva, promovido pela Rede de Cidades C40, a cidade de Fortaleza foi convidada para apresentar os Fóruns de Territoriais de Fortaleza, como exemplo de governança climática participativa, no próximo evento do Fórum, que acontece HOJE, 9 de março, em modalidade virtual.
Denominado “City-led: inovação na governança climática inclusiva”, o evento será composto por Webinars, que ocorrerão todas as quartas-feiras do mês de março/22, e será co-organizado pelo Fórum de Ação Climática Inclusiva, Fórum de Novas Economias e Inovação e Programa de Financiamento da Cidade.
“A gestão pública deve buscar novos meios que permitam ampliar a inclusão da população mais vulnerável ao mesmo tempo em que atende às necessidades, demandas de outras parcelas da sociedade. Tendo isso em vista, é importante que as cidades colaborem entre si, trocando experiências e inovando nos modelos que permitam à administração pública alcançar esse objetivo”, diz Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor.
Jornada - Ao redor do mundo, cidades estão experimentando, inovando, aprendendo, fazendo, iniciando ou avançando na jornada de institucionalização de mecanismos inclusivos na governança climática e na tomada de decisões. Neste cenário, o Fórum de Ação Climática Inclusiva da C40 uniu o Fórum de Novas Economias e Inovação e o Programa de Financiamento da Cidade para aproveitar este momento oportuno de experimentação, reunindo as cidades em diálogo coletivo e compartilhamento de conhecimento sobre o que foi alcançado, o que ainda precisa ser melhor compreendido e inspirar as cidades para aumentar sua ambição, inovar e liderar a governança climática inclusiva.
Os Fóruns Territoriais implementados pelo Iplanfor consistem em instâncias participativas da estrutura de Governança do Plano Fortaleza 2040, os quais estabelecem um canal de comunicação permanente entre a sociedade e o governo local para tratar das diversas políticas públicas desenvolvidas no território, incluindo meio ambiente e mudanças climáticas.
Os webinars - Em cada webinar serão apresentadas práticas, ferramentas, recursos e pesquisas emergentes da cidade que podem inspirar novas ideias ou melhorar o pensamento sobre como abordar alguns dos desafios mais importantes que as cidades enfrentam ao buscar uma governança climática mais inovadora e inclusiva (Veja programação ao final).
ação Climática - Em novembro de 2021, a cidade de Fortaleza assinou dois acordos climáticos da Rede de Cidades C40, o Compromisso de Equidade e o Fórum de Ação Climática Inclusiva.
O Compromisso de Equidade da Rede de Cidades C40 é uma oportunidade para os prefeitos, pois poderão assumir que uma ação climática ousada não está desvinculada de outras prioridades-chave da cidade e que, se feita de forma inclusiva, pode ter uma série de impactos positivos para os cidadãos.
O Fórum de Ação Climática Inclusiva da rede de cidades C40 propõe alinhar Ações Climáticas Inclusivas ao Novo Acordo Verde Global, com objetivo de apoiar e conectar cidades com a mesma ambição: impulsionar a implementação de novos negócios verdes e inclusivos, além de estimular uma retomada econômica justa e sustentável.
A partir das adesões, cada programa apoiará a cidade com recursos e ferramentas que podem orientar os governos locais na identificação, compreensão, análise e medição dos impactos ocasionado pelo aumento dos Gases de Efeito Estufa, além de apoiar na adoção de medidas mais inclusivas e equitativas na execução de suas estratégias climáticas.
Programação
Webinar 2 (9 de março de 2022)
Abordagens líderes na construção de parcerias confiáveis para governança compartilhada
Palestrantes no Webinar:
Victor Kotey, Chefe de Gestão de Resíduos Sólidos, Cidade de Accra;
Graça Lessa (Chefe de Núcleo de Planejamento e Gestão/Iplanfor, Prefeitura de Fortaleza);
Rosalind O'Driscoll (Gerente de Qualidade do Ar na Greater London Authority);
Taryn Ferguson (Diretora Sênior de Políticas e Programas, Qualidade do Ar, Greater London Authority Cidade de Auckland- TBC).
Comentários
Postar um comentário