Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança Atlas do Capital Humano de Fortaleza

A Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (23), o Atlas do Capital Humano de Fortaleza. A solenidade de apresentação do projeto aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e contou com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e do titular do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e vice-prefeito da capital, Élcio Batista (foto Thiago Gaspar).

O Atlas do Capital Humano de Fortaleza apresenta um panorama sobre a formação profissional e educacional na cidade. Como pontuou o prefeito José Sarto, “o Atlas do Capital Humano visa ser um diagnóstico sobre o material humano, sobre os trabalhadores do mercado de trabalho na nossa cidade. Esse diagnóstico ficará disponível por meio de um mapa interativo, aberto a todas e todos que o queiram acessar”.

Produzido em formato de relatório anual e de painel dinâmico e interativo de indicadores, o Atlas é uma plataforma analítica com dados descritivos sobre os profissionais da capital. O objetivo do Atlas é gerar informações sobre educação básica, educação profissional de nível médio e superior e a formação profissional de curta duração, para compreender como a construção e o investimento em capital humano estão relacionados ao desenvolvimento econômico de Fortaleza.

Durante o lançamento, o superintendente do Iplanfor e vice-prefeito da capital, Élcio Batista, argumentou que o Atlas do Capital Humano de Fortaleza poderá proporcionar melhorias no desenvolvimento social e econômico da cidade. “Muitas vezes, uma empresa pode sair ou não se estabelecer numa cidade por desconhecer o capital humano que ela oferece. Aqui é o contrário, nós estamos oferecendo dados do nosso capital humano para as empresas e, coletaremos informações sobre as dificuldades delas em encontrar esse capital. Isso nos ajudará a melhor formar as pessoas, a fim de que elas não percam oportunidades na nossa cidade”, comentou.

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, compartilhou da percepção de que o projeto do Atlas do Capital Humano de Fortaleza trará incrementos econômicos para a cidade. “É um projeto que ajuda as pessoas a compreender onde elas podem conseguir recursos e, para aquelas que já dispõem de recursos, saber onde alocá-los”, argumentou.

A solenidade de lançamento do Atlas do Capital Humano de Fortaleza contou ainda com palestra da socióloga Neca Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, organização focada no trabalho social em periferias urbanas. Para Neca Setubal, o projeto do Atlas é fundamental para o melhor entendimento das diferentes possibilidades do mercado de trabalho atual. 

- No mundo em que estamos vivendo, tendo em vista a complexidade dos temas, é muito importante dispor de informações, dados e evidências. Estes devem embasar as nossas políticas públicas”, comentou.

Operando com um volume grande de informação, o painel de indicadores do Atlas permitirá a gestores da educação pública e particular, a entidades do terceiro setor, ao poder público e ao público em geral, acessar informações atuais e séries históricas dos conjuntos de dados da capital cearense.

Plataformas analíticas - Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento (Iplanfor), o Atlas é um produto específico de uma das metas da instituição, que é a organização de plataformas analíticas de dados.

A Prefeitura de Fortaleza está cada vez mais interessada em realizar uma gestão célere, baseada em evidências, uma vez que agregar diferentes dados sobre a cidade norteia a tomada de decisões da gestão municipal. Trata-se do primeiro atlas a vir a público, antecedendo o Atlas da Economia, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022.

O Atlas é um produto sobre o capital humano, mas é mais do que isso, inaugura um passo importante para a realização de estudos e pesquisas sobre a cidade, pois está baseado em valores como a política de dados abertos, o compartilhamento de tecnologia, o uso de softwares livres e o aperfeiçoamento de servidores municipais no uso das técnicas e ferramentas mais atuais de análises estatísticas. Quanto mais ampla for a capacidade analítica da prefeitura, mais rapidamente Fortaleza estabelecerá uma base sólida para o desenvolvimento sustentável.

Para além das análises numéricas, o Atlas do Capital Humano de Fortaleza 2022 vai fomentar uma discussão na cidade com o objetivo de reorientar currículos, formações e didáticas, que podem se tornar mais voltadas para a resolução de problemas. A formação profissional é um importante momento na vida dos indivíduos. Estudantes de diferentes níveis de formação profissional, bem orientados, podem participar ativa e criticamente da dinâmica contínua de (re)construção e orientação da cidade em que desejam habitar.

O Atlas traz um recorte para Fortaleza baseado em dados de cursos de curta duração (menos de 800 horas) fornecidos ao Iplanfor, assim como em dados do censo escolar e da educação superior (para cursos com mais de 800 horas). Os censos nacionais são realizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B