Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses



No difícil período da vida brasileira marcado pela ditadura militar, seis jovens comentam, por meio de cartas, suas descobertas, interesses, dúvidas e decisões. Um rito de passagem muitas vezes duro, mas necessário. Dessa correspondência nasceu o livro "Cartas da Juventude (1968-1977) - Crônica de Época, Relatos Autnotnográficos".





O livro tem lançamento em tarde de autógrafos no sábado (23 de abril), às 17 horas, no Foyer Izaíra Silvino, do Theatro José de Alencar. Com a presença de três dos seis autores - Tiago Araripe, Flamínio Araripe e Assis Lima - e pocket-show de Tiago Araripe, nome histórico da Música do Ceará para o Brasil, na companhia de Caio Castelo ao violão. A entrada é franca, com apoio do TJA, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

O livro, editado pela Confraria do Vento, foi organizado por Assis Lima, médico e poeta cratense, que guardou as cartas recebidas dos amigos entre 1968 e 1977. São eles:
  • Tiago Araripe (cantor, compositor e publicitário cratense, residente em Portugal).
  • Flamínio Araripe (jornalista cratense, residente em Fortaleza, irmão de Tiago).
  • Emerson Monteiro (advogado e escritor, natural de Lavras da Mangabeira, residente em Crato).
  • Eugênio Gomez (médico e músico mineiro, residente em Lavras-MG).
  • José Esmeraldo Gonçalves (jornalista cratense, residente no Rio de Janeiro).
  • Pedro de Lima (arquiteto e escritor maranhense que morou em Crato, residente em Natal-RN).
As cartas dizem do que se absorvia da cultura da época, em especial na música, no cinema e na literatura. Registram a memória e resgatam sentimentos íntimos de um grupo de amigos no momento em que faziam suas legítimas escolhas pessoais e profissionais. Acrescidas de textos e notas atuais escritos pelos autores, tornam-se documentos que alcançam, em sua verdade, jovens de qualquer geração.

O livro pode ser adquirido através do site da editora Confraria do Vento (www.confrariadovento.com) ou através do próprio organizador, Assis Lima, pelo e-mail f.assislima9@gmail.com ou WhatsApp (11-99666-7873). 398 páginas. Preço de capa: R$ 67,00.

- Que as memórias daqueles anos precisem ser narradas e que o sejam não é novidade. Mas que cheguem até nós, hoje, sob a forma de cartas entre amigos, é algo excepcional. Mais do que memórias colhidas pela força da narrativa, são registros vivos, embebidos no agora de então, com toda a força da experiência e do contexto daqueles anos", destaca, sobre o livro, a professora Ana Cecília de Sousa Bastos.

- Este livro alcança a memória e resgata sentimentos íntimos de um grupo de amigos no momento em que, tais quais milhares de outros, faziam suas legítimas escolhas pessoais e profissionais. E foram aquelas escolhas, certas ou erradas, que os trouxeram ao Brasil de hoje, mais de 50 anos depois, e às páginas que se seguem. Pode-se dizer que suas trajetórias são um traço contínuo em um país que, de ponto a ponto – 1968 a 2022 – parece ter percorrido um círculo", ressalta, por sua vez, José Esmeraldo Gonçalves, um dos autores.

Pocket-show: mais sobre Tiago Araripe-Nos anos 1970, Tiago Araripe trocou o Crato natal por Recife, de onde, após desenvolver os primeiros projetos musicais "udigrudi" com o grupo Nuvem 33, partiu para a capital paulista, para encontrar o compositor baiano Tom Zé. Com ele lançou em 1974 o compacto com "Conto de Fraldas" (de Tom Zé) e "Teu Coração Bate, o Meu Apanha" (de Tiago Araripe e Décio Pignatari). Perenizadas pelas plataformas de streaming, as duas canções ultrapassaram barreiras de tempo/espaço e chegaram a novos públicos. No Spotify, a primeira atingiu mais de 146 mil plays, enquanto a segunda superou a marca das 113 mil audições.

Tiago participou do Festival Abertura, da TV Globo, em 1975, com o tango "Drácula," também parceria com Décio Pignatari, e integrou o grupo Papa Poluição , que dividiu com Belchior uma temporada de shows no circuito Sesc. Também compôs trilhas para filmes como o premiado "Sargento Getúlio".

Em 1982, lançou pelo selo Lira Paulistana o clássico LP "Cabelos de Sansão", redescoberto e relançado nacionalmente por Zeca Baleiro, por meio do selo Saravá Discos, em 2008. Em 2022 o disco completa 40 anos. Em 2013, com a participação e o apoio de Baleiro, Tiago lançou "Baião de Nós", seu segundo disco de composições inéditas.

Agora, novamente com a participação do maranhense, entre outros ilustres convidados, Tiago, radicado em Portugal, está lançando o álbum "Terramarear". Entre as faixas do disco, destaque para "Você é um Oásis", cantada em dueto com Zeca, selecionada pelo Spotify para uma playlist editorial da plataforma, "Lugar ao sol" e "Pequeno planador", ambas premiadas nos recentes Festivais de Música de Fortaleza, na interpretação, respectivamente, de Luiza Nobel e de Nayra Costa.

Além da presença de Zeca Baleiro, o novo álbum, "Terramarear", conta com a participação de artistas como a pernambucana Isadora Melo, a cantante alentejana Mara, os cearenses Marcos Lessa e Nonato Luiz, e a paulista Vânia Bastos. Ao todo, 27 músicos de três continentes estão reunidos no disco.

Bom lembrar que, graças a Baleiro e seu selo Saravá Discos, "Cabelos de Sansão" foi relançado em CD e chegou às plataformas de streaming, 26 anos depois de ter surgido em meio ao movimento que ficou conhecido como vanguarda paulista.

No pocket-show de lançamento do livro no Foyer Izaíra Silvino, do TJA, no sábado (23), Tiago estará acompanhado do multi-instrumentista e produtor musical Caio Castelo, também presente nas faixas de "Terramarear".

SERVIÇO
  • Lançamento do livro "Cartas da Juventude", com a presença de três dos seis autores da obra: Tiago Araripe, Flamínio Araripe e Assis Lima. Com pocket-show de Tiago Araripe, com Caio Castelo ao violão.
  • Sábado (23 de abril), às 17 horas, no Foyer Izaíra Silvino, do Theatro José de Alencar.
  • ENTRADA FRANCA. Capacidade máxima: 80 pessoas. Necessidade de apresentação do comprovante vacinal, com vacinação completa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Morre aos 51 anos empresário Rogério Bill

Morreu na manhã desta segunda-feira (20 de junho de 2022), em Fortaleza, aos 51 anos, o empresário dono da Banda Forró Real, Rogério Bill. O Velório acontece, na casa da família, em Caucaia. O Sepultamento será às 9 horas da manhã, desta terça-feira (21), no Cemitério Caranguejo, no Garrote-Caucaia. A família de Rogério Bill informou que o empresário estava fazendo um tratamento de Saúde (doença no Fígado), em um Hospital de Fortaleza, mas não resistiu. Rogério Bill deixa órfão dois filhos. - Hoje estou perdendo outro pedacinho do meu coração, do meu mundo, da minha História que sempre teve você comigo meu irmão. Quantas saudades vou sentir de ti, que o céu te receba assim com essa alegria, com essa vontade de viver, com essa bondade que você sempre teve nosso pai estar com você nesse momento, tenho certeza. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de viver do seu lado, te amo. Te amo, meu querido irmão. Fica com Deus", publicou a irmã Nildinha, em suas Redes Sociais. Rogério Bi

Lojas participam do Dia Livre de Impostos 2022

Desde o início de 2022, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes.  Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza Jovem) realiza, em 2 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza (foto) e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. No dia da Campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,1

Morre Ivanildo Sax de Ouro

  Morreu neste sábado (11 de junho de 2022), em Natal-RN, aos 89 anos, Ivanildo José da Silva (Ivanildo, o Sax de Ouro).  Nascido em Amaraji-PE, em 17 de setembro de 1932, Ivanildo pernambucano de nascimento e cearense e potiguar por opção, como gostava de se dizer, deixa um Legado Musical dos mais ricos. O saxofonista Ivanildo José da Silva, o Sax de Ouro começou seus estudos aos 12 anos, na Escola de Música do Colégio Salesiano de Recife-PE. Os pais queriam que fosse advogado, mas a paixão pelo Saxofone falou mais alto. Fã incondicional de Charlie Parker, Ivanildo, o Sax de Ouro colecionou fotos antigas e quase todos os discos do ídolo Charlie Parker. Da Revista Cearense Folha do Rádio, Ivanildo Sax de Ouro recebeu os Prêmios: Melhor Músico. Melhor Solista. Melhor Instrumentista. Melhor Conjunto. Foi escolhido o Melhor Saxofonista do Nordeste e homenageado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Jornalista do Tribuna do Norte, Yuno Silva - Aos 12 anos