Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses



No difícil período da vida brasileira marcado pela ditadura militar, seis jovens comentam, por meio de cartas, suas descobertas, interesses, dúvidas e decisões. Um rito de passagem muitas vezes duro, mas necessário. Dessa correspondência nasceu o livro "Cartas da Juventude (1968-1977) - Crônica de Época, Relatos Autnotnográficos".





O livro tem lançamento em tarde de autógrafos no sábado (23 de abril), às 17 horas, no Foyer Izaíra Silvino, do Theatro José de Alencar. Com a presença de três dos seis autores - Tiago Araripe, Flamínio Araripe e Assis Lima - e pocket-show de Tiago Araripe, nome histórico da Música do Ceará para o Brasil, na companhia de Caio Castelo ao violão. A entrada é franca, com apoio do TJA, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

O livro, editado pela Confraria do Vento, foi organizado por Assis Lima, médico e poeta cratense, que guardou as cartas recebidas dos amigos entre 1968 e 1977. São eles:
  • Tiago Araripe (cantor, compositor e publicitário cratense, residente em Portugal).
  • Flamínio Araripe (jornalista cratense, residente em Fortaleza, irmão de Tiago).
  • Emerson Monteiro (advogado e escritor, natural de Lavras da Mangabeira, residente em Crato).
  • Eugênio Gomez (médico e músico mineiro, residente em Lavras-MG).
  • José Esmeraldo Gonçalves (jornalista cratense, residente no Rio de Janeiro).
  • Pedro de Lima (arquiteto e escritor maranhense que morou em Crato, residente em Natal-RN).
As cartas dizem do que se absorvia da cultura da época, em especial na música, no cinema e na literatura. Registram a memória e resgatam sentimentos íntimos de um grupo de amigos no momento em que faziam suas legítimas escolhas pessoais e profissionais. Acrescidas de textos e notas atuais escritos pelos autores, tornam-se documentos que alcançam, em sua verdade, jovens de qualquer geração.

O livro pode ser adquirido através do site da editora Confraria do Vento (www.confrariadovento.com) ou através do próprio organizador, Assis Lima, pelo e-mail f.assislima9@gmail.com ou WhatsApp (11-99666-7873). 398 páginas. Preço de capa: R$ 67,00.

- Que as memórias daqueles anos precisem ser narradas e que o sejam não é novidade. Mas que cheguem até nós, hoje, sob a forma de cartas entre amigos, é algo excepcional. Mais do que memórias colhidas pela força da narrativa, são registros vivos, embebidos no agora de então, com toda a força da experiência e do contexto daqueles anos", destaca, sobre o livro, a professora Ana Cecília de Sousa Bastos.

- Este livro alcança a memória e resgata sentimentos íntimos de um grupo de amigos no momento em que, tais quais milhares de outros, faziam suas legítimas escolhas pessoais e profissionais. E foram aquelas escolhas, certas ou erradas, que os trouxeram ao Brasil de hoje, mais de 50 anos depois, e às páginas que se seguem. Pode-se dizer que suas trajetórias são um traço contínuo em um país que, de ponto a ponto – 1968 a 2022 – parece ter percorrido um círculo", ressalta, por sua vez, José Esmeraldo Gonçalves, um dos autores.

Pocket-show: mais sobre Tiago Araripe-Nos anos 1970, Tiago Araripe trocou o Crato natal por Recife, de onde, após desenvolver os primeiros projetos musicais "udigrudi" com o grupo Nuvem 33, partiu para a capital paulista, para encontrar o compositor baiano Tom Zé. Com ele lançou em 1974 o compacto com "Conto de Fraldas" (de Tom Zé) e "Teu Coração Bate, o Meu Apanha" (de Tiago Araripe e Décio Pignatari). Perenizadas pelas plataformas de streaming, as duas canções ultrapassaram barreiras de tempo/espaço e chegaram a novos públicos. No Spotify, a primeira atingiu mais de 146 mil plays, enquanto a segunda superou a marca das 113 mil audições.

Tiago participou do Festival Abertura, da TV Globo, em 1975, com o tango "Drácula," também parceria com Décio Pignatari, e integrou o grupo Papa Poluição , que dividiu com Belchior uma temporada de shows no circuito Sesc. Também compôs trilhas para filmes como o premiado "Sargento Getúlio".

Em 1982, lançou pelo selo Lira Paulistana o clássico LP "Cabelos de Sansão", redescoberto e relançado nacionalmente por Zeca Baleiro, por meio do selo Saravá Discos, em 2008. Em 2022 o disco completa 40 anos. Em 2013, com a participação e o apoio de Baleiro, Tiago lançou "Baião de Nós", seu segundo disco de composições inéditas.

Agora, novamente com a participação do maranhense, entre outros ilustres convidados, Tiago, radicado em Portugal, está lançando o álbum "Terramarear". Entre as faixas do disco, destaque para "Você é um Oásis", cantada em dueto com Zeca, selecionada pelo Spotify para uma playlist editorial da plataforma, "Lugar ao sol" e "Pequeno planador", ambas premiadas nos recentes Festivais de Música de Fortaleza, na interpretação, respectivamente, de Luiza Nobel e de Nayra Costa.

Além da presença de Zeca Baleiro, o novo álbum, "Terramarear", conta com a participação de artistas como a pernambucana Isadora Melo, a cantante alentejana Mara, os cearenses Marcos Lessa e Nonato Luiz, e a paulista Vânia Bastos. Ao todo, 27 músicos de três continentes estão reunidos no disco.

Bom lembrar que, graças a Baleiro e seu selo Saravá Discos, "Cabelos de Sansão" foi relançado em CD e chegou às plataformas de streaming, 26 anos depois de ter surgido em meio ao movimento que ficou conhecido como vanguarda paulista.

No pocket-show de lançamento do livro no Foyer Izaíra Silvino, do TJA, no sábado (23), Tiago estará acompanhado do multi-instrumentista e produtor musical Caio Castelo, também presente nas faixas de "Terramarear".

SERVIÇO
  • Lançamento do livro "Cartas da Juventude", com a presença de três dos seis autores da obra: Tiago Araripe, Flamínio Araripe e Assis Lima. Com pocket-show de Tiago Araripe, com Caio Castelo ao violão.
  • Sábado (23 de abril), às 17 horas, no Foyer Izaíra Silvino, do Theatro José de Alencar.
  • ENTRADA FRANCA. Capacidade máxima: 80 pessoas. Necessidade de apresentação do comprovante vacinal, com vacinação completa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".