Pular para o conteúdo principal



Começa o XIV Encontro Mestres do Mundo

 

Fortaleza, Quixadá e Juazeiro recebem agora em junho de 2022, o XIV Encontro Mestres Mundo, evento estruturante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), que reúne os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, representados pelos 70 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 13 Grupos e 3 Coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Ceará.

O Encontro Mestres do Mundo oferece uma vasta Programação Cultural gratuita e aberta ao público, durante os seis dias de evento, com atrações regionais e nacionais. O XIV Mestres Mundo traz uma homenagem ao professor, escritor e jornalista Gilmar de Carvalho (falecido em 17 de abril de 2021), e deixou um amplo legado com mais de 50 livros, sendo referência nacional na área de tradições e culturas populares. 

- O Encontro Mestres do Mundo é um momento de grande força, beleza e de compartilhamento de saberes e fazeres dos mestres e mestras da cultura do Ceará. É um encontro de experiência artística, cultural e educativa que movimenta as artes e ofícios desses senhores e senhoras, guardiões de saberes e de memórias ancestrais, ao tempo que são artistas contemporâneos. Neste ano, estamos realizando o Encontro em ambientes e cidades distintas, vinculando a programação à Rede Pública dos Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no caso, a Biblioteca Pública, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música. Na Edição XIV, estamos homenageando o nosso querido Gilmar de Carvalho, professor e pesquisador que teve e tem um papel vital nas políticas culturais cearenses, em especial, a cultura popular e tradicional. Mais do que pesquisador, o Gilmar era amigo afetivo e presente na vida de muitos mestres e mestras da cultura. Portanto, é uma bela e justa homenagem ao nosso querido, também mestre, Gilmar de Carvalho”, enfatiza o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. 

- Este encontro compõe as políticas públicas da Secult voltadas para a valorização do Patrimônio Cultural Cearense, em especial na sua dimensão imaterial, que além das celebrações, lugares, formas de expressão, saberes e fazeres tradicionais das mestras e mestres, grupos e coletividades, guardiões de ofícios que nos remetem às memórias e histórias formadoras da nossa sociedade”, ressalta a coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult-CE, Cristina Holanda.

Tesouros de Gilmar - Madeira Matriz - “O tema “Tesouros de Gilmar – madeira matriz apresenta um Gilmar de Carvalho (foto) vivo, presente, atuante, por meio de todo o legado que nos deixou, confirmando mais uma de suas teses: de que é possível permanecermos vivos por meio do que está perpetuado pela escrita. Tesouros de Gilmar, madeira matriz, se utiliza de uma intercessão de ida e vinda, de laços que se cruzam dos Tesouros Vivos e Encantados do Ceará com Gilmar e da escrita deste que os difunde, possibilita compreensão e reconhecimento, lhes deu e dá difusão e poderá estreitar laços com a Juventude. Nos Tesouros Vivos temos a madeira matriz estética dos saberes ancestrais, não apenas guardados na memória mas, sim, na vida pulsante constituída pela fé, alegria e formas de resistir criando, recriando, reconstituindo no presente o que é urgente para si e/ou seu coletivo social. Esta edição, além de fomentar os Tesouros Vivos e Encantados, os Mestres/Mestras e seus saberes, reflete sobre as políticas de patrimônio e suas urgências, promove atividades formativas e atua de forma sensível sobre as singularidades destes homens e mulheres que promovem formas de vida socialmente sustentáveis; além de  trazer um momento de aconchego, memória, saudade e reconhecimento deste grande cearense que foi Gilmar de Carvalho” destaca a curadora do evento. Lourdes Macena.

Formação, Memória, Saber e Reconhecimento - Com o primeiro dia dedicado a ações formativas, o evento terá um momento inicial no Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Cultural Imaterial, realizado na terça-feira (7 de junho),  de forma virtual através do Canal no Youtube da Secult Ceará, sob a coordenação de Aterlane Martins e Hildebrando Maciel (curadores assistentes). 

Na quarta-feira (8), às 10 horas, o Mestres do Mundo chega à Biblioteca Pública Estadual do Ceará, com  a abertura da Exposição “Gilmar de Carvalho e seus Tesouros”, que ficará em cartaz até 30 de julho, trazendo Xilogravuras, cordéis e um vasto acervo bibliográfico de Gilmar de Carvalho disponível para visitação. A exposição conta com a presença do mestre João Pedro do Juazeiro. Na sequência, a atividade inclui a Oficina "Xilo e Cordel – Conexões possíveis entre Cultura Popular e Literatura”, realizada das 13 às 17 horas,  com o mestre João Pedro e a educadora e cordelista Julie Oliveira.

Encontro Itinerante - A itinerância marca o XIV Mestres do Mundo. Na quarta-feira (8), às 18h30,  o evento chega também ao Cineteatro São Luiz, com uma abertura oficial de lançamento intitulada “Entre Rabecas e violeiros, o litoral entra na dança”, inspirada na obra de Gilmar de Carvalho. 

A atividade contará com apresentações da mestra Ana da Rabeca (foto), dos Mestres Violeiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, do Mestre Hugo e do Coco da Majorlândia, além da exibição do MiniDoc: Dona Branca e sua cerâmica do Ipu, de direção de Esaú Pereira e Lourdes Macena.   


Na quinta-feira (9) o evento se despede de Fortaleza, com atividades para todos os públicos realizadas no Theatro José de Alencar (TJA), das 15 às 21 horas. A Roda Semente, voltada para o público infantil, abrirá a tarde no Jardim de Burle Marx, promovendo o encontro com os mestres e trazendo em pauta a Brincadeira de Bonecos, Cassimiro Coco, bois e reis mirins. Na sequência, ocorre a Roda dos Mestres e o Ritual “Velho amigo”, inspirado na obra de Gilmar de Carvalho, ocorrendo no Espaço dos Encantados, com Mestres Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre. No turno da noite, também no jardim transformado em arena dos Mestres e Mestras, ocorre o Tirinete com apresentações dos grupos e coletividades como:

  • Toré com os Jenipapo-Kanindé.
  • Coco de Iguape, Zé Pio e Boi Ceará.
  • Maracatu AZ de Ouro.
  • Atividades de Parahyba & Cia. Bate Palma.

Quixadá - Na quarta-feira (15), das 8 às 12 horas, será a vez de Quixadá receber o XIV Encontro Mestres do Mundo - Tesouros de Gilmar, madeira matriz -, reunindo os mestres do Vale do Jaguaribe e Sertão Central, Sertões de Canindé e Maciço de Baturité. Reconhecida pelos seus Monólitos, Folguedos, Mestres dos Saberes e Fazeres e Profetas da Chuva, Quixadá sediará a segunda parte do Encontro com atividades como a Exposição Valores do Meu Lugar, com abertura às 8 horas, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secult-CE. Das 9 às 12 horas serão realizadas as Rodas dos Mestres e Mestras, seguidas da Terreirada com apresentação do Reisado Boi Coração, do mestre Chico Emília, finalizando com o Forró dos Mestres com Luís Paulo de Quixeramobim, no Espaço de Convivência Luiz Gonzaga, no Campus do Instituto Federal do Ceará-IFCE

Cariri – Porteiras e Juazeiro do Norte - A última parada do Encontro Mestres do Mundo acontece na sexta-feira (17) e sábado (18), em Juazeiro do Norte-Região do Cariri Cearense. A Programação do primeiro dia (sexta-17) incluirá atividades no Quilombo dos Souza, em Porteiras. O último dia do evento (sábado-18) reunirá apresentações dos Reisados de Congo – Mestre Doca, Reisado Nossa Senhora Aparecida, do Coco da Mestra Marinez e Maria de Tiê, além da Roda dos Mestres, apresentações do Coco das Batateiras do Crato, Reisado dos Irmãos, da Banda Cabaçal Santo Expedito e o Cantando Marias. Finalizando as atividades, será a vez de prestigiar os mestres do Artesanato, na Feira dos Mestres, realizada em parceria  com a Associação Artesãos da Mãe de Deus e Mestres locais.

O XIV Encontro Mestres do Mundo é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com produção do Instituto Assum Preto, parceria com as Prefeituras de Quixadá e Juazeiro do Norte, as secretarias municipais e apoio do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e da Comissão Cearense de Folclore. O Encontro recebeu em 2017 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.

Confira a programação completa: secult.ce.gov.br 

PROGRAMAÇÃO-FORTALEZA

  • Na terça-feira (7) e quarta-feira (8)
  • SEMINÁRIO Interdisciplinar de Patrimônio Cultural Imaterial
  • Modalidade Virtual (Canal Youtube Secult-CE)
  • Quarta–feira (8)
  • 10 horas – Bece
  • ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: “Gilmar de Carvalho e seus tesouros”
  • Xilos/Cordéis, Mestre João Pedro do Juazeiro, Acervo BECE – Livros de Gilmar de Carvalho
  • Apresentação: Mestra Ana da Rabeca
  • Período da exposição: 8 de junho a 30 de julho, de 13 às 17 horas.
  • OFICINA DE XILO E CORDEL – Conexões possíveis entre cultura popular e literatura 
  • João Pedro 
  • Quarta–feira (8)
  • 18h30 –  Cineteatro São Luiz
  • ABERTURA DO ENCONTRO Mestres do Mundo
  • Mestra Ana da Rabeca
  • Mestres Violeiros: Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre
  • Mestre Hugo e o Coco do Aracati 
  • MiniDoc: Dona Branca
  • Quinta-feira (9)
  • 15 às 17 horas – Theatro José de Alencar
  • RODA SEMENTE – Público Infantil (Jardim)
  • RODA DOS MESTRES (Jardim)
  • ENCANTADOS – Ritual de Memória – Mestre Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre (Jardim)
  • 18 às 21 horas no TJA
  • TIRINETE (Palco Principal)
  • Toré Jenipapo-Kanindé 
  • Coco do Iguape 
  • Zé Pio e boi Ceará 
  • Maracatu Az de Ouro 
  • Paraíba

QUIXADÁ

  • Quarta-feira (15)--IFCE – Espaço de Convivência
  • 9 às 11 horas
  • RODA DOS MESTRES
  • 11 às 12 horas – Casa de Saberes Cego Aderaldo
  • Exposição: Valores Do Meu Lugar
  • 17 às 20 horas – TERREIRO CHICO EMÍLIA
  • Reisado Boi Coração 
  • Reisado Cachoeira do Fogo

PORTEIRAS/JUAZEIRO DO NORTE

  • Sexta-feira (17) Porteiras
  • 15 às 18 horas – QUILOMBO DOS SOUZA
  • Reisado Nossa Senhora Aparecida, Coco da Mestra Marinez e Maria de Tiê
  • Sábado (18)
  • PÁTIO DA CAPELA DO PERPÉTUO SOCORRO
  • 17 às 18 horas – Reisados de Congo – Mestre Doca 
  • 15 às 17 horas - RODA DOS MESTRES – Escola de Saberes
  • 18 às 22 horas
  • PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA – Alameda, Centro 
  • Banda Cabaçal Santo Expedito 
  • Coco das Batateiras do Crato
  • Reisado dos Irmãos 
  • Cantando Marias  
  • FEIRA DOS MESTRES
  • Associação Artesãos da Mãe de Deus e Mestres Locais.

Serviço

  • XIV Encontro Mestres do Mundo.
  • De terça-feira (7) a sábado (18 de junho de 2022), de 9 às 21 horas.
  • Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte.
  • Classificação: Livre
  • Programação gratuita e aberta ao público
  • Site: mestresdomundo.org
  • @encontromestresdomundo 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...