Pular para o conteúdo principal



Izolda entrega Núcleo de Atendimento Integrado


Um conglomerado com 16 Instituições Públicas, da Sociedade Civil e do Terceiro Setor. Esse é o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), entregue, nesta terça-feira (28 de junho de 2022), pelo Governo do Ceará. 

O Espaço visa acolher de forma mais humanizada e eficiente adolescentes que estão em medidas socioeducativas, desde a sua apreensão até o momento em que ele será reintegrado à sociedade, bem como dar assistência às famílias.

A infração cometida por jovens não pode ser só um problema de Segurança e Justiça, na visão da governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT). 

- O Sistema Socioeducativo tem que ser de todos, tem que movimentar o Estado e a sociedade para que nós possamos ser capazes de enfrentar e resolver essas dificuldades, para que possamos dar a essa juventude infracional a oportunidade de se reorganizar. Os objetivos desse sistema é apoiar os jovens nessa reorganização de suas vidas e apoiar as famílias também”, enfatiza Izolda Cela.



Localizado no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, o NAI ocupa uma área com mais de 8 mil metros quadrados. A obra custou mais de R$3,9 milhões.

Onélia Santana - Para a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos,  Onélia Santana,  o NAI vai permitir que menores infratores tenham seus direitos preservados e a ressocialização trabalhada. 

- Hoje é um dia muito importante para o Ceará. Que bom esse espaço integrado para que possamos de fato fazer valer a garantia de direitos das crianças e adolescentes, e acreditar que esses jovens merecem uma reviravolta na vida para dar bons frutos à sociedade, tornando-se cidadãos de bem. O papel do NAI é resgatar esses jovens”, destaca Onélia Santana.

A gestão do equipamento será compartilhada entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Organização da Sociedade Civil Liga Esportiva Arte Cultural Beneficente. 

Roberto Bassan - Para o superintendente do Seas,  Roberto Bassan, entregar esse equipamento é consolidar uma Política Pública. 

- Temos resultados muito expressivos com a escolarização em todos os centros socioeducativos. Consolidamos um processo que privilegia o atendimento socioeducativo. Esse equipamento nasce concomitante à criação da Superintendência. Mas mais do que isso, tem um processo de humanização”, afirma Roberto Bassan.



Garantia dos Direitos - O Núcleo de Atendimento Integrado vai dar acesso
 aos:
  • Direitos Fundamentais de Liberdade.
  • Respeito e Dignidade à Vida, à Saúde, à Alimentação, à Educação, ao Esporte, ao Lazer, à Profissionalização, à Cultura e à Convivência Familiar e Comunitária.
Nailde Pinheiro - A presidente do Tribunal de Justiça do Cearpa (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro,  ressalta que o Poder Judiciário vai estar presente para fazer cumprir a Lei, mas para também dar atenção às partes envolvidas. 

- Dentro deste equipamento temos um magistrado que, juntamente às outras instituições, está para acolher as famílias, o menor infrator. Muitas vezes, chegam sem um norte, mas a partir desse acolhimento já passa a fazer a diferença. Essa soma de esforços faz com que o resultado sempre seja em prol da sociedade cearense e da paz social”, frisa a desembargadora. Nailde Pinheiro



Com uma série de entidades integradas, o NAI vai facilitar a articulação de ações entre as instituições, os órgãos e as áreas que atuam no Sistema Estadual e Municipal de atendimento socioeducativo. 

Elizabeth Chagas - A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, dá ênfase ao trabalho conjunto para obter os resultados esperados. 

- Esse Núcleo é um espaço que é fundamental a união para que a gente possa pensar em um amanhã para esses jovens. Agradecer essa parceria para que a gente possa pensar em novas perspectivas. Sem pensar no presente não tem como construir o amanhã”, avalia a defensora Elizabeth Chagas



Novas Oportunidades - O caminho que leva um jovem a cometer atos infracionais é muito complexo, na opinião do 
procurador-geral de Justiça do Ceará., Manoel Pinheiro,  Mas, para ele, o Ceará vem atuando em várias frentes e uma delas é a prevenção.

- Todos que fazem o Macrossistema de segurança têm o propósito comum de interferir na vidas dessas pessoas, e a medida mais eficiente é a prevenção. A ação mais eficiente que temos é a escola de tempo integral no Ceará. A cada escola que é aberta, a cada Areninha entregue, nós estamos prevenindo e dando a oportunidade deles não se envolverem em atos de criminalidade”, evidencia Manoel Pinheiro.



José Sarto - O prefeito de Fortaleza, José Sarto, comentou que um equipamento do porte do NAI vai auxiliar esses adolescentes que cometeram ato infracional a buscarem um novo caminho.

- Fiquei impressionado com a qualidade desse equipamento. É uma política que tem planejamento. Quero agradecer essa parceria entre instituições para resgatar crianças e adolescentes em situação de dificuldade. Muitas vezes, não depende deles, a vida os leva de alguma forma para caminhos que eles prefeririam não trilhar se tivessem essa opção”, salienta José Sarto. 

Presidente Kennedy - O Núcleo de Atendimento Integrado fica na Rua Tabelião Fabião,  114-Presidente Kennedy-Fortaleza-Ceará.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará-Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Postagens mais visitadas deste blog

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...