Pular para o conteúdo principal

Izolda entrega Núcleo de Atendimento Integrado


Um conglomerado com 16 Instituições Públicas, da Sociedade Civil e do Terceiro Setor. Esse é o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), entregue, nesta terça-feira (28 de junho de 2022), pelo Governo do Ceará. 

O Espaço visa acolher de forma mais humanizada e eficiente adolescentes que estão em medidas socioeducativas, desde a sua apreensão até o momento em que ele será reintegrado à sociedade, bem como dar assistência às famílias.

A infração cometida por jovens não pode ser só um problema de Segurança e Justiça, na visão da governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT). 

- O Sistema Socioeducativo tem que ser de todos, tem que movimentar o Estado e a sociedade para que nós possamos ser capazes de enfrentar e resolver essas dificuldades, para que possamos dar a essa juventude infracional a oportunidade de se reorganizar. Os objetivos desse sistema é apoiar os jovens nessa reorganização de suas vidas e apoiar as famílias também”, enfatiza Izolda Cela.



Localizado no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, o NAI ocupa uma área com mais de 8 mil metros quadrados. A obra custou mais de R$3,9 milhões.

Onélia Santana - Para a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos,  Onélia Santana,  o NAI vai permitir que menores infratores tenham seus direitos preservados e a ressocialização trabalhada. 

- Hoje é um dia muito importante para o Ceará. Que bom esse espaço integrado para que possamos de fato fazer valer a garantia de direitos das crianças e adolescentes, e acreditar que esses jovens merecem uma reviravolta na vida para dar bons frutos à sociedade, tornando-se cidadãos de bem. O papel do NAI é resgatar esses jovens”, destaca Onélia Santana.

A gestão do equipamento será compartilhada entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Organização da Sociedade Civil Liga Esportiva Arte Cultural Beneficente. 

Roberto Bassan - Para o superintendente do Seas,  Roberto Bassan, entregar esse equipamento é consolidar uma Política Pública. 

- Temos resultados muito expressivos com a escolarização em todos os centros socioeducativos. Consolidamos um processo que privilegia o atendimento socioeducativo. Esse equipamento nasce concomitante à criação da Superintendência. Mas mais do que isso, tem um processo de humanização”, afirma Roberto Bassan.



Garantia dos Direitos - O Núcleo de Atendimento Integrado vai dar acesso
 aos:
  • Direitos Fundamentais de Liberdade.
  • Respeito e Dignidade à Vida, à Saúde, à Alimentação, à Educação, ao Esporte, ao Lazer, à Profissionalização, à Cultura e à Convivência Familiar e Comunitária.
Nailde Pinheiro - A presidente do Tribunal de Justiça do Cearpa (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro,  ressalta que o Poder Judiciário vai estar presente para fazer cumprir a Lei, mas para também dar atenção às partes envolvidas. 

- Dentro deste equipamento temos um magistrado que, juntamente às outras instituições, está para acolher as famílias, o menor infrator. Muitas vezes, chegam sem um norte, mas a partir desse acolhimento já passa a fazer a diferença. Essa soma de esforços faz com que o resultado sempre seja em prol da sociedade cearense e da paz social”, frisa a desembargadora. Nailde Pinheiro



Com uma série de entidades integradas, o NAI vai facilitar a articulação de ações entre as instituições, os órgãos e as áreas que atuam no Sistema Estadual e Municipal de atendimento socioeducativo. 

Elizabeth Chagas - A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, dá ênfase ao trabalho conjunto para obter os resultados esperados. 

- Esse Núcleo é um espaço que é fundamental a união para que a gente possa pensar em um amanhã para esses jovens. Agradecer essa parceria para que a gente possa pensar em novas perspectivas. Sem pensar no presente não tem como construir o amanhã”, avalia a defensora Elizabeth Chagas



Novas Oportunidades - O caminho que leva um jovem a cometer atos infracionais é muito complexo, na opinião do 
procurador-geral de Justiça do Ceará., Manoel Pinheiro,  Mas, para ele, o Ceará vem atuando em várias frentes e uma delas é a prevenção.

- Todos que fazem o Macrossistema de segurança têm o propósito comum de interferir na vidas dessas pessoas, e a medida mais eficiente é a prevenção. A ação mais eficiente que temos é a escola de tempo integral no Ceará. A cada escola que é aberta, a cada Areninha entregue, nós estamos prevenindo e dando a oportunidade deles não se envolverem em atos de criminalidade”, evidencia Manoel Pinheiro.



José Sarto - O prefeito de Fortaleza, José Sarto, comentou que um equipamento do porte do NAI vai auxiliar esses adolescentes que cometeram ato infracional a buscarem um novo caminho.

- Fiquei impressionado com a qualidade desse equipamento. É uma política que tem planejamento. Quero agradecer essa parceria entre instituições para resgatar crianças e adolescentes em situação de dificuldade. Muitas vezes, não depende deles, a vida os leva de alguma forma para caminhos que eles prefeririam não trilhar se tivessem essa opção”, salienta José Sarto. 

Presidente Kennedy - O Núcleo de Atendimento Integrado fica na Rua Tabelião Fabião,  114-Presidente Kennedy-Fortaleza-Ceará.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará-Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".