Pular para o conteúdo principal

Morre jornalista Sandra Chaves


Morreu nesta segunda-feira (27 de junho de 2022), vítima de um Câncer na Faringe, aos 59 anos, a jornalista Sandra Chaves.

Sandra Chaves trabalhou na:
  • TV Manchete Canal 2.
  • TV Jangadeiro Canal 12.
  • TV Ceará Canal 5.1.
  • TV Verdes Mares Canal 10.
  • TV Assembleia Canal 30.1.
  • Rádio Assembleia FM 96.7.


  • Jornalista Carla Soraya - Acabo de ser informado da morte da querida amiga Sandra Chaves. Muito lamentável. Que tenha um descanso em paz.  Descanse em paz, linda e meiga Sandra Chaves. Espalhe sua doçura e seja acolhida pelos anjos na Luz Divina".
  • Jornalista Andreá Fontenele - Meu Deus.
  • Jornalista Carmina Dias - Que lamentável! Deus a receba na Luz! Trabalhei com Sandra na TV Jangadeiro! Além de linda e competente profissional, sempre foi uma pessoa afável, amiga! Merece o melhor lugar junto a Deus!
  • Jornalista Anézia Gomes - Certamente, Carmina. Sandrinha sempre foi uma pessoa de luz, super alto astral e disposta a ajudar. Agora, está livre do sofrimento que essa doença traz. Que esteja com Deus Pai".
  • Produtor Augusto Abreu - Dividimos muitas histórias e emoções quando trabalhamos juntos durante 3 anos no Programa "Ceará, Terra e Gente Faz História", da TV Assembleia, o qual foi seu último trabalho como apresentadora. Uma grande parceira e amiga. Siga na luz, querida Sandra Chaves".
  • Jornalista Augusto Cesar Benevides-Guto Benevides - Sandra Chaves, jornalista, apresentadora, excelente profissional, responsável, doce e bem humorada. Trabalhamos juntos e depois tomamos outros rumos mas sem nunca perder o contato carinhoso e com muito bem querer envolvido. A cada chamado da vida, o coração deve estar pronto para a despedida e para novo começo, com ânimo e se possível sem tristeza ou lamentações. Aberto sempre para novos compromissos. Dentro de cada coração mora um encanto que nos dá forças e nos ajuda a viver. Mas é bom dizer que perder um ser humano como a Sandra Chaves, abala as estruturas e dói no fundo do coração. Uma pessoa de alma limpa, generosa, cuidadosa com os amigos, mãe dedicada e atenta e dona de uma beleza incomum. Quando recebi a informação de sua passagem para o plano espiritual, no Rádio do carro tocava "Agonia", do Osvaldo Montenegro. Enquanto a amiga Ângela Gurgel me falava ao telefone (trabalhavam juntas) parei em frente a Igrejinha da Paz e derramei as minhas lágrimas sentidas. Talvez umas das das mais sentidas. Mas tive a certeza que Sandra parou de sofrer e a partir dali estava em paz e serena, mas ainda preocupada com nossa saudade que nos fará sofrer por mais uns dias. A morte é uma despedida que desperta um sentimento de saudade eterna nos corações daqueles que conviveram com quem se foi. Mas a vida é assim e saberemos conviver bem com essa saudade da Sandra Chaves. Como se ela tivesse ido bem ali gravar um jornal ou um documentário feito pela Ângela Gurgel. Sandra foi embelezar o céu".
  • Jornalista Ruy Lima - Início de 1990 convidei Sandra Chaves para participar da equipe de apresentadores da Nova TV Jangadeiro. Éramos os novos “âncoras” do Jornalismo Cearense. Talentosa, linda e querida. Que dia triste. Vai em paz, Sandrinha. 
  • Jornalista César Espíndola - A TV Cearense está de luto. A morte, ainda que inexorável, sempre acaba por nos surpreender da pior forma. Trabalhei durante anos com a amiga e colega jornalista Sandra Chaves,  na TV Jangadeiro. Tive o privilégio de dividir a bancada dos Telejornais da casa com essa profissional espetacular, carismática, com uma beleza ímpar na tela ou fora dela. Quando ela chegou na TV Jangadeiro, confesso que me deu um frio na barriga de poder trabalhar com ela. Afinal, eu já era fã do trabalho dela desde a TV Manchete, quando ela ancorava o principal telejornal daquela emissora. Sandra sempre foi uma pessoa gentil, educada e sensível às demandas dos colegas. É muito triste saber que ela, tão jovem e com muito ainda para experimentar nessa vida, nos deixa tão prematuramente. Mas sua memória ficará sempre nos corações dos amigos e colegas que tiveram a alegria de dividir com ela as telas da TV e a vida. Sandrinha, vá em paz, que Deus a receba de braços abertos".
  • Secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará e jornalista Chagas Vieira - Muito triste com a notícia da partida da nossa querida Sandra Chaves, uma grande profissional e ser humano iluminado, que tive a alegria de trabalhar por tantos anos na TV Jangadeiro. Mais uma pessoa querida que nos deixa. É com este sorriso que queremos lembrar de você.
  • Jornalista Mara CristinaNão lido direito com perdas. E nem sei como expressar a tristeza que estou sentindo agora com a partida de Sandra ChavesGarota linda! Sorrisão lindo! Que maravilhosos momentos vivemos quando trabalhamos juntas na TV Jangadeiro! Éramos confidentes… dividíamos de tudo… tantas vezes adiamos aquele café de reencontro. Ela descansou. A batalha foi longa… Deus, cuida dela com muito carinho".
  • Jornalista Nerilson Moreira e Família - A vida é cheia de surpresas.  Que dia triste pra mim e familiares com a partida repentina da Sandrinha para junto do Pai Maior...  Meu Deus!  Tão nova, tão cheia de vida, tão amiga, tão linda, tão jovial, tão pessoa do bem...Do bem. Estou arrasado.*UMA FRASE PREFERIDA DA SANDRINHA: "Pés, para que os amo, se tenho asas para voar".  Essa frase, bastante conhecida, está relacionada à doença que Frida Kahlo desenvolveu em seus pés e pernas. Isso por consequência de diversos problemas de saúde, como a poliomelite na infância e um acidente de bonde na adolescência. A morte precoce da amiga guerreira Sandra Chaves pegou todos de surpresa. Lamento muito...Era amiga, da minha Turma de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), de oito de março de 1985...Que Deus a tenha. Saudades eternas. Nossos sentidos votos de pesar. Solidariamente, Nerilson, familiares e integrantes da Coluna POIS É, NERILSON!

Jornalista Renato Abreu - Sandrinha Chaves se foi...hoje...dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro...com certeza já está na eternidade....gente do BEM....nesse registro...eu e ela ao lado do grande Ciro Gomes.....

Radialista Cláudio Teran - SANDRA CHAVES SE FOI - Lutou como só ela sabia. E sofreu o que não merecia. A jornalista Sandra Chaves foi vencida pelo Câncer e se foi, com sua luz, nesta segunda-feira (27 de junho de 2022).  Fomos colegas por tantos anos, tanto tempo, e pude ver Sandra ser, fazer e acontecer na profissão. Bela e gentil. Doce e inteligente. Firme e suave. Dividimos pautas e risadas. Momentos e eventos. E a primeira vez em que a vi foi nas telas. Ela passou pelas principais emissoras, e tinha a naturalidade e o timing perfeito para passar credibilidade. Trabalhou ancorando, comunicando, apresentando e sendo sempre ela, com sua personalidade, toque, carisma, intimidade com a câmera e os textos. Quando se tornou servidora pública ela ria e dizia que agora não precisaria mais maquiar-se todo o dia como a Televisão e sua técnica exigiam. Só que, entre suas facetas, era despojada e chic. E elegante sempre. Foi assim que a vi pela vida. "És rock and roll", eu lhe disse uma vez. "É o meu melhor pedaço", respondeu, em um momento de cobertura política na Assembleia Legislativa. Ela nem queria, mas acabou sendo pioneira da TV Assembleia, até que um dia me falou que era melhor nos bastidores. "Cansei mas gosto, é uma contradição, Teran"?  "Não, quem faz isso que a gente faz te entende bem", e seguíamos. Sempre ficava uma coisa pendente, um café e a próxima conversa no próximo encontro casual que foi rareando pela pandemia e pela dor que avançou em cima dela como um desafio. Sandra viveu da melhor forma que pôde, sabia viver, amava viajar, gostava de ver, de ler, e era muito boa de ouvir e enxergar o que o senso comum não percebia. E nunca vergou-se. Quem a conhece muito mais que eu sabe tudo o que enfrentou nos últimos tempos. Em uma postagem recente deixou uma frase de mural, que fica para a tela da eternidade: "Ninguém além de mim sabe por onde eu andei, o que senti e o tanto que mereço ser feliz". Certamente ninguém, Sandra, ninguém. Deus a acolha...

O jornalista Nonato Albuquerque escreveu, em 16 de janeiro de 2021:

- Uma profissional do Jornalismo desde os tempos da antiga Manchete, Sandra Chaves - ligada hoje à área de Comunicação da Assembleia Legislativa - nos dá um depoimento de forte carga emocional, versando sobre a vitória dela sobre o Câncer. 

- A doença surgiu durante essa Pandemia e em julho passado ela submeteu-se a uma cirurgia em São Paulo, cercada de todas as garantias. "Estou curada graças a Deus e às infinitas correntes de oração, de vibrações positivas", cita em suas redes sociais, numa demonstração de gratidão aos médicos, irmã, filha e amigos. Juntamo-nos às suas alegrias.

- Hoje senti uma vontade danada de prestar meu depoimento a vocês. Tive um câncer maligno na orofaringe em estágio um pouco avançado .Foi considerado um T 3 . Eu estava a pulo pra metástase. Que é o T4. Ele surgiu durante a Pandemia. Imediatamente falei com minha irmã médica que mora em São Paulo @edilenechaves_dra . E ela pediu pra eu ir pra São Paulo imediatamente . E assim o fiz! A cirurgia aconteceu no dia 31 de julho de 2021 ! Estou curada graças a Deus e as infinitas correntes de oração , de vibrações positivas !Meus cirurgiões @dr.andrenepomuceno e a doutora Beatriz , a cirurgiã de cabeça e pescoço, foram verdadeiros anjos! Minha filha, anestesista, @giovannachs foi pra Campinas e ficou no centro cirúrgico durante as 12 horas de cirurgia! E cuidando de mim durante 10 dias . Essa foi a maior prova de amor incondicional da minha filha para comigo ela é o meu maior tesouro o meu grande e eterno amor. Graças a Deus não precisei fazer quimioterapia, somente a radioterapia. Foram 33 sessões, e somente um dia, lá pela vigésima quinta eu fraquejei e não fui , estava muito cansada. Mas no outro dia, voltei para o tratamento e consegui superar toda essa situação com muita fé e força. Foram tantos anjos que passaram nesse período de recuperação. Que fica complicado fazer citações...posso esquecer alguém . Por isso, em nome de todos os anjos de luz , que me ajudaram nessa caminhada , seja nas orações , preces e aos profissionais de saúde , a minha mais profunda gratidão. E aqui em nome de todos vocês , elejo a minha irmã @edilenechaves_dra que se doou tempo integral a mim ! Lena , minha amada irmã, eu não teria conseguido sem sua força, sem o seu colo ! Ainda estou com a sonda nasal, mas fazendo fono desde o comecinho com a maravilhosa @cris.ribeiro.cr, que foi mais um anjo! Aqui continuo com outro excelente profissional, o senhor Humprey e uma nutricionista especializada em alimentação enteral, pois perdi um pouco de peso! Mas isso não significa nada diante da cura! Estou 100% curada e nesse exato momento eu sou só gratidão, gratidão,  gratidão! Um forte abraço virtual e desejo que o dia de cada um de vocês seja pleno de paz  e amor".

  • Nonato Albuquerque, nesta segunda-feira (27 de junho de 2022)Presença doce, tranquila e de muita estima entre os colegas, a morte física de Sandra Chaves nos causa comoção. Ela esteve à frente de telenoticiosos na Jangadeiro, TV Verdes Mares e Assembleia. Estava em tratamento de Saúde e até havia postado, em maio do ano passado, ter vencido o Câncer que a retirou da atividade profissional. Nos últimos meses, a doença voltou e a fez sofrer muito, segundo versão de amigas próximas. Foi apresentadora do telejornal da Jangadeiro. Atuou na Verdes Mares, transferindo-se depois para a Assembleia Legislativa onde chegou a ocupar espaço na emissora de TV oficial da casa. Além do trabalho como jornalista, convivia com uma atuação humanitária na Casa de Nazaré, no Montese, onde várias vezes a encontramos, atendendo a visitação a idosos internos na casa, num trabalho que fez durante muito tempo. Uma saudade. E tanta!
  • Jornalista e atriz Lana SorayaSandra Chaves foi encantar com seu sorriso outras dimensões! Vá em paz, minha amiga! Você foi guerreira!!
  • Jornalista Liduína Saraiva-Dina Sampaio - Sandra um ser humano incrível. Trabalhamos juntas na TV Manchete e TV Jangadeiro. Dividimos momentos que guardarei para sempre no coração. Saudades".
  • Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce) É com profundo pesar que o Sindjorce registra o falecimento da jornalista Sandra Chaves, que nos deixou nesta segunda-feira (27 de junho), em decorrência das complicações provocadas por um Câncer. Prestes a completar 60 anos, em dia 19 de julho, era a associada número 672 do Sindjorce. Muito elogiada pela qualidade de suas conduções nas bancadas da televisão, era conhecida por seu trabalho na apresentação de telejornais, com passagens pela TV Manchete, TV Jangadeiro, TV Verdes Mares, além da Rádio e TV Assembleia. O Sindicato dos Jornalistas se compadece da dor de familiares e amigos da jornalista e presta condolências aos enlutados.
Sandra Chaves nasceu, em 19 de julho de 1962. Nesta segunda-feira (27 de junho de 2022), Sandra Chaves não resistiu ao Câncer na Faringe e morreu aos 59 anos. 

Comentários

  1. Lamentei muito saber, na tarde desta terça-feira, 28/06/2022, do falecimento da jornalista Sandra Chaves. Muito querida por todos, pessoa gentil e profissional competente, Sandra nos entristeceu com sua abrupta partida, ainda muito jovem, vitimada por essa doença terrível. Com ela, nunca trabalhei proximamente, mas recordo-me de sua educação, de seu trato delicado com o público e de sua inegável competência em todos os trabalhos e em todas as emissoras por onde passou. Que ela esteja, e certamente está, num bom lugar, e que Deus console sua família. Meus sinceros pêsames! (Gilson Barbosa, jornalista).

    ResponderExcluir
  2. Só hoje fiquei sabendo da passagem da querida Sandra Chaves. Trabalhamos juntas na Tv Jangadeiro, e mesmo em departamentos diferentes ocupávamos os mesmos espaços onde a Sandra distribuia o seu sorriso e jeito afetuoso de conviver com os companheiros de trabalho. A vi comemorando a sua cura e fiquei feliz. Hoje perdi o sono com essa triste notícia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores