Pular para o conteúdo principal

Parcerias com poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão na Pauta da Nova Diretoria da Anoreg-CE

 Representando 641 cartórios que atendem os 184 municípios, a nova diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), eleita para 2022-2025, está com uma pauta voltada para parcerias com o Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o avanço nas tratativas de temas relevantes como o ISSQN, Renda Mínima, fortalecimento das centrais e o apoio para a incorporação de novos serviços à categoria. A Chapa 'De braços para o futuro' obteve 319 favoráveis. Foram 50 votos contra e 22 abstenções.

O titular do Cartório de 1º Ofício de Registro de Imóvel de Sobral, Cícero Antônio Segatto Mazzutti assumiu interinamente a presidência da Anoreg-CE, substituindo Helena Leite Borges, titular do 3º Tabelionato de Notas, Protesto e Registro de Imóveis, Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas de Russas. A Diretoria eleita chega com a missão de agregar os concursados de 2019 que assumiram os cartórios entre 2020 e 2021, e receber novas ideias também para o Estatuto da Associação, que passará por revisão. Ao todo, a chapa vencedora defendeu inicialmente 15 propostas, consideradas as mais urgentes e que devem marcar o novo momento da Anoreg-CE.

A Classe Notarial e Registral do Estado do Ceará, em especial aqueles que ficam no interior, passará a contar com o suporte humanizado e qualificado de profissionais do Direito Civil, Notarial e Registral por meio de canais virtuais de “tira-dúvidas”. 

A ideia é responder às demandas com maior agilidade, visando acabar com quaisquer embaraços nos balcões de atendimento ao público voltados para atos extrajudiciais, a exemplo de:

  • Escrituras.
  • Registros de Imóveis.
  • Registro de Nascimento.
  • Registro de Casamento.
  • Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
  • Registro de Títulos e Documentos.
  • Reconhecimento de Firma.
  • Procurações Públicas.
  • Escrituras Públicas de Doação.

Outros pontos defendidos pela atual Diretoria vão desde a garantia, por legislação estadual, da participação permanente dos seus filiados ou representantes junto aos conselhos gestores dos fundos institucionais que recebem os repasses realizados pelos cartórios extrajudiciais; até a parceria com o Governo do Estado, municípios e Tribunal de Justiça do Ceará, visando a implantação e manutenção das unidades interligadas nas sedes e distritos.

A reestruturação dos Cartórios e a revisão do Código de Normas do Estado do Ceará também estão no radar da Anoreg-CE. A Associação promete envidar esforços para que as demandas da classe notarial e registral cearense seja bem representada junto aos órgãos competentes, sempre defendendo, legislando e garantindo a continuidade dos serviços e agregando novos, a exemplo do “DUT-Eletrônico” (Documento Único de Transferência, é uma espécie de comprovante da troca de proprietários), bem como a implantação dos ofícios da cidadania (unidades interligadas nas maternidades e emissão de documentos nos cartórios, como ocorre, hoje, com o CPF).

Sobre a Anoreg-CE - Criada em março de 1996, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE) congrega os titulares de serviços notariais e de registro elencados no artigo 5º da Lei 8.935/94: tabeliães de notas, tabeliães e oficiais de registro de contratos marítimos, tabeliães de protesto de títulos, oficiais de registro de imóveis, oficiais de registro de títulos e documentos e civis das pessoas jurídicas, oficiais de registro civis das pessoas naturais e de interdições e tutelas, e oficiais de registro de distribuição.

Curiosidades - A História dos Cartórios está diretamente relacionada à História Brasileira, uma vez que, segundo o costume português, a instalação dos ofícios costumava ocorrer na data de fundação da Cidade. Foi assim que o 1º Ofício de Notas da capital do Rio de Janeiro se tornou o primeiro cartório do Brasil.

Fundado em 1565, o 1º Ofício de Notas conta em seu acervo com arquivos da época de Pero da Costa, o primeiro tabelião oficialmente designado do Brasil, à época, colônia de Portugal. Hoje, quem está à frente é o tabelião José de Britto Freire Filho.

O Cartório contava com registros marcantes, como escrituras de escravos, que hoje estão sob a guarda do Arquivo Nacional, e, mais do que isso, são um lembrete de uma situação que explica muitas das nossas mazelas como nação.

O Cartório é localizado na Rua da Quitanda, 50-Centro-Rio de Janeiro-RJ (Fonte: CNBRJ).

Diretoria-Executiva Anoreg-CE (2022-2025)

  • Presidente: Francisco Cláudio Pinto Pinho-licenciado (Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de São Gonçalo Amarante).
  • Primeiro Vice-Presidente: Cícero Antônio Segatto Mazzutti-presidente interino (Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de Registo de Imóvel de Sobral).
  • Segundo Vice-Presidente: Larissa de Oliveira Louredo (Associado-Titular por voto do Cartório do Distrito de Itaipaba- Pacajus).
  • Primeiro Secretário: Edmar Albuquerque Nascimento (Associado-Titular por voto do Cartório do 2º Ofício de Crateús).
  • Segundo Secretário: Denis Anderson da Rocha Bezerra (Associado-Titular por voto do Cartório do 3º Ofício de Iguatu).
  • Primeiro Tesoureiro: Alexandre Magno Medeiros Alencar (Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de Pacatuba).
  • Segundo Tesoureiro: Claudiany Maria Ramos Cavalcante (Associado-Titular por voto do Cartório Distrito de Jijoca de Jericoacoara).

DIRETORIAS DO CONSELHO FISCAL

  • Membro-Titular: Vicente Damasceno Neto (Associado-Titular por voto do Cartório do 2º Ofício de Paraipaba)
  • Membro-Titular: Francisco Assis Bezerra da Silva (Associado-Titular por voto do Cartório de Notas e Registros de Madalena).
  • Membro-Titular: Margareth Vieira e Silva (Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício do Jaguaribe).
  • Membro-Suplente: Expedito William de Araújo Assunção (Associado-Titular por voto do Cartório do 2º Ofício de Iguatu).
  • Membro-Suplente: Luiz Cláudio Morais Correia Viana (Associado-Titular por voto do Cartório do 4º Ofício de Notas e do RCPJ/RTD de Fortaleza).
  • Membro-Suplente: Dionísio Paulo Rabelo Júnior (Associado-Titular por voto do Cartório de Notas e Registros de Ibicuitinga).

DIRETORIAS DE APOIO ADMINISTRATIVOS E DE ASSUNTOS JURÍDICOS

  • Diretoria para Assuntos Jurídicos: Maria Cecília Pinheiro Nogueira (Associado-Titular por voto do Cartório do 1º Ofício de Tamboril).
  • Diretoria de Marketing/Publicidade/Entrevistas em Imprensa e Jornalismo: Priscila Silva Aragão (Associado-Titular por voto do Cartório do Distrito de Sambaíba – Granja).
  • Diretoria de Representatividades Sociais, Eventos e Desportos: Francisca Tayanne dos Santos Alexandre (Associado-Titular por voto do Cartório do Distrito de Juá-Irauçuba).
  • Secretaria Executiva para Assuntos Administrativos: (Livre escolha do Conselho-Diretor, conforme o artigo 8º do Estatuto Social)

DIRETORIAS TEMÁTICAS

  • Diretoria do Tabelionato de Notas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza: Jacqueline Maria Soares de Andrade (Cartório do 1º Ofício de Chorozinho).
  • Diretoria do Tabelionato de Notas do Interior: Carlos Alberto Gomes Machado (Cartório do 4º Ofício de Juazeiro do Norte).
  • Diretoria de Imóveis da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza: Francisco de Sales Alcântara Passos (Cartório da 6ª Zona do Registro de Imóveis de Fortaleza).
  • Diretoria de Registros de Imóveis do Interior: Renan Moreira de Norões Brito (Cartório do 2º Ofício de Notas e Registros de Redenção).
  • Diretoria do Tabelionato de Protesto de Títulos da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza: Samuel Vilar de Alencar Araripe (Cartório Osian Araripe).
  • Diretoria do Tabelionato de Protesto de Títulos do Interior: Daniele Maria Bezerra Correia (Cartório do 2º Ofício de Ererê).
  • Diretoria do Registro de Títulos e Documentos e do Registro Civil de Pessoa Jurídica da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza: Ana Karina Lima Linhares Loiola (Cartório do 3º Ofício de Caucaia e de Registros de Contratos Marítimos).
  • Diretoria de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoa Jurídica do Interior: Péricles Castelo Branco Neto (Cartório do 2º Ofício de Chaval).
  • Diretoria do Registro Civil das Pessoas Naturais da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza: Gerardo Rodrigues Albuquerque Neto (Cartório do 1º Ofício de Maracanaú).
  • Diretoria de Registro Civil de Pessoas Naturais do Interior: Wesley Jerônimo Pinto Martins (Cartório do Distrito de Canindezinho – Nova Russas).
  • Diretoria do Tabelionado de Distribuição da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza: Francisco Carlos Castro e Silva (Cartório do 1º Ofício de Baturité).
  • Diretoria do Tabelionato de Distribuição do Interior: Stênio Arrais Albuquerque (Cartório do 1º Ofício de Aiuaba).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".