Pular para o conteúdo principal

Artesanato em Rede inclui mulheres no Mercado Criativo de Fortaleza


O Projeto Artesanato em Rede visa estimular o Empreendedorismo Feminino, possibilitando o acesso democrático a um ambiente formativo, que estimula mulheres das comunidades de Baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IIDH) de Fortaleza a aperfeiçoar seus Modelos de Negócios.

Neste sentido, a iniciativa pretende capacitar 20 mulheres artesãs com Renda Familiar de zero a dois Salários Mínimos, domiciliadas na Comunidade da Graviola e entorno da Praia de Iracema, inserindo seus produtos no Mercado Criativo do bairro. O ciclo de formação acontece em julho e agosto, no Mercado Cultural dos Pinhões e conta com Vivências Criativas, Workshops, Consultorias e Oficinas com especialistas em:
  1. Design.
  2. Marketing.
  3. Gestão de Negócios. 
- Ao final deste processo, buscaremos inserir no Mercado Criativo, profissionais qualificadas e preparadas para empreender através de seus ofícios. É nosso compromisso incentivar a criação de um novo formato de rede criativa que contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade”, explica a coordenadora do Projeto Artesanato em Rede, Vivi Façanha.

O Artesanato em Rede é uma Realização
  • Cria Assessoria e Produção Cultura.
  • Rede Cria
Apoio Institucional
  • Secretaria da Cultura do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura 13.811, de 16 de agosto de 2006.
Apoio Cultural 
  1. Instituto Cultural Iracema.
  2. Secretaria da Cultura de Fortaleza.
  3. Chancela Fortaleza Cidade Criativa.
Produção Executiva
  • Grão de Guará–Ideias Culturais.
Patrocínio
  • Instituto Precisa Ser + FARM. 
Agradecimentos
  • Enel Brasil.
Mapeamento - O Projeto Artesanato em Rede realizou um mapeamento cultural com o objetivo de identificar as artesãs domiciliadas na comunidade da Graviola, seus anseios e perspectivas para sua área de atuação. A pesquisa auxiliará na construção de indicadores quantitativos e qualitativos e contribuirá para a mensuração do impacto social e econômico das ações realizadas na comunidade.

Oficinas e Mentoria - O Projeto oferece Oficinas e Mentorias, colaborando para o compartilhamento de ideias e de ferramentas entre as artesãs, encorajando-as a empreender de forma sustentável. 

Durante a abertura das ações formativas, haverá a entrega de kits, apresentação das artesãs e equipe técnica do Projeto.
  • ATELIÊ DE CRIAÇÃO - O Ateliê de Criação contará com mediação da designer Joana Gurgel e possui como objetivo fornecer consultorias especializadas e materiais suficientes para que as artesãs possam construir a Coleção de moda e acessórios “Praia de Iracema, Afeto, Memória e Resistência”.
  • OFICINA QUANTO VALE A SUA ARTE? – A Oficina será mediada por Ulli B. e tem como objetivo possibilitar às artesãs autonomia para precificar seus produtos.
  • OFICINA EMPREENDEDORISMO FEMININO - A Oficina abordará o conceito de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade e será ministrada pela facilitadora Meire Nascimento, criadora da marca Menah Acessórios.
  • OFICINA MARKETING PARA ARTESÃS - A Oficina mediada por Aline Lima, abordará a importância da imagem do produto e da gestão da qualidade.
  • BATE-PAPO com o Maurício da Loja Colabora sobre lojas colaborativas e Mercado Criativo.
  • VIVÊNCIA CRIATIVA - Bate-papo com Solange Arrais sobre o Mercado de Feiras Criativas.
  • REDE DE DISTRIBUIÇÃO / SELO DE EMPRESA PARCEIRA - O projeto incentivará a construção de uma rede de distribuição. Desta forma as lojas do bairro serão estimuladas a comercializar os produtos das artesãs. A adesão à TEIA de sustentabilidade renderá à empresa um Selo de empresa parceira, reconhecimento por seu compromisso no fortalecimento da economia criativa local.
  • FEIRA CRIATIVA - Ao final do Projeto realizaremos uma feira na Praia de Iracema, propiciando às artesãs selecionadas expor sua produção, promovendo também um debate sobre seu processo de criação e difusão de seus saberes. O evento contará com uma programação artística diversa, a citar: palestras e workshops (com o público beneficiado), Música, entretenimento para crianças, entre outras atividades.
Programação-Oficinas e Mentorias-Mercado Cultural dos Pinhões
  • Ateliê de Criação - 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27, 28 de julho e 2, 3 e 4 de agosto.
  • Oficina “Quanto vale a sua arte?” 9, 10, 11 e 16 de agosto.
  • Oficina Empreendedorismo Feminino-odo de realização do Ateliê de Criação - 17 e 18 de agosto.
  • Oficina Marketing para artesãs - 23 e 24 de agosto.
  • Bate-papo - 30 de agosto-Loja Colabora.
  • Vivência Criativa-Bate-papo com Solange Arrais sobre Feiras Criativas - 31 de agosto, no Mercado dos Pinhões.
  • Rede de Distribuição/Selo de Empresa Parceira - 1 de setembro a 30 de outubro de 2022
  • Feira Criativa - 17 de dezembro de 2022.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando