Pular para o conteúdo principal

Reitor da Urca é empossado presidente da Abruem

 

Em solenidade histórica, o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Francisco do Ó de Lima Júnior, tomou posse, na noite desta sexta-feira (9 de setembro de 2022), como presidente Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para 2022-2024.

A posse ocorreu no Campus Pimenta da Urca, no Crato, com a presença da governadora do Ceará, Izolda Cela, de reitores de Universidades do País e outras autoridades.

A governadora destacou o simbolismo da posse para a educação pública cearense, que vem implementando a expansão de suas universidades estaduais. 

- O Ceará é um estado valente e resiliente que tem trabalhado, com parcerias, para enfrentar desafios. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado para garantir a melhoria da educação pública. Nós temos um esforço de construção permanente que vai desde a educação básica até o ensino superior. Uma das linhas de comprometimento é fazer que a universidade seja mais acessível para quem está no interior, para a juventude que tem seus projetos de vida. Na universidade, temos um ambiente de oportunidades e saberes. Oportunidade qualificada é um dos pilares de sustentação para a sociedade que desejamos", defendeu a governadora Izolda Cela.

O Ceará não elegia um representante para a Abruem desde o professor Manassés Claudino, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), há 22 anos.  A eleição do reitor Lima Júnior aconteceu em maio deste ano, por unanimidade, durante o 67º Fórum da Associação, realizado em Maceió.

Lima Júnior destacou o sentimento de presidir uma das mais importantes entidades do Ensino Superior do Brasil e da América Latina. 

- É uma felicidade. Na História dos 30 anos da Abruem, essa é apenas a segunda vez que a posse acontece fora da sede da entidade, em Brasília. Isso tem o sentido da descentralização da Abruem, mas também de reconhecimento ao trabalho coletivo construído com o apoio do Governo do Ceará. É momento de abraço para a nossa comunidade acadêmica, de alunos, professores e servidores que trabalham pela qualidade do Ensino Superior cearense. Vamos fortalecer esse legado e pensar no diálogo sobre as necessidades do nosso Sistema Abruem para o Ceará, Nordeste e o Brasil", pontuou Lima Júnior.

A Abruem, criada em 1991, está presente em 22 estados e no Distrito Federal, por meio de 47 instituições associadas. A entidade contribui para aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre os eixos Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Além de Lima Júnior, também foi eleito para a diretoria da Abruem, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Morais (vice-presidente), que é cearense natural de Várzea Alegre. O Conselho Deliberativo, que também tomou posse, é formado pelas reitoras Célia Regina Diniz (UEPB), Juliene Resende Cunha (Unifimes) e Cicília Maia (UERN). Já os reitores Marco Aurélio Ferreira (Unifae), Lavínia Rosa Rodrigues (UEMG) e Clay Anderson Nunes Chagas (UEPA) integram o Conselho Fiscal da chapa eleita.

Carlos Décimo, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), avaliou que a posse do reitor Lima Júnior é um reconhecimento ao trabalho e investimento feitos no Ceará para ampliar o acesso à Educação. 

- O reitor Lima Júnior, com sua liderança, é merecedor de presidir uma entidade que congrega os nossos reitores e também fórmula as políticas públicas para as nossas universidades. Isso é o coroamento do trabalho que vem sendo feito, com destaque para a maior expansão, interiorização e democratização das nossas universidades estaduais. Educação mais perto de quem precisa. Eu, por exemplo, sou filho de um agricultor e uma costureira, e a educação salvou minha vida", disse, em tom emocionado.

Expansão do ensino superior no Ceará - A expansão do Ensino Superior Estadual é uma estratégia do Governo do Ceará, conduzida por meio da Secitece, que está sendo implementada nas três universidades estaduais: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva) e Urca.

No total, a expansão vai aumentar em 44% a presença do ensino superior estadual no âmbito dos municípios cearenses, com sete Campi, novos cursos para cinco Campi já existentes e quase 700 vagas em concursos para professores dessas instituições. Na Urca, por exemplo, já são três novos cursos e um novo campus em funcionamento.

Presentes - Compareceram à solenidade:

  • Ricardo Ness, reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
  • Rodrigo Zanin, ex-presidente da Abruem e reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso.
  • Nara Lúcia Perondi, reitora da Universidade de Taubaté.
  • Izabelle Mont'Alverne, reitora da Uva.
  • Francisco Carvalho de Arruda Coelho, vice-reitor da Uva.
  • Carlos Kleber Oliveira, vice-reitor da Urca.
  • Valdir Ferreira, diretor nacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
  • Eliana Estrela, secretária da Educação Básica do Ceará.
  • André Barreto, vice-prefeito do Crato.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e fotos de Nívea Rocha.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B