Pular para o conteúdo principal

Alunos de Cascavel são finalistas do Solve For Tomorrow Brasil 2022



A Samsung anuncia os 10 finalistas da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da empresa que, no Brasil, tem coordenação geral realizada pelo Cenpec. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Norte e Nordeste são as Regiões com mais projetos finalistas dessa 9ª edição do programa, com três equipes selecionadas cada, totalizando seis finalistas. O Sudeste é a segunda região de maior destaque, com dois projetos finalistas. As regiões Sul e Centro Oeste têm um projeto selecionado cada. Além disso, o recorte por estado coloca São Paulo e Amazonas como destaque, cada um com duas equipes selecionadas para a final do programa. Santa Catarina, Maranhão, Ceará, Bahia, Rondônia e Mato Grosso do Sul têm um projeto finalista cada.

A maioria das equipes que estão concorrendo ao prêmio, têm em comum a temática de seus projetos: a sustentabilidade. Cinco deles são focados em iniciativas de produção sustentável, como a produção de embalagens biodegradáveis e de luvas a partir de bioplástico, por exemplo. Outras equipes finalistas criaram soluções com foco em energia eólica e economia no consumo de gás. Há, ainda, propostas voltadas ao tratamento da água, à recuperação ambiental e à área da saúde.

Conforme o cronograma da edição, as 10 equipes finalistas devem produzir um vídeo falando sobre seu projeto. Esses vídeos estarão disponíveis no site do programa no período de votação, que terá início em 8 de novembro. Além disso, entre os dias 5 de outubro a 8 de novembro, as equipes finalistas terão sessões de mentorias técnicas para apoiar a produção de modelos/protótipos antes da final, que acontece em 22 de novembro e será marcada pela cerimônia de encerramento junto ao anúncio dos vencedores.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Em sua atual edição, o programa registrou um aumento de 65% de alunos inscritos em comparação ao ano anterior. Além disso, em 2022 a iniciativa teve um crescimento de 20% no número de escolas inscritas em comparação a 2021 e obteve inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, que tiveram maior número de projetos registrados.

- A Samsung tem um forte compromisso com iniciativas voltadas à educação. Por isso, ficamos tão felizes em ver os resultados da 9ª edição do Solve For Tomorrow, e o quanto este programa estimula os estudantes a criarem soluções para problemas reais”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

- Ano após ano temos mais estudantes e professores engajados, o que representa também um aumento na quantidade de alunos inseridos no campo da ciência, em linha com o que estimulamos por meio da visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, complementa.

- Ao ter como foco escolas públicas e oferecer atividades de mentoria e formação, o programa Solve for Tomorrow Brasil contribui para a promoção da qualidade na educação brasileira”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. 

- Destaco também a relevância das propostas finalistas em 2022. São projetos conectados com os desafios atuais e do futuro, sobretudo na área ambiental”.

O Prêmio Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Confira os 10 projetos finalistas da 9ª edição do Solve for Tomorrow:

EE ÂNGELO SCARABUCCI
Macafiltro: uso da macaúba para remoção de agrotóxicos de água contaminada
Franca/SP
EEB BOM PASTOR
GEEVACDA - Protótipo de Gerador Elétrico Eólico Vertical de Baixo Custo
Chapecó/SC
ESC ESTADUAL NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Fogão Híbrido (FH01) potencializando a economia no consumo do gás de cozinha
Manacapuru/AM
IFRO - CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
Elaboração de uma biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose
Porto Velho/RO
EE PROF FÁTIMA GAIOTTO SAMPAIO
Embalagens biodegradáveis: uma alternativa sustentável à agricultura familiar
Nova Andradina/MS
CENTRO DE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL DOM UNGARELLI
Horta Magnética
Pinheiro/MA
ESC EST CETI PROFESSOR MANUEL VICENTE FERREIRA LIMA
Micro Estação de Tratamento de Água Domiciliar Portátil
Coari/AM
EEMTI MARCONI COELHO REIS
ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à arboviroses
Cascavel/CE

EE PROF SEBASTIÃO DE OLIVEIRA ROCHA
ISOR'Color - Uma alternativa para a reciclagem do Isopor
São Carlos/SP
EE - CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SISAL II
Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através da Agave sisalana
Araci/BA

Veja o cronograma do Solve For Tomorrow 2022:
3 de outubro a 3 de novembro: As equipes finalistas produzem um vídeo sobre o projeto
5 de outubro a 8 de novembro: Mentorias aos finalistas
8 a 20 de novembro: Votação para definir os 3 projetos vencedores do Júri Popular
10 de novembro: III Mostra Solve for Tomorrow Brasil, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora, responsável por definir os três vencedores nacionais
22 de novembro: Cerimônia de encerramento e anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular

Premiação dos finalistas e ganhadores
Finalista: um tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.
Finalista: um notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e, eventualmente, parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e, eventualmente, parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido Samsung BUDs. As escolas das equipes vencedoras pelo Júri Popular também serão premiadas com 1 (uma) Smart TV de 55” da Samsung.

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.

1º lugar: 1 smartphone Galaxy da Serie S + 1 Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora.
2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd. A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Sobre o Cenpec-Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".