Pular para o conteúdo principal



Combate ao Câncer de Próstata


José Hélio de Souza, de 50 anos, descobriu o Câncer de Próstata em exames de rotina. Encaminhado, via sistema de regulação, para o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, foi operado em 23 de novembro com sucesso e já conta os dias para a alta hospitalar. 

- Estou vencendo o Câncer, mas muitos não terão essa chance por falta de conhecimento ou mesmo preconceito”, afirma. Para mudar essa realidade, o HUWC reforça os cuidados com a saúde do homem neste mês de Novembro Azul.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o Câncer de próstata representa o Câncer mais frequente no sexo masculino e a segunda causa de mortalidade relacionada a Câncer no Brasil. Após os 50 anos, 42% dos homens podem ter alterações compatíveis com Câncer de Próstata. Apesar de ser uma doença comum, por medo, tabu ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o tema. 

- O homem não costuma ir a médico. Então, na consulta urológica, conseguimos identificar outras doenças, como hipertensão, diabetes... Portanto, quando se estimula a prevenção do Câncer de Próstata, ativa-se a prevenção e o tratamento de outras doenças. Por isso, a campanha ‘Novembro Azul’ foca na saúde do homem”, avalia Alexandre Saboia, urologista do Hospital Universitário.

Doença-De acordo com informe da SBU, a próstata é uma glândula masculina que fica localizada próxima ao reto e que produz o líquido seminal da ejaculação. Nutre, protege e transporta os espermatozoides. No decorrer da vida, as células vão se multiplicando e substituindo as mais antigas pelas mais novas. Nesse processo, pode acontecer um crescimento descontrolado dessas células, podendo formar tumores benignos ou malignos (Câncer).

Tratamento-
“O tratamento do Câncer de Próstata depende muito do estágio clínico do paciente. Separamos o Câncer de Próstata em tumor localizado, que são os casos iniciais, em que a doença está somente na próstata; tumor localmente avançado, no qual já existe um aumento do Câncer na região; e o Câncer de Próstata Metastático, quando se espalha, principalmente para ossos” explica o especialista do HUWC.

Uma vez diagnosticada a doença, a Sociedade Brasileira de Urologia indica vigilância ativa, ou seja, monitorar o Câncer de Próstata de crescimento lento ao invés de tratá-lo imediatamente; prostatectomia radical, que é remover a próstata no caso do Câncer localizado; e outras terapias, como radioterapia e quimioterapia. Mas, ainda segundo a SBU, se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

Prevenção-“
O que fazemos hoje em dia é a prevenção secundária, que é o diagnóstico precoce para minimizar os riscos de avanço e, consequentemente, reduzir os casos de óbito em razão da doença. Para a população masculina em geral, a gente sempre orienta os pacientes a terem um costume de vida saudável desde a adolescência porque, por exemplo, a obesidade é um fator de risco que pode estar associado a uma piora do Câncer de Próstata”, orienta Saboia. Mas o principal fator de risco, acrescenta o médico, é o histórico familiar. Os pacientes que têm o maior risco de ter Câncer de Próstata são aqueles que têm alguém na família com a doença. “Parentes de primeiro grau, como irmãos, pais... Existem outros fatores de risco associados, como obesidade e idade”, destaca.
A SBU recomenda que, mesmo na ausência de sintomas, homens, a partir de 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para o PSA e o exame de toque retal. O PSA (antígeno prostático específico) é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Já o toque retal permite ao médico avaliar alterações da próstata, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com esse tipo de neoplasia são diagnosticados somente pela alteração identificada via toque retal.

O Câncer de Próstata, na maioria das vezes, é assintomático. Obstrução do jato urinário, sangramento na urina ou dor óssea, geralmente, são sintomas associados a uma doença mais agressiva. Então, na maior parte dos casos, os diagnósticos de Câncer de Próstata são em pacientes assintomáticos ou com poucos sintomas. Por isso, é de fundamental importância uma avaliação precoce.

Atendimento no HUWC-O Serviço de Urologia do Hospital Universitário Walter Cantídio tem capacidade de diagnosticar a doença em pacientes encaminhados via sistema de regulação gerido pela Prefeitura de Fortaleza. “Aqui, nós temos tratamento para todos os estágios da doença”, garante o urologista. Os atendimentos específicos de Câncer de Próstata se concentram nas manhãs de segunda, terça, quarta e sexta.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170