Pular para o conteúdo principal

Fafá de Belém abre 26º Ceará Natal de Luz


A 26ª edição do Ceará Natal de Luz começa nesta sexta-feira (18). Desde às 17 horas, na Praça do Ferreira, a programação do evento natalino, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, segue até 23 de dezembro com apresentações artístico-culturais e ações focadas no Meio Ambiente e em sustentabilidade.

Com roteiro do Grupo Teatral Blitz, o musical que inicia a programação do Ceará Natal de Luz promete emocionar o público de todas as idades. Além dos atores, o evento conta com apresentações de Marcos Lessa, acompanhado da Orquestra Villa Lobos, regida por Poty Fontenelle; Banda do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros; Coral da Luz, uma das atrações mais esperadas do evento, além de Waldonys e Fafá de Belém (foto). A tão aguardada chegada do Papai Noel vem com efeitos especiais para encantar as crianças e os adultos.

Nesta sexta haverá a homenagem ao Pio Rodrigues Neto. Construtor, ambientalista, solidário e poeta, o empresário faz parte da história de Fortaleza. Não por acaso, ele foi idealizador e coordenador do Ceará Natal de Luz por 17 anos. A abertura do Ceará Natal de Luz terá ainda o plantio simbólico, que celebra a marca de 2 milhões de mudas distribuídas em troca de garrafas PET, campanha que teve início em 2007.

Tema-“Plante amor, Seja Luz!". É com esse espírito que o Ceará Natal de Luz celebra sua 26ª edição, que este ano atinge uma marca histórica na sua trajetória de conscientização ecológica. Além de celebrar a harmonia, o amor e a solidariedade, o Natal deste ano reforça, mais do que nunca, a importância de trazer para o dia a dia temas como sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente.

Coral da Luz e Caminhão da Luz-O tradicional Coral da Luz vai fazer sua tradicional apresentação das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18 horas. Aproximadamente 130 crianças prometem encantar o público com músicas natalinas tradicionais e canções de autoria do Maestro Poty Fontenelle.

Criado em 2020, em razão da Pandemia, o Caminhão da Luz também é um dos destaques da 26ª edição. Todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, o Coral percorrerá por diversos pontos da cidade, levando a magia natalina a todas as regiões da Capital cearense.

Árvores de redes com espetáculo de luzes e som-A tradicional e original árvore de Natal de redes, aclamada por cearenses e turistas estará presente nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e na Praça Portugal (36 metros de altura), na Aldeota. O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. Projetadas pelos arquitetos Pablyto Leivio e Denise Braga, da DP Arquitetura, as árvores de redes são confeccionadas em lycra branca, proporcionando um efeito luminoso gerado pelos refletores e lâmpadas no período noturno.

Os elementos e a iluminação do Natal de Luz deste ano são inspirados nos traços de Mino Castelo Branco. Nos mais diversos formatos e tamanhos, adornos como anjos, estrelas, sinos, pinheiros, jangadas, revoada de pássaros, dentre outros, enfeitarão 33 logradouros e edifícios, entre órgãos, entidades e prédios públicos. São eles:

Avenida Beira Mar, Avenida Barão de Studart, Avenida Desembargador Moreira, Avendia Monsenhor Tabosa, Calçadão da Praia de Iracema, Rua Floriano Peixoto (Praça do Ferreira), Praça Cristo Redentor, Praça do Ferreira, Praça Estação das Artes, Praça José de Alencar, Praça Luíza Távora, Praça Portugal, Câmara Municipal de Fortaleza, Centro Cultural BNB, Edifício Cineteatro São Luiz, Estoril, Fórum Clóvis Beviláqua, Hotel Excelsior, Instituto do Ceará, Museu da Indústria, Palácio da Abolição, Paço Municipal, Secretaria da Fazenda do Ceará, Secultfor, Tribunal Regional do Trabalho, Vice Governadoria, Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Curadoria-O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty Fontenelle, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele. Ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Praça Portugal-A Praça Portugal receberá, mais uma vez, a programação cultural do Ceará Natal de Luz, que chega a 26ª edição como um dos maiores eventos natalinos do País. As apresentações, que são gratuitas e abertas ao público de todas as idades, começam a partir de 2 de dezembro e acontecem sempre de sexta a domingo até o dia 23.

Quem se apresenta na primeira noite do Ceará Natal de Luz, às 19h30, é o jovem acordeonista Nonato Lima. No dia 3, às 18h35, quem sobe ao palco na Praça Portugal é Vannick Belchior, que se apresenta pela segunda vez no evento. Desde 2021, a cantora vem assumindo a missão de perpetuar a memória e a arte envolvidas na obra de seu pai, o compositor Belchior, com uma nova roupagem.

Quem também retorna ao Ceará Natal de Luz em 2022 é Jorge Vercillo, que se apresenta na Praça Portugal no dia 10, às 19h40. O cantor, compositor e multi-instrumentista vai apresentar os clássicos da sua carreira, como “Que Nem Maré”, “Final Feliz” e “Ela Une Todas as Coisas”.

Apresentações de grupos de coral e de música instrumental, além de espetáculos teatrais e shows de artistas cearenses, como Isabela Serpa e Carlinhos Palhano, compõem a programação do Ceará Natal de Luz nessa praça, que fica no coração da Aldeota.

Consciência ambiental-A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas teve início em 2007 e tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas estão mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.

“O pensar verde faz parte do alicerce do Ceará Natal de Luz para além do oxigênio que é gerado, do lixo que é retirado e da redução do aquecimento global. A partir desta iniciativa, também é gerado um bônus de energia para ajudar na manutenção da Associação Nossa Casa Mãe África, localizado no bairro Granja Lisboa”, reforça o presidente da CDL de Fortaleza.

Para receber a muda, o interessado deverá levar uma garrafa de 2 litros ou três garrafas de 500ml, de segunda a sábado, das 9 às 19 horas, e aos domingos, de 16 às 19 horas.

O Ceará Natal de Luz 2022 é uma apresentação da Lei de Incentivo à Cultura, realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, da CDL de Fortaleza, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), Fábrica Fortaleza, FIEC, Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Casa Pio, Enel, Café Santa Clara, Cerbras, Newland, Normatel, Aço Cearense e Unimed Fortaleza. Tem apoio do Sistema Verdes Mares (SVM), Governo do Ceará, por meio da Casa Civil, Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Indaiá, Faculdade CDL e Sindiônibus.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D