Pular para o conteúdo principal

Trebeschi vai produzir tomates orgânicos na Ibiapaba


A gente acreditou no futuro da produção de hortaliças na Serra da Ibiapaba, que já era uma realidade, mas trazendo nova tecnologia, novas variedades”, afirma Edson Trebeschi, presidente e fundador da Trebeschi. (Foto: Dia Rural/Divulgação)

O ano era 2020. Em plena Pandemia do Coronavirus, com o setor de eventos totalmente parado, a Trebeschi topou receber da Reijers 100 hectares da fazenda que possuía em Ubajara, Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará, e trocar o cultivo de flores por tomates gourmet. Dois anos depois, Edson Trebeschi, presidente e fundador da companhia, disse que o desafio deu tão certo que, em breve, ele vai lançar em solo cearense o plantio de orgânicos.

Maior produtora de tomates in natura do Brasil, a Trebeschi tem sua matriz localizada em Araguari-MG e filiais nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Bahia e Ceará.

A empresa possui 27 anos de mercado. No Ceará, a operação foi iniciada em 2020, com produção de tomates em estufa. O principal item do portfólio da Trebeschi é o tomate, além de produzir de forma sustentável mais de 30 itens.

A Pandemia da Covid-19 inviabilizou a produção de flores da Reijers, que optou por transferir para a Trebeschi uma unidade de produção da fazenda que possuía em Ubajara, incluindo os 15 hectares ocupados por estufas, que passaram a produzir tomates.

- Com o advento da pandemia, os grandes eventos naquele momento foram interrompidos: casamentos, formaturas. Então, as flores de corte tiveram uma redução muito grande na venda. Daí a gente foi convidado para conhecer a infraestrutura. Era um momento muito incerto. Mas a gente acreditou no futuro da produção de hortaliças na Serra da Ibiapaba, que já era uma realidade, mas trazendo nova tecnologia, novas variedades. E a gente fez, em plena pandemia, a mudança da produção de rosas para a de alimentos”.

Edson Trebeschi, presidente e fundador da Trebeschi

De acordo com o empresário, naquele momento havia 120 colaboradores da Reijers, que estavam praticamente em aviso prévio. “E a gente conseguiu dar a volta por cima, contratamos todos eles. Hoje, nós estamos gerando lá cerca de 170 empregos diretos”, compara.

A produção é voltada quase toda ela para o consumo local. 

- É um diferencial para a região e para o Nordeste como um todo a proximidade da produção com a gôndola. Como nós estamos falando de produtos perecíveis, isso se traduz em mais qualidade para o consumidor e para o supermercadista”, pontua Edson. “Antes, esses produtos vinham do Sul e Sudeste e, hoje, nós estamos conseguindo produzir na chapada do próprio Ceará. Você tem um produto com frescor maior em função dessa proximidade da colheita e o consumo”, explica.

Produção de tomate - Apesar de focar no mercado consumidor das capitais do Norte e Nordeste, a ideia, segundo o presidente da empresa, é atender Sudeste e Sul, no período de entressafra dessas regiões. “Hoje, ela está atendendo em 70% Norte e Nordeste, e 30% regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul”, informa.

De acordo com Edson, o investimento está correspondendo a expectativa em termos de produtividade e qualidade. “Hoje nós somos a maior produtora de tomates e legumes convencionais e premium do Brasil. E este projeto (Ubajara), especificamente, está focado na produção de produtos premium” explica.

A empresa atende os principais supermercados de varejo e atacarejos de Fortaleza e das outras capitais do Norte e Nordeste, bem como também a alguns distribuidores nessas regiões.

Sustentabilidade - “Dentro do nosso modelo de cultivo, a gente trabalha com técnicas sustentáveis. Para se ter uma ideia, o projeto utiliza 100% da energia gerada na própria localidade, por meio de energia solar. E a gente está partindo para fazer o aproveitamento da água da chuva para usar no período da seca”, destaca Edson. Uma outra questão muito importante é que temos dentro da unidade um manejo para que a gente tenha um controle biológico da produção. Por ser em estufas, é um cultivo protegido. Mas, mesmo assim, a gente tem intensificado cada vez mais a aplicação de insumos biológicos”, diz.

Produção de flores - Com a retomada dos grandes eventos, a procura por flores vem aumentando na mesma proporção. “Com a pandemia, alguns produtores reduziram as áreas de rosas. Mas esse mercado volta muito aquecido agora, pelo que eu tenho conversado com amigos que atuam no segmento de rosas”, comenta Edson Trebeschi.

Mesmo assim, o empresário assegura que vai continuar cultivando hortaliças na Ibiapaba. “Os tomates ficam e eles trazem as flores. As flores vão gerar os tomates. Nós somos especializados na tomatecultura, nos vegetais. Então a gente vai dar sequência a isso que a gente já trabalha”, afirma.

Sobre a Trebeshi - A Trebeschi Tomates foi fundada em 1994. O objetivo inicial era atender os agricultores que tinham seus produtos comercializados por meio da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), que encerrou as atividades naquele ano. Edson, que era funcionário da CAC, abriu a empresa e ampliou a lista de fornecedores.

Após oito anos, adquiriu sua primeira área, com mil hectares, em Uberaba (MG), na contramão do mercado, que tinha no estado de São Paulo os principais polos produtores de tomate.

Em pouco tempo, transformou o Triângulo Mineiro numa das maiores regiões produtoras, com a aquisição de terras em Catalão, Monte Carmelo e outras cidades de Minas.

A empresa investiu em tecnologia. Foi pioneira no Brasil na utilização de uma máquina de seleção de tomates. O investimento, feito há dez anos, foi um divisor de águas na história da empresa, que passou a atender os consumidores com mais qualidade.

Além disso, a Trebeschi Tomates revolucionou seu sistema logístico, vendendo diretamente do Triangulo Mineiro para o resto do País. Antes, a comercialização era feita para São Paulo, que, por sua vez, redistribuía para outros estados. Essa logística gerava perdas e custos altos.

A mudança na logística incluiu a modernização das embalagens e a compra de caminhões refrigerados. O investimento em caixas plásticas e de papelão, no lugar das caixas de madeiras (comuns nos atacadistas), permitiu à Trebeschi reduzir o nível de perdas de 15% para cerca de 4% do volume transportado.

A venda de pacotes fracionados, ao invés do granel, também foi fundamental para agregar valor e reduzir perdas. Segundo o empresário, toda produção é rastreada e as embalagens contêm um código de barras com as informações do produto desde a lavoura até o ponto de venda.


Com informações de Carmen Pompeu, do T
rends-Ceará


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg