Pular para o conteúdo principal

Parque Dom Aloísio Lorscheider é opção de Lazer e Esporte

 

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Ascom Casa Civil - Fotos
Yuri Leonardo - Ascom Casa Civil - Arte

Neste sábado (7), o Parque realiza o primeiro pré-carnaval, a partir das 19h

Quem passa em frente ao Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, em Fortaleza, é contagiado pela vida que pulsa no local, com opções de lazer e esporte para todas as idades. O complexo, que está em funcionamento há quase 10 meses, também representa oportunidades e geração de renda para a comunidade.

Inaugurado em março de 2022, o Parque fica localizado na Avenida Bernardo Manuel, mais precisamente onde funcionou o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), que já foi o maior presídio do Ceará. A requalificação da área, realizada pelo Governo do Ceará, transformou, por meio de cores, equipamentos e serviços de cidadania, o cenário que antes era marcado pela solidão e o medo.
Hoje, no lugar dos altos muros e das grades, a vizinhança cria e fortalece laços de afeto. Para isso, o Parque dispõe de areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, incluindo quadra de areia, além de anfiteatro, quiosques e biblioteca. A administração é de responsabilidade da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Laços familiares e comunitários

Socorro Coelho, de 49 anos, relata sobre como o Parque trouxe dias mais leves. “Antes, a gente sentia insegurança até para passar por aqui. Agora, é tudo diferente. Foi uma mudança grande, principalmente para o meu filho mais velho, o Daniel, que na pandemia da covid-19 desenvolveu ansiedade. Com a inauguração do Parque, eu e ele, que está inscrito no basquete, passamos a frequentar aqui todos os dias. Ele está mais animado e tranquilo, com muitas amizades novas”, diz.
Daniel Coelho, de 14 anos, é um dos mais de 1.670 alunos matriculados nas modalidades esportivas ofertadas no local. Além do basquete, diariamente são realizadas aulas de capoeira, treinamento funcional, futebol, futsal, ritmos, tiro com arco, beach tennis, skate e futsal. As turmas são divididas no período da manhã, tarde e noite. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o projeto Esporte em 3 Tempos, da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

As atividades também são fonte de saúde física e mental para Marlucia Nunes, 53, e Rosa Bento, 53. As duas frequentam as aulas de ritmos desde o começo.
“Eu só não venho no domingo porque não tem”, brinca Rosa. “É saúde para o meu corpo todo, que antes era só dor. Hoje, posso dizer, estou toda desentravada. Além disso, fizemos uma família aqui”, complementa Marlucia.

Além do esporte, o universo lúdico do conhecimento pode ser acessado por todos na biblioteca do Parque, que fica bem próxima à brinquedopraça. Estrutura que encantou a assistente comercial Caroline de Freitas, 33.
“É muito bom ver esse espaço da biblioteca com brinquedoteca. Isso representa mais desenvolvimento para crianças e jovens, com acesso à leitura”, ressalta.
Para o instrutor de capoeira, Jamaica, a formação cultural também é essencial para as crianças. “O Parque proporciona alegria e energias positivas, tirando as crianças da ociosidade. Na capoeira, elas também têm a oportunidade de aprender sobre a cultura popular brasileira”, explica.

Lugar de oportunidades

Além de democratizar o espaço urbano, o Parque Dom Aloísio Lorscheider simboliza a transformação de gerações. É o que afirma a titular da SPS, Onélia Santana. “As experiências vividas impactam positivamente na vida das pessoas, seja por oferecer mais qualidade de vida, desenvolvimento saudável, ou por ofertar oportunidade de qualificação profissional e traçar uma nova trajetória de autonomia. Com o Parque Dom Aloísio Lorscheider, o Governo do Ceará trabalha uma sociedade mais inclusiva, com o cuidado integral e integrado das famílias”, garante.

Com foco na qualificação profissional, a SPS promoveu, dentro do Programa Criando Oportunidades, diversos cursos para a comunidade ao longo de 2022, incluindo de bartender, maquiagem e barbeiro.

A geração de renda também ganha destaque com os trailers e carrinhos no entorno do Parque. É possível encontrar muitas opções de comidas de rua, dentre elas, o famoso pratinho; comida típica cearense que leva arroz (ou baião de dois), creme de frango (vatapá), paçoca e salada.

Rose Soares é quem prepara e vende pratinho no Dom Aloísio. “Eu moro bem perto e, há um mês, no dia do meu aniversário, resolvi vender pratinho aqui. Venho de domingo a domingo, no período da noite, e sempre acaba tudo. No pré-carnaval é que vai ser bom”, projeta.
O pré-carnanal é uma das atividades que compõem a programação de janeiro
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM