O astro da Argentina e do Paris Saint Germain, Lionel Messi recebeu a honraria de Melhor do Mundo de 2022 após um ano marcante, no qual levou sua nação à glória na Copa do Mundo da Fifa de 2022, no Qatar. Messi recebeu o Prêmio na cerimônia do The Best Fifa Football Awards, em Paris-França, nesta segunda-feira (27 de fevereiro de 2023), vencendo a votação à frente dos finalistas Kylian Mbappé e Karim Benzema. Esta é a sétima vez que Messi é escolhido o Melhor do Mundo:
- 2009,
- 2010.
- 2011.
- 2012,
- 2015.
- 2019.
- 2022.
O vencedor - Messi produziu uma série de atuações hipnotizantes durante a campanha triunfante da Argentina na Copa do Mundo. O camisa 10 foi o destaque da Argentina no Qatar, marcando sete gols – incluindo dois na inesquecível vitória sobre a França na final – e dando três assistências durante o torneio. Sua liderança foi frequentemente citada pelos companheiros de equipe como determinante para o sucesso. A influência inspiradora de Messi foi enfatizada quando ele recebeu o Prêmio Bola de Ouro de melhor jogador da competição.
O astro, que também conquistou o Prêmio na Brasil-2014, tornou-se o primeiro jogador a receber a homenagem duas vezes. O atacante também ultrapassou a lenda alemã Lothar Matthaus como detentor do recorde de partidas em Copas do Mundo.
No futebol de clubes, Messi rapidamente se estabeleceu no PSG depois de deixar o Barcelona no verão de 2021. Ele foi figura chave para o time conquistar o título da Ligue 1 em sua temporada de estreia e continuou contribuindo para o sucesso da equipe na temporada 2023/2023. Mas o triunfo de Messi na Copa do Mundo definiu seu ano, quando ele iluminou o maior palco do jogo e ergueu o troféu que cobiçava acima de todos os outros.
Momentos de destaque - Messi mostrou do que é capaz quando Argentina e França disputavam a final de Copa do Mundo mais dramática de todos os tempos. Ele marcou duas vezes e também coverteu sua cobrança na decisão por pênaltis.
Depois de uma surpreendente derrota para a Arábia Saudita na estreia, as esperanças da Argentina na Copa do Mundo estavam por um fio quando a seleção enfrentou o México em seu segundo jogo na fase de grupos. O jogo estava parado no 0 a 0 no meio do segundo tempo, quando Messi abriu o placar com um chute rasteiro preciso.
De volta ao futebol de clubes, Messi encerrou uma associação de 21 anos com o Barcelona quando trocou o times catalão pelo PSG em agosto de 2021. Ele abriu sua conta de gols para seu novo time em grande estilo, com um gol impressionante em um confronto de pesos pesados com o Manchester City pela UEFA Champions League.
O que disseram sobre Messi...
- Fico honrado por treiná-lo e vê-lo jogar. É algo emocionante, porque cada vez que você o vê jogar, é uma grande fonte de motivação para seus companheiros, para as pessoas, para o mundo inteiro. Se Messi é o maior jogador de todos os tempos… Às vezes, como argentinos, é claro que dizemos isso só porque somos argentinos. Talvez seja egoísta... Não tenho dúvidas em dizer que ele é o melhor da História", disse Lionel Scaloni, técnico da Argentina

- Se ele [Messi] não tivesse vencido a Copa do Mundo, minha opinião sobre o que ele fez pelo futebol mundial não teria mudado absolutamente nada. Claro, para ele é a conquista final de uma carreira incrível. Para mim, já disse muitas vezes, ele é o melhor. Seria difícil entender que um jogador pode competir com o que ele fez nos últimos 50 a 70 anos", elogiou Pep Guardiola, técnico Manchester City e ex-treinador de Messi no Barcelona.
- O Futebol deste homem supera qualquer rivalidade. Vi muitos brasileiros – e gente do mundo todo – torcendo por Messi nessa eletrizante final de Copa do Mundo. Ele é um gênio que, além de ser a estrela da Copa do Mundo, liderou uma era", frisou Ronaldo Fenômeno.
Como a vencedora do Prêmio The Best Fifa - Melhor Jogador foi decidida
- 14 jogadores foram inicialmente indicadas ao prêmio, tendo sido escolhidos por um painel de especialistas.
- A partir desta lista, foi feita uma votação envolvendo técnicos e capitães das seleções masculinas, jornalistas especializados e torcedores que votaram no site da Fifa. Os eleitores apontaram suas primeira, segunda e terceira escolhas para vencedores.
- Os pontos foram dados aos indicados com base em sua posição a cada voto (foram cinco pontos para o primeiro, três para o segundo e um para o terceiro).
- Os capitães que tenham sido indicados não poderiam votar em si mesmo.
- O resultado de cada grupo votante – técnicos, capitães, jornalistas e torcedores – valeu cada um como 25% do total , independentemente do número de eleitores em cada grupo.
- O Prêmio The Best Fifa - Melhor Jogador foi dado àquele que recebeu o maior número de pontos.
- O processo de votação foi supervisionado por observadores independentes.
Leia também:
Comentários
Postar um comentário