Pular para o conteúdo principal



73 anos da morte de dom Manoel

Confira o Arquivo Nirez para 14 de março na História do Ceará:

  • 1777 - Empossado o 10º Ouvidor Geral do Ceará, José da Costa Dias e Barros.
  • 1885 - Começa a circular em Fortaleza um jornal com o nome de Parafuso.
  • 1892 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho, substituindo o 1º tenente José Tomás Lobato de Castro.
  • 1903 - Publicada, em Fortaleza, a revista "Boemia dos Novos", literária, com redação de Vicente de Arruda Gondim ( V. de Arruda Gondim), José Clodoveu de Arruda Coelho (Clodoveu Coelho) e Meira Filho. Era mensal e impressa na Tipografia Minerva.
  • 1912 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Repórteres, primeira entidade da classe jornalística no Ceará, de duração efêmera. Instalou-se no dia 23.
  • 1914 - O Governo da República decreta intervenção no Estado do Ceará, nomeando para Interventor o coronel Fernando Setembrino de Carvalho, comandante da guarnição Federal, que assumiu no dia 15.
  • 1925 - Aparece a firma Alves, Medeiros & Companhia, importadora, na Rua Major Facundo, 114, tendo como sócios Antônio Augusto Alves, Paulo Hortêncio de Medeiros e Myrtil Meyer.
  • 1926 - A Light inaugura o trecho de linha de bondes que vai da Praça Fernandes Vieira até a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, com o nome de Jacarecanga, indo pela Rua Guilherme Rocha e Avenida Filomeno Gomes, fazendo ponto nesta e voltando pelo mesmo caminho.
  • 1927 - Suspensas as obras do Viaduto Lucas Bicalho (Ponte dos Ingleses), que vinha sendo construído pela firma inglesa Norton Griffiths & Co., Ltda., que construiu apenas 255 metros de estacadas com 100 metros de estrado.
  • 1930 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 43 anos de idade, o cônego Plínio Teixeira Pequeno, cearense de Icó nascido a 27/11/1886.
  • 1943 - O atleta Carlos Silva Freitas vence a Prova Heroica dos 5 mil metros de nado.
  • 1944 - Suicida-se, saltando do sexto andar do Edifício Diogo, o jovem José Borges Farias, funcionário da “Ceará Light”.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, o ex-arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom Manuel da Silva Gomes (foto Arquidiocese de Fortaleza), cujo corpo foi trasladado para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde ficou exposto à visitação pública, sendo em seguida sepultado na Cripta da Catedral em construção. Nascera em Salvador, Bahia, em 14/3/1876. Hoje seu nome está em avenida no Centro de Fortaleza.
  • 1952 - Eleição para escolha das Diretoria, Conselho Fiscal e a Comissão de União e Defesa da Classe do Centro Médico Cearense. Com o resultado: Presidente - Silvio Ildeburque Leal (Sílvio Leal); Vice-Presidente - Paulo de Melo Machado (Paulo Machado); 1º Secretário - Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata); 2º Secretário - Adalberto Studart Filho; Tesoureiro - Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves (Geraldo Gonçalves); Bibliotecário - Ricardo Gouveia. Conselho Fiscal - José Ribeiro da Frota, Eliezer Studart da Fonseca e Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). Comissão de União e Defesa da Classe: - Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Luís de Oliveira Pombo, Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba); José Carlos Ribeiro e Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro).
  • 1962 - O governador do Estado, José Parsifal Barroso desapropria terreno na Aldeota pertencente a Carlos Gracie, residente no Rio de Janeiro, localizado entre a Rua Deputado Moreira da Rocha, Rua Silva Paulet, Rua Tenente Benévolo e Avenida Barão de Studart, para construção no local, do Palácio da Abolição.
  • 1966 - O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará é fundado, com sede no Palácio do Comércio, 2º andar, sala nº 1.
  • 1968 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores-23BC, quando assume o coronel João Olímpio Filho, rio-grandense do norte.
  • 1973 - Toma posse, na Secretaria de Segurança Pública, o coronel José Aragão Cavalcante.
  • 1974 - Morre o desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, cearense de Ipu nascido a 2/1/1899.
  • 1975 - Entregue ao povo de Fortaleza a nova Avenida José Bastos, abrangendo da Carapinima até a General Osório de Paiva; passando pela Rua Augusto dos Anjos e também a segunda etapa do 4ª Anel Viário de Fortaleza.
  • 1975 - Às 17 horas é inaugurado o Centro de Recursos Naturais Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, com área de 131 mil metros quadrados, projeto do arquiteto Jorge Neves, construído pela Gama Engenharia.
  • 1975 - Recebem, na Academia Cearense de Letras, das mãos do governador César Cals de Oliveira Filho, a Medalha José de Alencar, os intelectuais, tabelião Cláudio Martins e historiador Raimundo Girão.
  • 1975 - Inauguradas, mais duas escolas em Fortaleza. Às 9h30, o Grupo Escolar Dona Ilza Diogo, no Conjunto Nova Assunção; e às 16 horas, a Escola Integrada Dr. César Cals, na Rua Domingos Olímpio.
  • 1979 - Criada, pela Lei 10.249, a Secretaria de Comunicação Social, que teve como primeiro secretário o jornalista cearense José Rangel Araújo Cavalcante, radicado na época em Brasília.
  • 1982 - Morre em Fortaleza, aos 89 anos de idade, o médico José Leite Maranhão, ex-prefeito de Fortaleza, cujo sepultamento ocorre no Parque da Paz. Era nascido no distrito de Coité, no Município de Milagres, no dia 10/8/1894.
  • 1983 - A Praça Murilo Borges é inaugurada, ao lado do edifício do Banco do Nordeste de Brasil-BNB, entre a Rua da Assunção, Rua Pedro I e Rua Floriano Peixoto, iniciativa do próprio banco que adquiriu e demoliu as casas que ali ficavam. Hoje o prédio pertence à Justiça. O arquiteto foi Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão).
  • 2002 - Visto em Fortaleza, pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), o cometa Ikeya-Zhang, que será visto até 5/4.
  • 2014 - Encontrado morto por uma paulada, com a cabeço envolta em um saco plástico, Djanir Pinheiro Landim, que foi Rei Momo de Fortaleza nos anos 1994 a 1998 e em 2009. Ele era aeroviário e trabalhou vários anos no Aeroporto Pinto Martins.
  • 2015 - O jornalista Luciano Diógenes morre. Foi jornalista do Correio do Ceará, dos Diários Associados, trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs e publicou o livro “Os Sete Pecados da Capital”. Por muitos anos publicou o livro “Personalidades do Ceará”.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...