Pular para o conteúdo principal

92 anos da morte do poeta Juvenal Galeno Silva

Eis o Arquivo Nirez para 7 de março na História do Ceará.
  • 1856 - Conclui-se o edifício do Lazareto da Lagoa Funda, a cerca de três quilômetros a noroeste da cidade, no Jacarecanga.
  • 1862 - Publicado em Fortaleza, impresso na Tipografia Brasileira, de Paiva & Companhia, o jornal O Artista, que saía às sextas-feiras, impresso por João Evangelista.
  • 1883 - Embarca, com destino a Belém do Pará, o 15º Batalhão de Infantaria, por ter-se incorporado à luta abolicionista.
  • 1893 - Passa a operar, com sede na então Praça José de Alencar, hoje Largo do Correio, o Banco do Ceará, tendo na diretoria João Joaquim Simões, presidente; Alfredo da Rocha Salgado, secretário; Joaquim Dias da Rocha, Thomé Augusto da Mota, José Albano Filho e Manoel Gomes Barbosa.
  • 1910 - Instala-se, em Fortaleza, o London and Brazilian Bank Limited, que teve permissão para abrir caixas filiais em Fortaleza e São Luís, pelo Decreto 7.857, de 10/02/1910. Instalou-se no andar térreo do Palácio Guarany, na Rua Barão do Rio Branco nº 84 (antigo, atual 732), esquina com Rua Senador Alencar. Depois se mudou para prédio na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua São Paulo.
  • 1912 - Funda-se, no Colégio Humanidade Nova, no sobrado do Barão Ibiapaba, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Senador Alencar, onde hoje fica uma agência do Bradesco, o Centro Tipográfico Cearense, deliberando ao mesmo tempo não cooperarem seus membros com a candidatura do general Bezerril Fontenele, bem como impedir o aparecimento do jornal A Tribuna, órgão da dita candidatura.
  • 1919 - Dom Manuel da Silva Gomes funda a Arquidiocese de Fortaleza e a Obra das Vocações Sacerdotais sob o patrocínio de São José.
  • 1925 - Circula o primeiro número da revista literária e de mundanismo, Fanfarra, dirigida por Coelho Garcia e redatoriada pelo poeta e escritor Edgar Ramos de Alencar (Edigar de Alencar), o gerente era Sérvulo Monteiro da Silva. Era impressa pela Casa Editora Tipografia Modelo.


  • 1931 - Morre, com a idade de 94 anos, o poeta popular e folclorista Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva (foto), um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL, onde é Patrono da Cadeira 23. Nascera em Casa 66 da então Rua Formosa, hoje Rua Barão do Rio Branco, em Fortaleza, no dia 27/9/1836. Existe hoje no Benfica a Rua Juvenal Galeno.
  • 1934 - Incêndio destrói a Casa Paraguaçu, na Praça Capistrano de Abreu (atual Praça Valdemar Falcão).
  • 1940 - Inaugurada a Praça Fernandes Vieira, após remodelação e ajardinamento. Hoje é Praça Gustavo Barroso, que fica em frente ao Liceu do Ceará, no Jacarecanga.
  • 1942 - Inaugura-se o prédio do Banco do Brasil, na Praça Valdemar Falcão, onde hoje funciona a Agência Metropolitana José de Alencar, entre o Palácio do Comércio e os Correios. Na ocasião, discursaram Fernando Lemos Basto, gerente do Banco do Brasil, Genésio Falcão Câmara e Joaquim Antônio de Andrade Furtado, representando o Interventor.
  • 1946 - Ressurge, na Rua Amadeu Furtado, 78, no São Gerardo, o Centro Espírita João Evangelista Amor e Fraternidade, fundado em 1942 no Jardim América.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, Manuel Batista de Oliveira, médico de projeção, que clinicou algum tempo em Iguatu e esteve prestando serviços gratuitos no Posto de Saúde da Vila Cristo Rei, na Aldeota.
  • 1954 - Instala-se, solenemente, em Fortaleza, o II Congresso dos Municípios Cearenses.
  • 1955 - Morre, em pleno exercício de suas atividades, quando analisava um processo sobre a reintegração de um funcionário da Secretaria de Polícia, durante sessão do Tribunal de Contas, às 15h15, o ministro Joaquim Marques, aos 68 anos, vítima de colapso cardíaco. Durante o governo de Matos Peixoto, ocupou o cargo de diretor geral da Secretaria da Fazenda. Na interventoria de Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, foi diretor geral da Secretaria de Polícia. Durante o governo de Beni Carvalho, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas.
  • 1959 - Toma posse no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Ivan Modesto de Almeida, recebendo o cargo das mãos do capitão de corveta José Joaquim Gomes Fontenele.
  • 1960 - O Museu Histórico e Antropológico do Ceará tem nova direção. Assume Manuel Albano Amora, substituindo Raimundo Girão. Hoje chama-se Museu do Ceará.
  • 1961 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Newton Braga de Farias, em substituição a Ivan Modesto de Almeida, do mesmo posto.
  • 1963 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Augusto Teixeira Coimbra, em substituição ao coronel Carlos Júlio Amaral da Cunha, que deixara o comando a 30/01/1963.
  • 1963 - Fundado o Colégio Santo Tomás de Aquino primeira obra educacional da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, mantida pelo conselho paroquial da Igreja de Fátima.
  • 1973 - Falece o professor Paulino de Barros, vítima de enfisema. O sepultamento realizou-se no mesmo dia, às 17 horas.
  • 1974 - Inaugurada oficialmente, a TV-Educativa (TVE), Canal 5, do Governo do Estado, que tem hoje o nome de TV Ceará (TVC). A TVE havia entrado no ar em caráter experimental no dia 18/2/1974.
  • 1974 - Inauguradas pelo prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) três unidades escolares de primeiro grau: Grupo Escolar Creusa do Carmo Rocha, na Granja Portugal; Grupo Escolar Catulo da Paixão Cearense, na Vila Peri; e Grupo Escolar Irmã Simas, no Conjunto Alvorada.
  • 1975 - Hugo Alves Mesquita (Hugo Bianchi), 49 anos, 27 dos quais dedicados ao ballet, abandona a dança, depois do estrondoso sucesso de Othelo, de Shakespeare. ''Acho que o artista deve sair do palco antes da derrocada''. E sai sem ressentimentos: ''consegui em parte o que dei de mim à cultura, mas se uns nascem com estrela, outros apenas marcam passo''. Hugo Bianchi vai se dedicar integralmente à Academia Eros Volusia, que funciona no Theatro José de Alencar.
  • 1980 - Morre, aos 81 anos de idade, o historiador Hugo Catunda Brasil Fontenele, membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL. Era cearense de Ipueiras onde nascera a 10/08/1898.
  • 1991 - Funda-se em Fortaleza o Santos Futebol Clube Nordeste, pelo empresário paulista radicado em Fortaleza, Roberto de Oliveira Braga.
  • 1997 - Fundado em Fortaleza o Centro de Treinamento Uniclinic, time de futebol com sede em prédio na Rua Paulo Parente, 325, na Lagoa Redonda, pertencente à União de Clínicas do Ceará-Uniclinic .
  • 2003 - A antiga Chefatura de Polícia, depois Secretaria de Polícia do Ceará, depois Secretaria de Polícia e Segurança Pública e depois Secretaria de Segurança Pública e ainda Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, pela Lei 13.297 passa a denominar-se Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social-SSPDS.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM