Pular para o conteúdo principal



Começa XIX Conselheiro Vivo

Com o tema 'Democracia e Civilização: Vida Digna ao Povo do Sertão', a 19ª Edição do Evento Conselheiro Vivo movimenta o Calendário Cultural de Quixeramobim começou, na noite desta quinta-feira (2) e vai até segunda-feira (13 de março de 2023). O XIX Conselheiro Vivo, que ressalta a Memória e as Novas Imaginações que se ligam a Antônio Conselheiro, quixeramobinense e líder do Movimento de Canudos, tem a participação da Unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc Ler de Quixeramobim).

A iniciativa é uma Ação Conjunta do:

  • Sesc.
  • Governo do Ceará, por meio da Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamentos da Secretaria da Cultura (Secult) geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
  • Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc).
  • Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
  • Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quixeramobim.
  • Organização Não Governamental (ONG) Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq).
  • Academia Quixeramobiense de Letras (Aquiletras).

O Sesc atua como agente colaborativo dessa Ação, há mais de uma década, por meio dos seus projetos educacionais e culturais. A cargo da entidade, estarão painéis temáticos, apresentações artísticas e contação de histórias, além da abertura de equipamentos para visitação, como o Museu Orgânico Antônio Rabelo e o Centro de Documentação Antônio Conselheiro. Outro equipamento batizado com o nome do líder de Canudos é a Biblioteca Sesc Antônio Conselheiro, que, junto com o acesso ao Acervo de Literatura desse Personagem Histórico, abrirá suas portas para Contação de Histórias a alunos de diversas Escolas de Quixeramobim.

Logo na abertura do Evento, na Casa de Antônio Conselheiro, houve a Roda de Conversa "Feminismos e lutas por direitos: Repercussões nas Políticas Públicas para as Mulheres no Brasil". O Bate-Papo contou com:

  • Jornalista e escritora Manuela d`Ávila.
  • Deputada estadual  e ex-vereadora de Fortaeza, Larissa Gaspar.
  • Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela. 

Outro ponto alto da Programação é o show de encerramento, no sábado (11), a partir das nove da noite, com apresentação de Chambinho do Acordeon. Antes, Azanias e Banda e Banda Reite abrem a noite musical, todos subindo ao palco da Praça da Cultura. 

Um pouco de História - Quixeramobiense, nascido em 13 de março de 1830, Antônio Vicente Mendes Maciel, ou Antônio Conselheiro, tornou-se famoso ao liderar habitantes de um pequeno vilarejo no sertão da na Bahia, conhecido pelo nome de Arraial de Canudos, de 1893 a 1897, em revolta popular contra o Governo da época. 

O Conselheiro Vivo segue com uma das atividades mais significativas na Programação Cultural Social e Educacional de Quixeramobim, que se orgulha por ser a Terra dessa personalidade, validando cada vez mais a importância de sua História e Preservação da Memória.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

2 de março - Quinta-feira

  • Cortejo de abertura com as escolas municipais com saída da Estação Ferroviária até Casa de Antônio Conselheiro.
  • Apresentações culturais - Cia Sense de Arte e Cultura (CAC) e artistas locais.
  • Abertura Oficial - Roda de Conversa - "Feminismos e lutas por direitos: repercussões nas Políticas Públicas para as Mulheres no Brasil". Convidadas: Manuela d’Avila (Jornalista e escritora), Larissa Gaspar (Deputada Estadual) e Luisa Cela (Secretária da Cultura do Ceará). Mediação: Nayara Ribeiro (presidenta do Iphanaq)
  • Apresentação: Pedro Igor, na Casa de Antônio Conselheiro.

3 de março - sexta-feira

  • 8h - Oficina Cordel de Mulheres, com Julie Oliveira (Sesc Ler), na Escola de Tempo Integral Coronel Humberto Bezerra. 
  • 14h - Oficina de Xilogravura, com Mestre João Pedro do Juazeiro (CAC/Iphanaq) EEF Municipal Álvaro de Araújo Carneiro.
  • 16h - Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro (IAC): Apresentação musical com Nonato Lima. 
  • 19h - Papo Cultural no. 100 - Convidado: Zé Vicente (Cantor e compositor - Orós/CE). Mediação: Ailton Brasil
  • 21h - Momento Cultural, com Zé Vicente, na Casa de Antônio Conselheiro.

4 de março - Sábado

  • 9h - Inauguração - Sede AQUILetras Acolhida: Gil Raiz (PMQ), na Sede AQUILetras 
  • 16h - Itinerância Mostra Cinema LAB Ceará Local: Casa de Antônio Conselheiro 
  • 17h - Sarau: “Pôr do Sol na Ponte”. (PMQ/CAC)-Convidados: Gescélio Coutinho, Natan Feijão, João Paulo Barbosa, Paulinho Sax, na Ponte Metálica 
  • 19h30 - Roda de Conversa - (CAC/Iphanaq). Convidada: Professora Fernanda Flores. Tema: “Ana Montenegro: uma quixeramobinense nas lutas pela liberdade”. Participação: Carlos Cesar Sabino (CAC). Mediação: Pedro Victor Pimentel (Diretor Cultural da ONG Iphanaq).
  • 21h - Show musical com Junú - (Sesc)-Abertura: David Einstein acústico (CAC/Iphanaq), na Casa de Antônio Conselheiro 

5 de março - Domingo

  • 17h - Contação de História - “Antonino Peregrino” (Sesc Ler) Convidadas: As encantadoras de Histórias - Lilian e Valéria, na Casa de Antônio Conselheiro. 
  • 16h - Itinerância Mostra Cinema LAB Ceará.

6 de março - Segunda-feira

  • 9h - Quem é o Sertanejo? O sertão negro e suas imagens - Ministrantes: Alan Avelino e Samuel Maciel. na Escola Municipal Zilá Carneiro (Turma de 8º Ano) 
  • 14h - Oficina de oportunidades de mercado para o artesanato, com foco em Quixeramobim e Antônio Conselheiro. Facilitador: Consultor Sebrae-Sebrae Quixeramobim 
  • 15h - Quem é o Sertanejo? O sertão negro e suas imagens - Ministrantes: Alan Avelino e Samuel Maciel, na Escola Municipal Padre José Van Esch (Turma de 8°Ano) 
  • 19h - Cineclube Iphanaq/Conselheiro-Escola Francisco Carneiro Sobrinho - Distrito de Nenelândia 
  • 19h - Programação com Robério Santos (O Cangaço na Literatura) (CAC/Sesc Ler) Participação especial: Antônio Rabelo-SESC Ler Quixeramobim-Mediação: Bruno Paulino 

7 de março - Terça-Feira

  • 8h - Vivência/Oficina de Bordado com Mestra Dadá Leitão e Caio Nascimento (CAC/PMQ) Local: Escola de Ensino Médio Guilherme Correia Lima - Distrito de Belém.
  • 14h - Oficina de oportunidades para o setor da Economia Criativa-Sebrae Quixeramobim-Facilitador: Consultora Sebrae .
  • 14h - Oficina com Mestre Klévisson Viana (CAC/Iphanaq)- Escola Ensino Médio João de Araújo Carneiro - Fazenda Canafístula, Distrito de Damião Carneiro. 
  • 19h - Roda de conversa: “O sertão negro e indígena: quem é o sertanejo?” - Convidados: Cacika Irê (Secretária dos Povos Indígenas do Ceará), Prof. Neto Camorim (ONG Iphanaq/ Quixeramobim-CE). Mediação: professor Samuel Maciel (MIHL/Universidade Estadual do Ceará), na Casa de Antônio Conselheiro

8 de março - Quarta-feira 

  • 19h - Roda de Conversa: “Mulheres e Literatura” - convidadas: Nataly Oliveira, Kinaya Black e Goreth Pimentel (CAC/Iphanaq). Mediação: Mayara Albuquerque
  • 21h - Show “Mylla Canta Mulheres”, com Mylla Torres, na Casa de Antônio Conselheiro.

9 de março - Quinta-feira

  • 9h - Seminário sobre Patrimônio Cultural (CAC/CMQ)-Abertura - Palestra: "O Agir Democrático na Salvaguarda do Patrimônio Cultural", com o professor Humberto Cunha Filho.
  • 10h - Roda de Conversa: Código do Patrimônio Cultural do Ceará. Convidados: Vitor Studart (ASJUR/Secult-CE), Jéssica Ohara (Copam/Secult CE), Michelle Maciel e Alênio Carlos (CSCA), Davi Pordeus (OAB CE), Fabio Santiago (Dicultura), Prefeitos (as), vereadores e dirigentes municipais de Cultura da região do Sertão Central, instituições de ensino superior, etc.
  • 11h - Posse da Comissão de Direitos Culturais da OAB Sertão Central e sessão de autógrafos do livro "Teoria dos Direitos Culturais", do Professor Humberto Cunha Filho. Plenário da Câmara Municipal de Quixeramobim 
  • 15h - Lançamento do Censo dos Mestres e Mestras da Cultura (CAC/CSCA) Local: EEEP Dr José Alves da Silveira 
  • 18h - Roda de Conversa: “Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha: acervos e lugares de memórias”. (Iphanaq/CAC/PMQ)-Convidados: Ana Paula Lacerda, Lenildo Gomes (IDM), Helena Barbosa (CDMAC), Pedro Igor e Neto Camorim. Mediação: Bruno Paulino
  • 20h - Tertúlia com DJ JP Roots (CAC/Iphanaq).
  • 21h - Show musical com Neto Inácio Acústico, na Casa de Antônio Conselheiro 

10 de março - Sexta-feira

  • 9h - Roda de Conversa: “O Cancioneiro de Canudos”. Convidado: João Batista S. Lima (Historiador, pesquisador e mestrando em Crítica Cultural - UNEB/ Canudos-BA). Mediação: professor Neto Camorim (ONG Iphanaq/ Quixeramobim), no Liceu Alfredo Almeida Machado. 
  • 9h - Oficina com Simone Barreto (Iphanaq/CAC), no Colégio Nossa Senhora do Rosário.
  • 9h - Oficina com Luci Sacoleira (Iphanaq/CAC). na Escola do Campo Irmã Tereza Cristina.
  • 14h - Roda de Conversa: Canudos - 130 anos de resistência, da defesa pela democracia e da memória. com João Ferreira Damião (Iphanaq/CAC). Mediação: Ailton Siqueira. na Escola Andrade Furtado II.
  • 14h - Oficina com Renata Santiago (Iphanaq/CAC), na Escola Assis Bezerra. 
  • 14h - Roda de conversa com Osvaldo Costa (Iphanaq/CAC), na Escola Municipal Agrícola Deputado Leorne Belém.
  • 14h - Roda de Conversa com Tibico Brasil (Iphanaq/CAC), an Escola de Tempo Integral Coronel Humberto Bezerra.
  • 15h - Roda de Conversa: Antônio Conselheiro: Imagem e Distorções de uma Personalidade. com Marcelhia Soares (Iphanaq/CAC). Mediação: Nathalia Maia (ONG Iphanaq). na Escola de Tempo Integral  Maria Vidal Pimenta Lima 
  • 18h30 - Lançamento do Catálogo da Exposição “Tramas de Belo Monte” e visita guiada à exposição na Casa de Antônio Conselheiro.
  • 19h30 - Roda de Conversa - “Ceará e Bahia: tramas de Quixeramobim a Canudos”.
  • Convidados: Bruno Monteiro (Secult-BA), Luisa Cela (Secult-CE), Luís Paulo Neiva (UNEB), Cirilo Pimenta (PMQ), Neto Morais (Secult-Quixeramobim), Maria Marighella (Funarte). Mediação: Pedro Igor (CAC). (Assinatura TCC)
  • 20 horas - Show musical: Mateus Fazeno Rock (CAC), na Casa de Antônio Conselheiro. 

11 de março - sábado

  • 10h - Roda de conversa: "Movimentos de luta no sertão: A guerra contra Canudos e o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto", com Rosemberg Cariry. (CAC/Iphanaq). Mediação: Professor Neto Camorim (ONG Iphanaq/ Quixeramobim), na  Casa de Antônio Conselheiro 
  • 16h - Entregas da Comenda Antônio Conselheiro, no Plenário da Câmara Municipal de Quixeramobim (CMQ).
  • 21h - Show de Encerramento - Conselheiro Vivo 2023 com Azanias e Banda, Banda Reite e Chambinho do Acordeon, na Praça da Cultura.

12 de março - Domingo

  • 16 horas - Passeio Turístico em Quixeramobim com fala do professor Alexandre Pinheiro. 

13 de março - Segunda-feira

  • 9 horas - Entrega da Premiação do Concurso Literário.

Programações Permanentes: 

  • Visitas a Casa de Antônio Conselheiro, ao Museu Orgânico Antônio Rabelo e a Biblioteca Sesc Antônio Conselheiro. 
  • Acesso ao Acervo de Literatura de Antônio Conselheiro.
  • Contação de Histórias.

Serviço

  • XIX Conselheiro Vivo 2023-Sesc Ler Quixeramobim.
  • Até 13 de março
  • Informações: (88)3441.1402

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...