Pular para o conteúdo principal

Morre aos 75 anos, Rita Lee, a Rainha do Rock

Partiu, nesta segunda-feira (8/5), aos 75 anos, a cantora e compositora Rita Lee, Rainha do Rock Brasileiro. 

Diagnosticada com câncer de pulmão, desde 2021 ela lutava contra a doença. Não morreu do coração. Mas amou demais e fez um monte de gente feliz. Por isso, o dia não é só de tristeza, mas também de reverência e agradecimento por todo seu legado.



A família confirmou o falecimento nas redes sociais da cantora. Ela morreu em sua residência, em São Paulo, na capital paulista, no final da noite de ontem. “Cercada de todo amor e de sua família, como sempre desejou”, diz o comunicado da família.

O velório será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10 às 17 horas. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado.

A cerimônia será particular. Neste momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz a família.

Foto: Marco Senche/Wikimedia Commons

Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos:
  1. Beto, de 45 anos.
  2. João, de 44 anos.
  3. Antônio, de 42 anos.
Filha mais nova de um dentista americano e uma dona de casa de ascendência italiana, Rita Lee Jones de Carvalho nasceu no dia 31 de dezembro de 1947 na capital paulista. Ainda adolescente, deixou a vida sossegada no bairro da Vila Mariana ao ser conquistada por “esse tal do rock and roll”. No fim dos anos 1960, passou a fazer parte do grupo Os Mutantes, ao lado dos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Rita era fã do Rock inglês e norte-americano, mas também acompanhava as tendências musicais brasileiras. Ela era praticamente uma síntese de brasilidade e cosmopolitismo, em uma época que a bossa nova reinava e a guitarra elétrica era mal vista.


De repente, a menina meio americana, ruiva e de sardas, parecia ter tudo a ver com o movimento tropicalista que começava a tomar forma nas mentes de artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

- Foi muito forte pra mim aquilo. Finalmente conheci meu lado brasileiro. É isso. É uma mistura de tudo, eu sou uma mistura de tudo. Eu sou mais brasileira do que Pelé... Ou tanto quanto Pelé... Ou tão brasileira quanto o Geraldo Vandré.... A minha cabeça fez nhóoooin…”, disse a artista.

A saída do grupo Os Mutantes, no início dos anos 1970, foi conturbada. “Eu fui expulsa dos Mutantes. Foi triste. Sofri pra xuxu. Aí fiz uma letra. E a gente gravou o disco, tudo, mas eu não conseguia cantar a música”.

“Kiss baby, pena que você não me quis, não me suicidei por um triz, ai de mim que sou assim”, diz a letra de Mutante.

A artista, no entanto, logo voltou a cantar acompanhada pela Banda Tutti Fruti. Nesta época, em plena ditadura, teve canções censuradas e chegou a ser presa, em 1976, quando estava grávida do primeiro filho.

O sucesso absoluto viria na parceria com o marido Roberto de Carvalho. Nos anos 1980, seus álbuns venderam milhões de cópias, com hits eternos como Lança Perfume e Baila Comigo, Flagra, Doce Vampiro e tantos outros.

Ecad: Com imenso pesar, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) lamenta o falecimento da cantora, compositora, instrumentista, atriz e escritora Rita Lee, aos 75 anos. Considerada uma das lendas do rock nacional, Rita Lee deixa a sua marca na história da música brasileira e um repertório de 324 obras musicais e 642 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil. Seu legado permanecerá vivo em todo o mundo e, neste momento de dor e tristeza, a instituição se solidariza com seus familiares e amigos.

No último aniversário da artista, festejado em 31 de dezembro, o Ecad divulgou as suas canções mais gravadas e as mais tocadas no país nos últimos 10 anos. “Mania de você”, uma parceria com o marido Roberto de Carvalho, se destacou na liderança dos dois rankings. Rita Lee nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Nos últimos 10 anos, a artista teve mais de 80% de seus rendimentos em direitos autorais de execução pública provenientes dos segmentos de TVs, rádios e shows.

Ranking das músicas de Rita Lee mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina)


 

Posição

Música

Autores

1

Mania de você

Rita Lee / Roberto de Carvalho

2

Colombina

Ed Motta / Rita Lee

3

Agora só falta você

Rita Lee / Carlini

4

Caso sério

Rita Lee / Roberto de Carvalho

5

Desculpe o auê

Rita Lee / Roberto de Carvalho

6

Ovelha negra

Rita Lee

7

Lança perfume

Rita Lee / Roberto de Carvalho

8

Ando meio desligado

Sergio Dias / Arnaldo Baptista / Rita Lee

9

Fora da lei

Ed Motta / Rita Lee

10

Baila comigo

Rita Lee

11

Amor e sexo

Arnaldo Jabor / Rita Lee / Roberto de Carvalho

12

Nem luxo nem lixo

Rita Lee / Roberto de Carvalho

13

Alô alô marciano

Rita Lee / Roberto de Carvalho

14

Reza

Rita Lee / Roberto de Carvalho

15

Jardins da Babilônia

Lee Marcucci / Rita Lee

16

Doce vampiro

Rita Lee

17

Balada do louco

Arnaldo Baptista / Rita Lee

18

Mutante

Rita Lee / Roberto de Carvalho

19

Saúde

Rita Lee / Roberto de Carvalho

20

Pagu

Zélia Duncan / Rita Lee

 

Ranking das músicas de autoria de Rita Lee mais regravadas
 

Posição

Música

Autores

1

Mania de você

Rita Lee / Roberto de Carvalho

2

Ando meio desligado

Sergio Dias / Arnaldo Baptista / Rita Lee

3

Mutante

Rita Lee / Roberto de Carvalho

4

Ovelha negra

Rita Lee

5

Agora só falta você

Rita Lee / Carlini

6

Desculpe o auê

Rita Lee / Roberto de Carvalho

7

Lança perfume

Rita Lee / Roberto de Carvalho

8

Baila comigo

Rita Lee

9

Caso sério

Rita Lee / Roberto de Carvalho

Top top

Sergio Dias / Arnaldo Baptista / Rita Lee / Liminha

10

Alô alô marciano

Rita Lee / Roberto de Carvalho

Balada do louco

Arnaldo Baptista / Rita Lee


  • Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT): O Brasil se despede hoje de um ícone do rock nacional. Em 60 anos de carreira, Rita Lee foi referência na música e na luta pela independência feminina. Meus sentimentos de pesar a todos os familiares, amigos e fãs".
  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT): Estrela do rock, Rita Lee cantou a liberdade, foi símbolo da afirmação feminina e, com sua musicalidade, questionou as normas, tornou-se ícone cultural do nosso País. Fundadora dos Mutantes, símbolo do nosso tropicalismo, construiu um legado musical que atravessa e toca diferentes gerações. Sinto muito por sua partida. Dedico minha solidariedade aos familiares, amigos e fãs".
  • Cantor Carlinhos Brown: Rita sempre olhou por nós. Nus, descalços, vestidos, tocando lata ou até no velho jeans Lee. Rita, viajante do tempo, de serenatas de luaus, à beira da fogueira, à beira-mar. Rita, companheira de sempre, front de todas as bandas. Impossível abrir um concerto de música brasileira em que você não esteja. Eu te vi tocando lata, Mutante, eu te vi mutar percussionista gigante. Eu te vejo, eu te sinto e eu te amo tanto. Não vou me despedir de você porque ainda vou te encontrar. A sua música vai continuar no que faço, no que sinto, nos meus festejos familiares. Na sensação de água na boca que sinto por outro. Você será sempre a ovelha negra que lidera o pastor, que bagunça os credos e que mostra o verdadeiro caminho da fé que é amar os outros. E assim te amo, e assim agradeço pela beleza de sua vida e desta bela encarnação que você trouxe. Mostrando como deve ser, sempre unindo o país, unindo a gente e trazendo beleza ao sol. Até um dia, em que nos reencontraremos para fazer um novo tocar".
  • Escritor Arilo Cavalcante Júnior: Uma singela homenagem a esta Grande e Inesquecível Cantora Brasileira!!! Rita Lee, a Rainha do Rock Brasileiro!!! Saudades Eternas!!!
  • RITA LEE
    Ela começou de uma maneira apaixonante..
    Era a linda fada encantada dos Mutantes.
    Tocando flauta e alegremente a percussão.
    Fazendo tudo com muita paixão.
    Cantou divinamente e apaixonadamente José.
    Relatando o seu amor pela casta Maria.
    A Rainha do Rock também tem muita fé.
    E faz da sua música uma eterna alegria.
    Ovelha Negra e Esse Tal de Rock Enrow.
    Embalavam os bailes dos anos setenta.
    E a juventude e o Brasil aprovou.
    Ritinha sabiamente tudo inventa.
    Com a Boca no Mundo.
    Falou da Música Popular Brasileira.
    Uma sátira de conteúdo profundo.
    Brincadeira da nossa maior roqueira.
    A Misteriosa Bruxa Amarela.
    O Fruto Proibido deliciosamente comeu.
    Ficando eufórica e bastante tagarela.
    Arrombou a Festa no Apogeu.
    Agora ela brilha com imensa majestade.
    Estrela Majestosa de maior magnitude.
    Como roqueira mostrou a sua brasilidade.
    Cheia de personalidade e atitude.
    Rita Lee Jones de Carvalho.
    A Rainha e os seus súditos leais.
    Serão as maiores cartas do baralho.
    Os poderes da Dama serão primordiais".

Com informações da Agência Brasil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".