Pular para o conteúdo principal

Ceará recupera índices Pré-Pandemia no Ensino Fundamental

O Ceará conseguiu recuperar os índices Pré-Pandemia Covid 19 na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental na Rede Pública.
 

A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas, em transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta terça-feira (20). 

Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), em avaliação aplicada em 2022 com 293.825 estudantes distribuídos em 3.840 escolas dos 184 municípios. A transmissão, que contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela, também apresentou os resultados das Escolas Nota 10.



Elmano de Freitas ressaltou o esforço de todos aqueles envolvidos no árduo trabalho para recuperar os impactos impostos pela covid-19, que afetou diretamente a regularidade das atividades presenciais de dois anos letivos (2020 e 2021). “Esse resultado e o esforço de todos os nossos profissionais é motivo de muito orgulho. Apresentamos hoje um resultado muito expressivo de todos aqueles que fazem a Educação no Ceará”, disse.

Eliana Estrela comemorou o resultado, exaltando a parcela de contribuição de todos os setores educacionais envolvidos nesta conquista. “É válido lembrar que apresentar esses resultados é importante para que possamos planejar nossas próximas intervenções. Gostaria de agradecer a todos que participaram desse processo, também ao nosso regime de colaboração com os municípios”, pontuou.



Panorama positivo: Os dados traçam um panorama da educação cearense após os três anos de pandemia, que repercutiu no processo de aprendizagem das crianças que iniciavam a escolarização ou davam seguimento ao Ensino Fundamental nas redes municipais. A avaliação do Spaece aconteceu após informações diagnósticas do início de 2022, que apontaram uma queda no desenvolvimento nas habilidades de leitura e escrita das crianças. A partir desses resultados, foi iniciado, por meio do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), um trabalho focado na recomposição das aprendizagens.

Com isso, o Governo do Ceará, em suporte e esforço conjunto com as redes municipais de ensino, conseguiu elevar para 84,6% o percentual de estudantes alfabetizados ao término do 2º ano. O Spaece Alfa também demonstrou que todos os 184 municípios cearenses mantiveram as crianças alfabetizadas no término do 2º ano, assim como em 2019. Destes, 177 como nível desejável e 7 como suficiente. Em 2007, apenas 49 municípios estavam nesta situação, sendo 14 aqueles no nível desejável.

No 5º ano do Ensino Fundamental, o padrão adequado em Língua Portuguesa foi alcançado por 123 municípios. Em Matemática, 83 municípios atingiram este padrão. Em 2008, nenhum município cearense apresentou média no nível adequado nestas duas disciplinas.

Para o 9º ano do Ensino Fundamental, 161 municípios têm seus alunos em nível adequado ou intermediário para Língua Portuguesa e 59 estão nestas condições para Matemática. Não há registro de resultados de nível muito crítico para nenhum dos 184 municípios na proficiência de qualquer das duas disciplinas. Assim como em 2019, a soma do percentual de estudantes no nível adequado e intermediário no 9º ano alcançou 62% em Língua Portuguesa. Além disso, considerando apenas o nível adequado nessa disciplina, o resultado de 2022 chegou a um patamar maior do que em 2019, saltando de 24% para 27%. Em Matemática, o desafio é histórico. No entanto, ao longo do período de 2008 a 2022, a educação cearense apresenta progressão: 1% da rede pública estava no padrão adequado em 2008, passando para 14% em 2022.

A titular da Seduc também comentou sobre os desafios para melhorar os índices em Matemática. “Ainda é um desafio para nós. Todo o Brasil tem essa dificuldade e com o Ceará não é diferente. Estamos acompanhando mais diretamente todo esse processo junto à formação de professores especializados, além de formatar materiais voltados para o assunto”, explicou Eliana Estrela.

Veja aqui os dados apresentados

Medida importante para o trabalho foi o Pacto pela Aprendizagem, lançado em 2021 e ampliado até 2024, com o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os 184 municípios cearenses para promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia. A estratégia possui ações voltadas ao apoio pedagógico, implementação do tempo integral, fortalecimento das competências socioemocionais e melhorias na infraestrutura das escolas.

Escolas Nota 10: Um total de 566 escolas obtive resultados de nível Escola Nota 10 ao término do 2º ano. Para o 5º ano, foram 365 unidades escolares e, para o 9º ano, 74. Para atingir esse nível, as escolas devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto para 5º e 9º ano deve ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.



Veja a lista de Premiação do Escola Nota 10: 2º ano; 5º ano; e 9º ano

Mais Paic: O Spaece é uma ferramenta que embasa ações do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido pelo Governo do Ceará em regime de colaboração com todos os municípios cearenses desde 2007. Inicialmente, a meta era alfabetizar todas as crianças cearenses até os 7 anos de idade, propósito que evoluiu posteriormente para as demais etapas do Ensino Fundamental.

Mesmo não sendo responsável direto pela oferta de matrícula para o Ensino Fundamental, o Governo do Ceará vislumbrou a garantia da aprendizagem das crianças e jovens na idade certa como uma política pública prioritária. Neste sentido, passou a oferecer formação continuada aos professores do Ensino Fundamental, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras ações voltadas à garantia do direito à aprendizagem.

Atualmente, a iniciativa é denominada Paic Integral, cuja meta é levar a jornada prolongada às redes municipais, de forma gradativa, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano, em 2023.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh