Pular para o conteúdo principal

Ceará simplifica licenças ambientais


Aberto, nesta quinta-feira (15 de junho de 2023), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o XXVI Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste). A expectativa é 50 mil participantes no evento, que se estende até sábado (17). 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas abriu o PecNordeste 2023, acompanhado de  autoridades e representantes do setor.

Na oportunidade, Elmano de Freitas assinou a Mensagem que propõe a simplificação de licenças ambientais para atividades agropecuárias com baixo potencial poluidor. A intenção é proporcionar otimização dos serviços diante das particularidades dessas atividades específicas, considerando a proteção do Meio Ambiente.

- Primeiro, vamos garantir uma licença unificada para sua propriedade. Isso garante um processo mais simples em relação ao tempo, procedimento e às exigências. Essa simplificação é por uma questão lógica, porque são ações de baixíssimos impactos ambientais. Era questão de justiça, reivindicada pela Federação e produtores”, explicou Elmano de Freitas.



A Mensagem enviada nesta quinta-feira (15) para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), prevê a submissão a um licenciamento simplificado ou mesmo a isenção de licenciamento para algumas atividades que, na avaliação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), são de porte micro com potencial poluidor degradador baixo, não causando impactos ambientais que justificam o licenciamento.

O governador falou, que é preciso integrar ações para ampliar a capacidade das cadeias produtivas, a infraestrutura e tecnologia no campo e a segurança alimentar para todos. 

- O produtor rural tem no Estado o apoio, a aliança e o diálogo para construirmos, juntos, as políticas públicas que possam ajudar o produtor a ter uma vida mais tranquila. Esse apoio é de crédito, assistência técnica, melhoria de estradas e produção de energia. Temos a possibilidade de favorecer a agricultura cearense, para que ela se transforme em um grande setor de uma classe média rural. Isso atrai nossos jovens, para que permaneçam e produzam alimentos para toda a sociedade”.

Elmano de Freitas foi homenageado com o Troféu Parceiro Sindical, concedido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).



Amílcar Silveira, presidente da Faec, destacou o trabalho feito para fixar o PEC Nordeste no calendário do desenvolvimento da região. 

- Esse é o maior evento realizado este ano no Centro de Eventos. Ninguém cresce o agronegócio sozinho. Juntos, vamos transformar o setor. É importante dizer que o evento não é só feira. Nós vamos capacitar o produtor rural”.

A abertura contou com a entrega da Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra 2023, maior comenda concedida pela Faec. Foram agraciados:
  • Produtor rural José Ferreira Lima (Categoria Agricultor/Liderança Sindical).
  • Secretário cearense do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (Categoria Política/Administração Pública).


- A minha história de vida se relaciona com os produtores rurais. Me sinto muito honrado de ser homenageado com a mais importante comenda da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará. Recebo com humildade e a consciência de que minha responsabilidade aumenta muito. Contribuirei de mãos dadas para melhorar a vida dos produtores rurais e dos sertanejos e sertanejas do Ceará”, agradeceu Salmito Filho.

O agricultor José Ferreira, natural do Cedro, destacou. 

- Para mim, a homenagem representa o alento de todas as ações. Nós sabemos que a gratidão é a irmã gêmea do amor. E nós só podemos construir as coisas com amor, honestidade e trabalho. Essa homenagem é dividida com todos os cedrenses, o Centro-Sul e todos os meus amigos espalhados pelo Brasil”.



Presentes:
  • Secretário cearense dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro.
  • Secretária cearense do Turismo, Yrwana Albuquerque.
  • Secretária cearense do Meio Ambiente, Vilma Freire.
  • Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.
  • Diretor técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Alci Porto.
  • Vice-presidente de secretaria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Mário Antônio Pereira Borba.
  • Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Ceará, Odilon Aguiar.
Referência no Agro do Norte e Nordeste: Neste ano, o PEC Nordeste tem 500 estandes distribuídos em 12 mil metros quadrados, sendo 4,2 mil metros quadrados de área montada. A iniciativa é promovida pela Faec e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará, em parceria com o Sebrae e Sindicatos Rurais, com apoio do Governo do Ceará.

A 26ª edição conta com uma programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 12 segmentos do Agro: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura Suinocultura, Fruticultura, Cajucultura, Floricultura e Agroindústria, além do segmento Pet, por meio da realização de palestras, mesas redondas e oficinas. Também será realizada a Feira do Agro Norte e Nordeste, com a participação de empresas e instituições ligados ao Agronegócio.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) está com um estande durante os três dias de evento. Haverá o espaço das startups apoiadas pelo Estado, com a presença dos Cientistas Chefes da Agricultura.

- O Setor do Agronegócio Cearense vem representando, nos últimos anos, uma importância em nosso Produto Interno Bruto. Temos crescido e aumentado o valor bruto da produção e a participação do setor, gerando empregos e renda. A Secretaria está presente no PEC Nordeste porque reconhecemos a importância desse setor. Isso também possibilita alcançar diversos municípios e produtores que estarão presentes, mostrando o que o Ceará produz e o que pode ser ampliado”, detalhou o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos Ribeiro.

Entre as novidades, está a Aquicultura, que reunirá criadores de Tilápia e Camarão. O segmento da Carcinicultura realiza a Expocamarão, que conta com programação técnica. Outras novidades serão os espaços exclusivos para o segmento pet e para a Agroindústria da Cachaça.
  • A Área da Carcinicultura conta com 78 estandes.
  • Setor de Laticínios tem 16 estandes.
  • Setor de Máquinas e Implementos Agrícolas apresenta 98 estandes.
  • Área de Jardinagem e Floricultura conta com 12 estandes.
  • Área de Cachaça tem 10.
  • Setor de alimentação-12 estandes.
  • Empresas fabricantes de Implementos para Irrigação, Bombas Hidráulicas, Fertilizantes, Defensivos Agrícolas e Sementes ocupam 16 estandes.
  • Oito Prefeituras têm estandes. 
  • Espaço Pet apresenta 42 estandes de empresas fabricantes de Rações e Lojas que comercializam produtos para animais.
Capacitação: Acontece a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenas empresários do setor, abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor rural e na sua atividade.

Na programação técnica a IV Mostra de Trabalhos Científicos, com a exposição de pôsteres de trabalhos nos segmentos que compõem a programação, incentivando a pesquisa e a apresentação de novas tecnologias no Agronegócio.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.






Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²