Pular para o conteúdo principal



Iniciadas as obras do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz

O futuro da arte já tem data e local para começar. Dia 10 de julho terão início as obras de construção do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, um megaprojeto de 108.984m² de área construída, distribuídos em 25.000m² ao lado da Universidade de Fortaleza (Unifor), no local onde funcionou por várias décadas o antigo Centro de Convenções de Fortaleza. A previsão é de que a primeira parte da obra seja entregue ao povo cearense no segundo semestre de 2025.


Os serviços de construção serão iniciados com a limpeza do terreno, instalação dos canteiros de obra e administrativo e a escavação do subsolo, segundo informa o engenheiro Euclides Castelo, chefe da Divisão de Projetos e Obras da Fundação Edson Queiroz. Enquanto isso, de julho a novembro, serão discutidos e aprovados os projetos complementares da obra, o que inclui os serviços de estrutura, instalações elétricas, hidrossanitárias e de climatização.

Em razão do início das obras, algumas vias de circulação de veículos e pedestres do Campus da Unifor serão provisoriamente interditadas ou alteradas. Confira a seguir as principais mudanças:Bloqueio de rua próxima à passarela da Avenida Washington Soares

Bloqueio de rua entre o antigo Centro de Convenções de Fortaleza e o Centro de Eventos do Ceará


Interdição dos estacionamentos localizados próximos ao Altar Votivo, Teatro Celina Queiroz e aos blocos H e T
Interdição de 200 metros da rua interna entre o antigo Centro de Convenções de Fortaleza e o Pórtico Norte do Campus da Unifor (por trás do bloco R)
O acesso dos alunos que circularem pela passarela da Washington Soares deverá ser feito pelo portão da Reitoria

Euclides Castelo salienta que, com esse projeto de isolamento de ruas e estacionamentos, a Fundação Edson Queiroz procurou afetar o mínimo possível a rotina de alunos, funcionários e visitantes do Campus da Unifor. “Se levarmos em conta a envergadura dessa obra, vamos constatar que alteramos muito pouco a rotina diária de quem circula em nosso campus. Além disso, para compensar as vagas que serão bloqueadas, a direção da Unifor resolveu liberar para os alunos o estacionamento da usina solar, que tem 100% das 700 vagas sombreadas”, complementa.

Moderno complexo cultural


O projeto da Fundação Edson Queiroz, que leva a assinatura do escritório do arquiteto cearense Luiz Deusdará, terá como principal atração um museu de 9.631m², abrigando um memorial, áreas de exposição permanente e temporária, acervo de obras raras, reserva técnica, espaço de formação técnica, dez auditórios de 150 lugares cada, área de convivência e 250 vagas de estacionamento no subsolo.

Já em um prédio com pouco mais de 10.400m² construídos haverá um amplo teatro com 1.580 lugares, salas destinadas à orquestra, banda, coral e dança, além de restaurante, dois auditórios com capacidade para 150 lugares, área de convivência e também 250 vagas no subsolo.

O terceiro e último prédio do projeto será uma torre de 19 pavimentos, totalizando 31.500m². Na torre, serão criados ambientes para ensino presencial, híbrido e virtual, o Museu da Imprensa, espaços para locação, 10 auditórios de 150 lugares, área de convivência e 300 vagas no subsolo.

Como atração especial, as fachadas dos dois prédios de frente para a avenida Washington Soares serão as primeiras do Brasil a contar com projeções mapeadas. “Ou seja, se estiver ocorrendo uma ópera no teatro, as imagens serão projetadas na fachada do prédio, inclusive com som. E no museu, se houver uma exposição de artes, as imagens também serão projetadas em sua fachada. Ou seja, a arte não ficará restrita a ambientes fechados. Ela será compartilhada com a população que passar diante do complexo, algo inédito em nosso País”, ressalta Luiz Deusdará.



Imagem do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, com setas indicativas das principais atrações do equipamento por edifício

Prédio 01 – 9.631m2Museu
Memorial
Áreas de exposição permanente e temporária
Acervo de obras raras
Espaço de convivência
10 auditórios de 150 lugares cada
Estacionamento no subsolo com 250 vagas

Prédio 02 – 10.400m2Teatro de 1.580 mil lugares
Salas de dança, música e coral
Espaço de convivência
2 auditórios de 150 lugares cada
Estacionamento no subsolo com 250 vagas

Prédio 03 – 31.500m2Torre de 19 pavimentos
Salas de aula presencial, virtual e híbrida
Museu da Imprensa
Espaço de convivência
10 auditórios de 150 lugares cada
Estacionamento no subsolo com 600 vagas



Imagem do mapa do Campus da Unifor com setas indicativas das principais mudanças em razão da obra do complexo culturalBloqueio de rua próxima à passarela da Avenida Washington Soares
Bloqueio de rua entre o antigo Centro de Convenções de Fortaleza e o Centro de Eventos do Ceará
Interdição dos estacionamentos localizados próximos ao Altar Votivo, Teatro Celina Queiroz e aos blocos H e T
Interdição de 200 metros da rua interna entre o antigo Centro de Convenções de Fortaleza e o Pórtico Norte do Campus da Unifor (por trás do bloco R)
O acesso dos alunos que circularem pela passarela da Washington Soares deverá ser feito pelo portão da Reitoria
Liberação de 700 vagas do estacionamento da usina solar





Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...