O Soldado Alvinegro, Dimas Filgueiras, morreu, aos 79 anos, nesta sexta-feira (22 de dezembro de 2023), em Fortaleza-Ceará, de falência múltipla dos órgãos. Dimas Filgueiras enfrentava o Mal de Alzheimer desde 2020.
Dimas Filgueiras Filho jogou de lateral-esquerdo e de zagueiro no:
- Botafogo-RJ.
- Fortaleza-CE (Dimas Filgueiras com volante Zé Carlos e zagueiro Pedro Basílio, nos vestiários do Estádio Presidente Vargas, em 1971=foto de Zé Rosa).
- Ceará-CE.
Carreira: Treinou Ceará mais de 40 vezes entre 1994 e 2015, sagrou-se vice-campeão da Copa do Brasil de 1994. Dimas chegou no Estado do Ceará em 1971, vindo do Botafogo, para jogar com a camisa do Fortaleza Esporte Clube a pedido do técnico Castilho, mas logo no ano seguinte, no dia 2 de novembro de 1972 , Dimas assinou contrato com o maior rival do time tricolor, o Ceará, onde como jogador trabalhou até 1976, depois foi ser supervisor. Em 1994 o Ceará não vinha bem no campeonato regional e, de repente, o treinador que iria dirigir o time na 4ª feira contra o Palmeiras (SP) em jogo válido pela Copa do Brasil foi demitido na 2ª feira, então Dimas Filgueiras assumiu o comando da equipe interinamente para arrumar o time para o jogo, porém o Ceará acabou eliminando o Palmeiras da competição e Dimas foi efetivado. No comando de Dimas o Ceará foi vice-campeão da Copa, o que lhe garantiu pela primeira vez na história a classificação para uma competição internacional, a Copa Conmebol de 1995.Trabalhou no Ceará Sporting Club de 1972 a 2018, e já exerceu todos os cargos no clube, menos presidente.
Dimas Filgueiras nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1944; e morreu em Fortaleza em 22 de dezembro de 2023. Além de jogador, treinador e dirigente esportivo, Dimas foi professor de Educação Física do Colégio Batista de Fortaleza.
- Jornalista Lauriberto Braga: Conheci Dimas Filgueiras já supervisor do Ceará. Acompanhei a carreira dele como dirigente e treinador no Ceará. Era minha principal fonte no Ceará. Nunca se negou a dar uma informação. Sempre solicito comigo. Deus o receba de braços abertos.
- Filha de Dimas, Vânia Filgueiras: Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé. Obrigada por tudo. Te amo, meu amor. Seremos forte por você. 🖤
- Jornalista Mari Rios: Obrigada por tudo, Soldado. Será sempre uma honra muito grande poder ter no meu currículo uma entrevista maravilhosa com você. Descansa em paz! ♥️ Muita força nesse momento.
- Jornalista Cristina Brito: Meus sentimentos… que o Espírito Santo console toda família e amigos. 🙏🏽🥺 Descanse em paz, Soldado 🤍🤍
- Jornalista Nerilson Moreira: Grande Dimas, querido mestre, foi meu professor de Educação Física. Que Deus o tenha. Jamais esquecerei de você. Você é nota 1000. Obrigado por tudo. Saudações alvinegras".
- Radialista Paulo Limaverde:...de uma coisa eu tenho orgulho: ser torcedor do Ceará desde que me entendo nesta vida!!!Sou daqueles torcedores fiéis e embora não compareça mais a um estádio de futebol, vivo a minha vida com o coração alvinegro pulsando dentro peito. Sou daqueles que tinha uma verdadeira admiração pelo Ivan Roriz com o qual sempre manti uma grande amizade e até frequentava sua casa no Jardim América. E o Gildo? Nem vou falar. E teve também o Zé Eduardo que foi na minha concepção, o melhor jogador que já pisou na Ilha das Cobras.O Zé fazia parte do meu círculo de amizades e por extensão o Serginho Redes,o Caiçara (técnico) com o qual dividi uma jangada, embarcação que usávamos para pescar depois do Titan.Mas entre todos que envergaram o Manto Sagrado Vovô, estava o Dimas Filgueiras que aqui chegou e aqui ficou...O Dimas era aquele atleta exemplar e que depois tornou-se um marco na administração do time mais querido do estado,era um excelente caráter e posso adiantar aqui que o Ceará Sporting Clube deve a ele os melhores momentos de sua existência. Dedicado,leal, competente.... não existem palavras para definir o profissional criterioso que o Dimas personificava.Bem recentemente quando tentei sair da viuvez,escolhi uma parceira que alinhava entre outras coisas o amor pelo alvinegro de Porangabussu. Acredito que ela como eu e milhares e milhares de torcedores do Vovô estão hoje tristes com a partida do Dimas. Os deuses do futebol o estão reverenciando agora. Mas o verdadeiro Deus certamente o acolherá....
- Vereador e vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel: Com grande pesar recebi a notícia do falecimento do eterno Soldado Alvinegro Dimas Filgueiras, aos 79 anos. Convivemos no Ceará quando fui diretor do Clube de 2006 a 2012, e mesmo após esse período, mantivemos a amizade. Neste momento de dor, solidarizo-me com os amigos alvinegros e rogo a Deus que conforte toda a família nesse momento de dor".
- Vereador Marcio Martins: É com muita tristeza, que acordamos hoje(22), com a fatídica notícia da partida desse grande nome do esporte brasileiro, Dimas Filgueiras. Como jogador e treinador do Ceará Sporting Club, seu time de coração, Dimas trilhou fantásticos feitos e doou uma vida de excelentes trabalhos e dedicação. Foram quase 50 anos de amor na prática, para com o clube alvinegro. Tive a oportunidade de conhecê-lo e ver mais de perto, o ser humano que era. Deixo os meus mais sinceros e profundos votos de pesar a todos os amigos e familiares deste grande Soldado Preto e Branco. Que a espiritualidade o receba em um lindo lugar e que junto à Deus, possa consolar e confortar os corações de todas as pessoas que o amava".
- Vereador Moura Taxista: É com imenso pesar que lamentamos o falecimento do ex-técnico do Ceará Sporting Club, Dimas Filgueiras. Manifestamos os mais profundos sentimentos de solidariedade à família e amigos. Que Deus, com sua infinita bondade, conforte todos neste momento de dor e saudade".
- Daniela9131: Descanse em paz, nosso Soldado Alvinegro! 🥺 Que esteja na luz!
- Marcosrmjr: Descanse em paz, Soldado! Vc já é eterno! Muita força à família 🙏🏽🙏🏽
- Felipe.jonatan: Meus sentimentos. Que Deus conforte o coração de cada um!
- Adriano_regis_camelo: Um dos dias mais tristes da história do vozão . Perdemos nosso maior ídolo.
- Ceará Sporting Club: O dia 13 de maio marca o nascimento de um dos principais nomes da história do Ceará. Dimas Filgueiras, que entre participações como atleta e treinador, defendeu o Alvinegro em 514 jogos. Natural do Rio de Janeiro, Dimas atuou pelo Botafogo antes de vir para o futebol cearense. Chegou ao Mais Querido no ano de 1972, para se eternizar em Porangabuçu. Atuou como lateral esquerdo e zagueiro, conquistando o bicampeonato cearense em 1975 e 1976. Sua história no Mais Querido é marcada por sua atuação como técnico: foram 41 passagens, três títulos cearenses, além de várias participações em outros campeonatos em que o clube saiu campeão, e 514 jogos, o maior de todos em número de partidas. O Ceará foi o único clube de sua carreira como treinador de futebol. De jogador a vice-presidente, técnico do vice-campeonato da Copa do Brasil de 1994, o responsável por levar o time para a Copa Sul-Americana em 2011, a torcida alvinegra tem inúmeras memórias de quando Dimas foi convocado para ajudar o Time do Povo.O Soldado Alvinegro, que chegou ao clube em 1972 e se aposentou em 2018, teve 46 anos de serviços prestados ao Mais Querido sempre com muito amor e dedicação. A bandeira que ele fez parte eterna de suas vestes se coloca a meio mastro, parecendo se curvar ao soldado quase como um sinal de reverência pelas batalhas em que foi defendida por ele. Camuflado em preto e branco, Dimas Filgueiras guerreou em todas as funções que pôde e, agora, só não parte para a eternidade, pois já o fazia no coração de todo torcedor do Ceará. Atleta, treinador, acima de tudo, torcedor. Dimas se tornou um sinônimo do que é o Ceará Sporting Club. A virilidade e a seriedade que carregava em suas expressões e pareciam correr em suas veias o fizeram referência para todos que desejam ser grandes em Porangabuçu. Grandioso ao ponto de superar as injustiças da vida para ser considerado campeão, como quando nem mesmo um ato insensato de quem deveria buscar a justiça dentro de campo tiraram dele e pecha de vencedor que lhe cabia tão bem. Como está escrito na bíblia, o soldado combateu o bom combate e, agora, para a tristeza dos que ficam, terminou sua corrida. Guardaremos a fé para termos o consolo por sua partida, exatamente como fazemos com tudo o que você construiu aqui. Descanse em paz, ídolo!
- Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual e ex-presidente do Ceará, Evandro Leitão: Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do ex-jogador e ex-treinador do @CearaSC, Dimas Filgueiras, nesta sexta (22). Dimas será sempre lembrado por sua contribuição e paixão pelo Alvinegro. Deixo meu abraço de carinho em seus familiares, amigos e admiradores".
- Fortaleza Esporte Clube: O Fortaleza Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento de Dimas Filgueiras, que deixa o futebol cearense com imensa dor e de luto aos 79 anos. Grande nome do futebol local, Dimas atuou como zagueiro e lateral esquerdo. Em 1971, chegou ao Fortaleza e defendeu o Manto Tricolor em 67 jogos, sendo 48 oficiais. No ano seguinte, começou a construir a sua história no Ceará e ficou marcado como atleta, técnico e diretor de futebol. O Leão do Pici se solidariza por toda a família e amigos pela partida do ex-técnico, desejando forças e conforto para todos diante dessa perda enorme e grande momento de dor".
- Ferroviário Atlético Clube: O Ferroviário Atlético Clube expressa profundo pesar pelo falecimento de Dimas Filgueiras, uma figura icônica do futebol cearense. Sua contribuição ao Esporte deixa uma marca única, e estamos solidários à família e amigos nesse momento de luto.Dimas Filgueiras, aos 79 anos, deixa um legado admirável no cenário esportivo, e sua ausência será sentida por todos que tiveram a honra de conhecê-lo. O Ferroviário Atlético Clube se une à comunidade esportiva em lembrança e respeito a esse grande nome do futebol cearense.
- Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará: A DIRETORIA DA APCDEC LAMENTA PROFUNDAMENTE A PASSAGEM DO RENOMADO DESPORTISTA DIMAS FILGUEIRAS FILHO. NA OPORTUNIDADE ENVIA VOTOS DE PESAR À FAMÍLIA ENLUTADA, DE MODO ESPECIAL, À GRANDE NAÇÃO ALVINEGRA".
- Federação Cearense de Futebol (FCF): É com grande pesar que a Federação Cearense de Futebol (FCF), lamenta o falecimento de Dimas Filgueiras nesta sexta-feira, 22, aos 79 anos, após falência múltipla dos órgãos. Conhecido como Soldado Alvinegro, Dimas marcou a sua história no Ceará Sporting Club com um total de 647 jogos, dentro e fora do campo. Consternado com a passagem, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, decretou luto de três dias com bandeiras hasteadas a meio mastro. O mandatário também instituiu e decretou o Troféu Dimas Filgueiras ao Clube do Cearense SuperBet 2024 mais disciplinado da competição".
Comentários
Postar um comentário