Pular para o conteúdo principal



Cocó arde em chamas

Incêndio de grandes proporções consome parte do Parque do Cocó, nas proximidades da Cidade 2000, em Fortaleza, desde quarta-feira (17), passando pela quinta-feira (18) e entrando nesta sexta-feira (19/1/2024). Foi atingida uma área correspondente a quatro campos de Futebol (480 metros).


Governador do Ceará, Elmano de Freitas: Estou acompanhando, com preocupação, as informações sobre o Incêndio em uma área do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros (CB) estão próximas ao local do Incêndio, que é de difícil acesso. Nossas equipes do CB trabalham para controlar o Fogo, com o reforço de brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e de policiais militares que integram o Batalhão Policial do Meio Ambiente (BPMA). O Cocó é um Patrimônio Ambiental do nosso Ceará e tem que ser preservado. Determinei apuração rigorosa sobre as causas do Incêndio".


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua, nesta quinta-feira (18) e nesta sexta-feira (19), ininterruptamente, para debelar o Incêndio que atinge o Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, desde essa quarta-feira (17).

O Fogo abrange uma Área de Vegetação de difícil acesso e o vento forte desloca os Focos de Incêndio.

Estão no local cerca de 30 Bombeiros Militares e quatro Viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

O Helicóptero Fênix 03, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), também atua no combate ao Incêndio na Vegetação com piloto e co-piloto, além de mecânico e operador aerotático, utilizando o Bambi Bucket – espécie de bolsa utilizada para captar Água e arremessá-la sobre as Chamas.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), auxilia nos trabalhos em três Frentes:
  1. Realiza a Segurança do Perímetro, tanto das equipes, que estão trabalhando para debelar os Focos de Incêndio, quanto na contenção de curiosos, que querem adentrar na Área atingida.
  2. Orientação do Trânsito nas avenidas próximas da área.
  3. Aptas para realizar o resgate de Animais feridos.
Também atuam no local os bombeiros da:
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no Ceará (Cedec) do CBMCE.
45 brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).



De acordo com o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, a meta é extinguir todos os Focos de Incêndio.

- É um trabalho muito lento, porque o vento é muito forte, o que propicia cada vez mais o Fogo na Vegetação, mas estamos atuando ininterruptamente”, afirma, destacando que todos os esforços estão sendo empregados para debelar o Fogo no Parque Estadual do Cocó.

Informa o jornal O Povo:

- Os agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) continuam, na manhã desta sexta-feira (19/1/2-24), os trabalhos para controlar o Incêndio que atingiu o Parque do Cocó. As atividades de combate do Fogo e rescaldo já duram 32 horas.

- Desde a manhã desta quinta-feira (18/1/2024) os bombeiros trabalham para controlar as Chamas. As Chamas geraram uma Fumaça e um forte cheiro, atingindo vários bairros da Capital, como Aldeota, Cocó, Papicu, Joaquim Távora, Luciano Cavalcante, Dionísio Torres, Bairro de Fátima, Benfica, Centro, Farias Brito e Barra do Ceará. A Fumaça também foi sentida em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

- Além das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) estão no local. 

- De acordo com o coronel comandante do CBMCE, Cláudio Barreto, há 32 bombeiros atuando e as equipes realizam os trabalhos em três Frentes: 
  • Uma pela Avenida Sebastião de Abreu, onde estão as viaturas do Corpo de Bombeiros, que utilizam as mangueiras para acesso ao Parque. 
  • Duas Equipes dentro do Parque do Cocó com material como enxadas e bombas costais, que vão até o Foco de Calor.
- A Árvore pegou Fogo, mas na Raiz, na Parte de Subterrânea, ela ainda está pegando Fogo. Por isso que, muitas vezes, até devido à Alta Temperatura, poderão surgir novos focos de calor. Até em focos que a gente já fez o trabalho de resfriamento”, explica coronel Cláudio Barreto.

- A secretária cearense do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, informa que uma Equipe da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), esteve no local para fazer a Inspeção de parte da Área atingida para identificar as causas do Incêndio.

CUIDADOS - A exposição à Fumaça durante um Incêndio, como este do Parque do Cocó, pode representar riscos à Saúde, pois a Fumaça contém partículas finas e Gases Tóxicos. 

O médico e diretor clínico do Grupo SiM, Raphael Cunha (foto), reforça algumas medidas que você pode tomar para se proteger da Fumaça durante um Incêndio:
  • Mantenha-se atualizado sobre as informações de Incêndios na sua área por meio de fontes confiáveis, como autoridades locais ou Serviços de Emergência.
  • Caso tenha um purificador de ar em casa, utilize-o para filtrar as partículas finas da Fumaça.
  • Evite sair de casa e praticar atividades ao ar livre durante um Incêndio para reduzir a exposição à Fumaça.
  • Se precisar sair de casa, use uma máscara facial N95 ou equivalente para ajudar a filtrar as partículas presentes na Fumaça.
  • Evite acender velas, fumar dentro de casa ou cozinhar em Fogões a Gás durante um Incêndio, pois essas atividades podem aumentar a poluição do ar interno.
Preciso usar Máscara dentro de casa nessa situação?

O médico 
Raphael Cunha orienta que o uso de Máscara dentro de casa durante um Incêndio pode ser útil para ajudar a filtrar as partículas finas presentes na Fumaça. 

- Máscaras Faciais são eficazes para reter partículas pequenas. Essas Máscaras podem ser encontradas em Lojas de Equipamentos de Segurança ou Farmácias. Se a Fumaça estiver entrando em sua residência e você não puder sair de casa, usar uma Máscara pode oferecer alguma proteção”, esclarece o profissional Raphael Cunha.

Quais os riscos a Fumaça traz para a Saúde?


A exposição à Fumaça durante um Incêndio pode representar vários riscos para a Saúde devido aos componentes Tóxicos presentes nela. Alguns dos principais riscos incluem:
  • A Fumaça contém partículas finas que podem ser inaladas profundamente nos pulmões, causando irritação e inflamação. Isso pode agravar condições respiratórias existentes, como Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
  • A queima de materiais durante um Incêndio pode liberar gases tóxicos, como monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e compostos orgânicos voláteis (COVs). A inalação desses Gases pode ter efeitos adversos na Saúde, incluindo Problemas Respiratórios, Tonturas e, em casos graves, Envenenamento por Monóxido de Carbono.
  • A Fumaça pode causar irritação nos Olhos, Garganta e Vias Respiratórias, levando a Sintomas como Coceira, Queimação e Tosse.
  • A exposição à Fumaça pode agravar Condições Cardiovasculares, aumentando o risco de ataques cardíacos e outros problemas relacionados ao Coração.
  • A exposição prolongada à Fumaça pode ter efeitos a longo prazo na Saúde Respiratória e Cardiovascular. Estudos mostraram que pessoas expostas a Incêndios Florestais a longo prazo podem ter maior incidência de Doenças Respiratórias Crônicas.
  • Crianças, idosos e pessoas com condições de Saúde Pré-Existentes são mais vulneráveis aos efeitos adversos da exposição à Fumaça.
- É fundamental tomar medidas para minimizar a exposição à Fumaça durante um Incêndio, seguir as orientações das autoridades locais e procurar atendimento médico se surgirem Sintomas de Saúde, especialmente Dificuldades Respiratórias, tonturas ou outros problemas relacionados à exposição à Fumaça”, destaca o médico 
Raphael Cunha.

O que fazer para aliviar os Sintomas provocados pela Fumaça?

Se você estiver com Irritação no Rosto, Olhos e Tosse devido à exposição à Fumaça durante um Incêndio, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar esses Sintomas, como:
  • Beba bastante Água para manter-se hidratado, o que pode ajudar a aliviar a irritação na Garganta.
  • Evite coçar os olhos, pois isso pode piorar a Irritação. Lave suavemente com Água fria se necessário.
  • Se estiver com os Olhos Secos ou Irritados, Colírios Lubrificantes sem conservantes podem proporcionar alívio temporário.
  • Se os Sintomas persistirem ou piorarem, é aconselhável procurar Atendimento Médico. Isso é especialmente importante para pessoas com condições de Saúde Pré-Existentes.
- Lembre-se de que estas são medidas para aliviar Sintomas Leves. Se você estiver enfrentando dificuldades Respiratórias Graves, Tonturas, ou outros Sintomas preocupantes, procure ajuda médica imediatamente. Em situações de Emergência, siga as orientações das autoridades locais”, finaliza Raphael Cunha.

Sobre a Clínica SiM-O Grupo SiMCo é uma Plataforma de Saúde acessível para todos os públicos, possui 23 clínicas com operação 100% própria no Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará, com mais de 32 mil pacientes atendidos por mês e possui mais de 700 médicos e dentistas parceiros. Atende mais de 30 Especialidades, entre elas: 
  • Cardiologia.
  • Cirurgia Geral.
  • Dermatologia.
  • Endocrinologia.
  • Fonoaudiologia,
  • Ginecologia.
  • Pediatria.
Para saber mais sobre a Clínica SIM, ligue para o 0800 357 6060 (Central de Atendimento) ou acesse o site para conferir os endereços das unidades:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...