Pular para o conteúdo principal

Rholden Queiroz assume presidência do TCE-CE


- Cuidar do que é de todos, melhorando vidas. Esse propósito não pode ser só memorizado, tem que ser encarnado. O coração sente, a cabeça sonha e planeja, o corpo executa. Há muito trabalho a fazer”, afirmou o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro Rholden Queiroz, em seu discurso de posse, nesta segunda-feira (8/1/2024).

Os novos dirigentes do TCE-CE para o Biênio 2024-2025 foram empossados em Sessão Extraordinária do Pleno, tendo os conselheiros:

  • Valdomiro Távora como vice-presidente.
  • Edilberto Pontes, corregedor.
  • Patrícia Saboya, ouvidora.

Presenças-A Sessão ocorreu no Plenário do Edifício 5 de Outubro, foi conduzida pelo conselheiro Valdomiro Távora (presidente do TCE-CE 2022-2023) e contou com a presença de:

  • Autoridades dos Poderes Executivo (vice-governadora do Ceará, Jade Romero; e prefeito de Fortaleza, José Sarto), Legislativo (presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão; e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Gardel Rolim; e deputado federal Mauro Benevides Filho) e Judiciário (presidente do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE, desembargador Abelardo Benevides; vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região-TRF5, desembargadora Germana Moraes; presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), desembargador Durval César Maia; procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho; representante do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva; defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias; vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão; procurador-geral do Ministério Público de Contas de Rondônia, Adilson Moreira de Medeiros).
  • Representante de Instituição Pública (presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba).
  • Jurisdicionados.
  • Servidores.
  • Jornalistas.
  • Membros do TCE-CE.
  • Convidados. 

Além dos conselheiros empossados na nova Mesa Diretora do TCE-CE, compuseram a Sessão Extraordinária:

  • Conselheiro Ernesto Saboia (diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo).
  • Procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCE-CE, Leilyanne Feitosa.
  • Conselheiros substitutos Itacir Todero, David Matos e Paulo César de Souza.
O secretário de Sessões do TCE-CE, Frank Martins, leu o Termo de Posse da nova Mesa Diretora.


Rholden Queiroz é o primeiro conselheiro oriundo da carreira do Ministério Público de Contas a assumir o comando da Corte de Contas Cearense. Em um discurso emocionante, marcado por referências, homenagens e agradecimentos, o novo presidente do TCE-CE destacou temas que devem marcar sua gestão. 

- Pretendo balizar minha gestão em cinco dimensões ou pilares: Sustentabilidade, Uso de Tecnologia, Consensualismo, Colaboração com outras Instituições e Integração com a Sociedade”.

Rholden Queiroz também falou sobre os desafios da nova Gestão:

- Sei das expectativas e da responsabilidade que recai sobre mim. Sinto-me muito honrado e feliz e, portanto, tenho muito o que agradecer. Não tenham dúvidas: eu darei o meu melhor. E rogo aos meus colegas conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas, servidores, assessores, colaboradores: vamos juntos!”.

Depoimentos

- Meu sentimento é de missão cumprida, com o apoio dos meus pares e servidores, conseguimos deixar uma casa enxuta e organizada. Estarei a postos para contribuir na vice-presidência. Tenho certeza que continuaremos avançando com a capacidade, a inteligência e garra do conselheiro Rholden”, Valdomiro Távora, vice-presidente do TCE-CE.

- Assumo a Corregedoria com expectativa muito boa. Sempre tem desafios novos, mas com boa equipe, com empenho e disposição vamos fazer um bom trabalho”, Edilberto Pontes, corregedor do TCE-CE.

- A Ouvidoria é mais um canal de comunicação com a sociedade, um canal democrático, onde iremos ouvir aquilo que a sociedade nos sugere, reclama, fazer com que o Tribunal esteja mais próximo dos nossos jurisdicionados e da comunidade. Já tive a oportunidade de conversar com o nosso novo presidente, conselheiro Rholden, que irá nos dar todo o apoio para contar também com a ouvidoria da mulher. Essa é uma luta de toda a Sociedade em Defesa dos Direitos da Mulher”, Patrícia Saboya, ouvidora do TCE-CE.

Representando o governador Elmano de Freitas, participei, na tarde desta segunda-feira (8/1/2024), da posse do novo presidente e da nova Mesa Diretora do TCE-CE que atuará no Biênio 2024-2025. Foram empossados os conselheiros Rholden Queiroz, no cargo de presidente; o vice presidente Valdomiro Távora; o corregedor Edilberto Pontes; e a ouvidora Patrícia Saboya. Parabenizo e desejo um profícuo trabalho a todos. Desejo sucesso nessa nova Gestão que se inicia, e que sempre exista essa confluência entre o Tribunal de Contas e a formação dos gestores do Estado, um trabalho que já vem sendo feito pelo TCE-CE ao longo da sua História. O fortalecimento do Controle Social e da sensibilidade na aplicação eficiente dos Recursos, de forma transparente, é bom para a população”, vice-governadora do Ceará, Jade Romero.

- Participei da solenidade de posse da nova Diretoria do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) para o Biênio 2024-2025, com o conselheiro Rholden Queiroz assumindo a presidência. Também foram empossados os conselheiros Valdomiro Távora no cargo de vice-presidente; Edilberto Pontes, corregedor; e Patrícia Saboya, ouvidora. Desejo sucesso a todos na nobre missão de conduzir os trabalhos da Corte, uma instituição fundamental para a democracia e que tanto contribui com o aperfeiçoamento da administração pública", prefeito de Fortaleza, José Sarto.

- Na tarde desta segunda-feira (8/1/2024), participei da solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) para o Biênio 2024-2025, que conduziu o conselheiro Rholden Queiroz à presidência do órgão. Parabenizo a todos os novos dirigentes do TCE no desempenho desse papel fundamental para os estados na Fiscalização e Controle das Contas Públicas, que garantem a correta aplicação dos recursos e o cumprimento da Legislação", presidente da CMFor, vereador Gardel Rolim.

- Que seja uma bela Gestão. O conselheiro Rholden é um profissional muito preparado, dedicado. Esperamos que o Ministério Público do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas do Ceará possam desenvolver parcerias para ampliar o resultado do trabalho dessas duas instituições tão importantes para a sociedade”, Haley Carvalho, procurador-geral de Justiça do Ceará.

- Eu desejo sabedoria para que ele consiga fazer uma gestão em prol da sociedade, que sei que é um desejo dele também. A família estará sempre ao lado para apoiá-lo. Espero que o Rholden consiga fazer uma gestão linda, que o Tribunal possa crescer e contribuir para que a sociedade também possa evoluir”, Catarina Portela, esposa do conselheiro Rholden Queiroz.

- Tenho certeza que nessa nova missão ele vai fazer o melhor trabalho possível. Ele sempre foi muito estudioso e procura fazer tudo com louvor”, Rosita Queiroz, mãe do conselheiro Rholden Queiroz.

- Tenho certeza que ele vai trabalhar sempre tendo Deus no comando”, João Paulo de Queiroz, pai do conselheiro Rholden Queiroz.

Saiba mais sobre os novos dirigentes do TCE-CE:

  • Rholden Botelho de Queiroz-presidente: Empossado como conselheiro do TCE-CE, em 6 de junho de 2012, foi o primeiro procurador de Contas a ocupar a vaga destinada constitucionalmente a integrantes do Ministério Público de Contas. Aprovado no primeiro concurso público para o cargo de procurador de Contas junto a esta Corte, exerceu desde a instalação do Ministério Público Especial, em outubro de 2007, até outubro de 2009, a função de procurador-geral, posição que reassumiu em novembro de 2011 e exerceu até junho de 2012. Ocupou o cargo de corregedor da Corte de Contas no biênio 2014/2015. Foi eleito para o cargo de vice-presidente do TCE nos biênios 2016/2017 e 2018/2019. É graduado em Direito. Concluiu, em 2002, especialização em Direito Tributário. Em 2005, obteve o título de mestre em Direito Constitucional e, em 2020, de doutor em Direito Constitucional.
  • José Valdomiro Távora de Castro Júnior-vice-presidente: Nomeado em 9 de março de 2004, José Valdomiro Távora de Castro Júnior tomou posse no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Já exerceu o cargo máximo de presidente do TCE-CE nos períodos 2006/2007, 2012/2015, 2020/2021 e 2022/2023. Também já foi vice-presidente (2010/2011) e corregedor durante os anos 2008/2009 e 2016/2019. Foi eleito para compor o Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB), Biênios 2022/2023 e 2024/2025.
  • Edilberto Carlos Pontes Lima-corregedor: Empossado em 25 de outubro de 2007 no cargo de auditor do TCE-CE, assumiu o cargo de conselheiro em 18 de março de 2010. Ocupou o cargo de vice-presidente de Tecnologia e Informática do Instituto Rui Barbosa (IRB) até dezembro de 2013. Foi corregedor da Corte de Contas no biênio 2012/2013 e vice-presidente nos biênios 2014/2015 e 2020/2021. Foi reeleito presidente do TCE Ceará e vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2018/2019, tendo exercido os mesmos cargos no biênio 2016/2017. Foi vice-presidente do TCE Ceará (2022/2023) e eleito presidente do Instituto Rui Barbosa (biênios 2022/2023 e 2024/2025). É graduado em Economia e em Direito. Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos, doutor em Economia e mestre na mesma área, também é especialista em Políticas Públicas.
  • Patrícia Lúcia Mendes Saboya-ouvidora: Foi empossada no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará em 31 de março de 2014. Patrícia Saboya foi eleita corregedora do TCE-CE (Biênios 2020/2021 e 2022/2023) e eleita para compor o Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB) nos biênios 2022/2023 e 2024/2025. É graduada em Pedagogia.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do TCE-CE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg