Pular para o conteúdo principal

Anexo Bode Ioiô é aberto ao público

Uma tarde para celebrar e demarcar a atuação do Museu do Ceará. Nesta sexta-feira (15/3/2024), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE) abriu o Anexo Bode Ioiô. A iniciativa apresenta ao público o trabalho realizado diariamente neste espaço, que dentre outras atividades, abriga o acervo da instituição museológica mais antiga do Estado.

Historiadores, pesquisadores, população, gestores e trabalhadores participaram do evento. Na ocasião, foi realizada a inauguração oficial da Exposição “Museu Pra Quem?” e exibição do querido Bode Ioiô, que retornou a Fortaleza após ação de restauro e apresentação da cantora Nayra Costa. O Museu do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Em outubro de 2023, o governador Elmano de Freitas assinou Projeto de Lei que destina R$ 4.5 milhões para restauro e reforma do Palacete Senador Alencar, prédio que sedia o Museu do Ceará desde 1990. O recurso destina-se à modernização do Museu, incluindo a atualização dos locais de exposição e novas orientações de acessibilidade. Após licitada, a obra tem previsão de durar até oito meses.


A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou a importância do Anexo Bode Ioiô em acolher a população que busca o acervo da instituição. 

- Quando voltarmos em breve ao Palacete Senador Alencar, que esse espaço tenha sido movimentado, permitido o diálogo e ajudado a pensar como será contada a história no novo Museu do Ceará após a restauração”, afirma Luisa Cela.

A abertura do Anexo Bode Ioiô integra as iniciativas do Projeto “Pensar Museus no Ceará”, da Associação de Amigos do Museu do Ceará, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará. No decorrer dos próximos meses, o Projeto efetivará uma série de eventos como a sessão “História com Cinema” (que é a exibição de documentários seguida de debates com historiadores) e a “Formação em Museus”, realizada em seis municípios cearenses por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE).


Espaço da memória: Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara, aponta que o Museu do Ceará nunca esteve totalmente fechado. 

- Mesmo sem visitação, prosseguiram os trabalhos internos. Esse processo todo de mudança do acervo envolveu o trabalho desta equipe guerreira, que são servidores e colaboradores do Museu”, indica Jéssica Ohara.

Assim, a atuação do Anexo Bode Ioiô será fundamental neste processo de reestruturação.

- Começamos a entender como é este acervo, pois em 90 anos, passaram diversos diretores, várias mudanças de sede e processos dentro do próprio estado do Ceará. O Acervo mudou muito e refletiu estas várias fases que ele passou. Nesse próximo ano, enquanto acontece a reforma do Palacete Senador Alencar, ficaremos também nesta parte de organizar nosso acervo”, estipula Jéssica Ohara.


Segundo o historiador e assistente técnico do Museu do Ceará, Weber Porfírio, o Anexo Bode Ioiô é um lugar de experimentação e acolhimento, assim como de pesquisa e reflexão sobre o acervo composto por mais de 12 mil objetos. 

- Além disso, conta com acervo arquivístico e bibliográfico, que inclui livros de diferentes temáticas, cordéis e documentos históricos do Ceará. O Museu do Ceará consiste em um processo constante de atualização de suas práticas, fundamentando-se em um novo conceito de museu, que inclui temas essenciais para os debates contemporâneos”, descreve Weber Porfírio.

Anexo Bode Ioiô em cena:
Presidenta da Associação de Amigos do Museu do Ceará, Cícera Barbosa destacou, a partir de sua atuação como professora de história, como o Museu do Ceará é este território capaz de ensinar sobre o passado, mas refletindo a todo momento o presente. 

- Como cientista do tempo, gosto de pensar que o passado é uma ferramenta no sentido de podermos contar narrativas que trazem esperanças e possibilidades”, situa Cícera Barbosa.

A professora e pesquisadora assina a curadoria da exposição “Museu Pra Quem?”, que tem expografia da também professora e pesquisadora Nathalia Alencar. O questionamento “Museu Pra Quem?” nasce da inquietação de construir um Museu para todas as pessoas da sociedade, revisitando as tensões e diversas experiências entre os sujeitos sociais, promovendo um Museu do Ceará que seja a cara de todos e todas que ocupam seu território.

- É um convite para que as pessoas visitem o Museu do Ceará e as programações. Teremos lançamento de livro, oficinas, cursos, palestras. Estaremos em várias cidades do interior do estado com a formação em museus. Na capital também. Nosso convite, como equipe de curadoria, pesquisa, expografia é que a exposição sacuda a cidade. Que as pessoas possam ver, falar, criticar e interagir com essa mostra”, completa Cícera Barbosa.

Fortalecer o Sistema de Museus do Ceará: Arqueóloga do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan CE), Cristiane Buco parabenizou o trabalho realizado no Anexo Bode Ioiô e compartilhou que o Museu do Ceará abriga uma das primeiras coleções arqueológicas, do início do Século XX, tombadas pelo IPHAN. 


- É muito importante pegarmos o velho e ressignificar o presente. E o presente, é o presente da diversidade”, completa a secretária cearense de Cultura, Luisa Cela.

Luisa Cela parabenizou a atuação da Associação de Amigos do Museu do Ceará e apontou a relevância do estado em avançar nas atuações do Sistema Estadual de Museus. 

- Não somos o Museu do Ceará sozinhos. Não conseguiremos contar as histórias, guardar as memórias, atualizar e ressignificar no presente, sem uma rede de museus públicos, comunitários e privados espalhados por todo o território do Ceará. É muito importante que a Secretaria da Cultura tenha no Museu do Ceará essa grande âncora, mas que consiga articular a rede em produção de conhecimento”, contextualiza Luisa Cela.

- Que o Anexo Bode ioiô abrigue, enquanto as obras caminham, toda a população cearense interessada em nossa história. E também, por meio da parceria com a Associação, contribua para o Sistema Estadual de Museus na qualificação e fortalecimento dessa rede de instituições que atuam no Ceará. É nossa memória quem nos faz saber quem nós somos”, finaliza Luisa Cela.

Serviço
  • Anexo Bode Ioiô do Museu do Ceará é aberto ao público com Exposição “Museu Pra Quem?
  • Dias de visitação: De quarta a sexta, das 9 às 16 horas; e aos sábados, das 9 às 14 horas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".