Pular para o conteúdo principal

GNR Fortaleza inicia testes da Mistura Gás Natural e Biometano

A GNR Fortaleza, Usina de Biometano fruto de parceria entre as empresas Marquise Ambiental e MDC, deu início ao teste da mistura de Biometano com Gás Natural na Rede de Distribuição da Cegás, no Ceará. 

Com prazo de seis meses, o Projeto Piloto tem autorização especial da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e os resultados poderão ser usados como base para atualizações da Regulamentação do Setor. A aprovação da ANP para esse tipo de operação é inédita no Brasil.


Com isso, o Estado do Ceará passa a receber em sua Rede canalizada uma Mistura controlada de Gás Natural e Biometano. Esta configuração pioneira reforça a posição da Rede do Ceará entre as mais Renováveis do Mundo.

Inaugurada em 2017, a GNR Fortaleza capta e trata o Biogás produzido no Aterro Sanitário, que recebe Resíduos Sólidos gerados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A Usina purifica o Biogás para a produção do Biometano e transforma um passivo ambiental em um ativo energético de alto valor agregado e pegada reduzida de Carbono.

O Gás Natural de origem fóssil e o Biometano são combustíveis intercambiáveis, por terem características químicas idênticas, e, em função disso, podem ser injetados e distribuídos em uma mesma rede. A diferença entre eles é que o segundo é oriundo de uma fonte renovável e o seu uso tem o potencial de reduzir as Emissões de Carbono em relação ao seu equivalente fóssil.

A GNR Fortaleza injeta Biometano diretamente na rede da Cegás desde 2018, em uma operação pioneira no país. Atualmente, o Biocombustível responde por até 20% do gás distribuído pela Cegás. O contrato entre a GNR Fortaleza e a Cegás prevê o fornecimento de até 100 mil metros cúbicos de Biometano por dia.

Entenda mais sobre o processo de mistura de Gás Natural e Biometano: Até o início do teste, a Cegás fornecia gás para os seus clientes finais em três composições diferentes: uma parte da rede recebia Gás Natural puro, uma parte recebia Biometano puro e uma última fração recebia uma mistura dos dois combustíveis. Agora, com as mudanças promovidas pelo teste, todo o Biometano e o Gás Natural são previamente misturados e monitorados antes de entrarem na rede de distribuição.

A Cegás e a GNR Fortaleza investiram em uma estação que mistura os combustíveis. .O sistema é automatizado, controla a qualidade do produto e o injeta diretamente na rede de distribuição, garantindo as especificações técnicas de poder calorífico mínimo exigidas pela ANP.

A ANP fará um acompanhamento periódico dos resultados do teste que, se for bem-sucedido, poderá dar subsídio a atualizações da regulamentação da mistura do Biometano com Gás Natural nas Redes do País.

O teste proporciona também um maior aproveitamento do Biogás do Aterro Sanitário. A ANP autorizou que a composição do Biometano tivesse quatro parâmetros específicos alterados antes de ser misturado ao Gás Natural. A mistura final desse ensaio deve obrigatoriamente atender todo o regulamento de qualidade atualmente estabelecido pela agência reguladora. A medida resulta, portanto, na redução das perdas de Biogás captado, levando ao aumento da produção de Biometano da usina. A expectativa é a de que, com o novo sistema, a GNR Fortaleza eleve a injeção de Biometano na Rede do Ceará.

Nesta sexta-feira (8/3/2024), a GNR Fortaleza e a Cegás fizeram uma Cerimônia de inauguração oficial do novo Sistema Automatizado de Controle da Mistura com a presença de presidentes de Companhias Distribuidoras Locais de Gás Canalizado (CDLs) das Regiões Nordeste e Norte.

O presidente da Cegás, Miguel Nery, afirma, que a experiência com a GNR Fortaleza é uma grande demonstração da capacidade de inovação da Companhia. 

- Temos muito orgulho de termos sido pioneiros em injetar Biometano na Rede de Gasodutos que distribui Gás canalizado para nossos clientes industriais, comerciais, residenciais e automotivos. Agora, estamos felizes em darmos mais um passo inovador com essa nova modalidade de operação, que vai permitir a regulamentação do uso de Biometano em escala nacional”, diz Miguel Nery.

Thales Motta, diretor da Ecometano, empresa subsidiária da MDC que é sócia da GNR Fortaleza, ressaltou o pioneirismo das Companhias envolvidas na operação, ao proporem “soluções que contribuem para o avanço da regulação e o crescimento do Setor”. 

- O Mercado está atento aos resultados pelo seu potencial de ampliar o consumo de Biometano nas redes do país, contribuindo para a redução das emissões de Carbono e a Transição Energética”, destaca Thales Motta.

Já a superintendente de Biogás e Energia da Marquise Ambiental, Suzana Marinho, celebrou os ganhos para a sociedade na ampliação do uso do Biometano. 

- A Marquise Ambiental, que já é pioneira em várias frentes de Gestão de Resíduos Sólidos no País, reforça o seu posicionamento na busca por soluções de grandes impactos na sociedade e no meio ambiente. A GNR Fortaleza foi pioneira e ainda é a única a injetar Biometano na Rede da Distribuidora de Gás. Comemoramos muito este novo projeto, que não só permite um aproveitamento melhor do Biogás, como também disponibiliza para a sociedade uma fonte com uma menor emissão de Gases de Efeito Estufa”, explica Suzana Marinho. 

O diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, comemora o Estudo e o seu potencial de contribuir com os esforços por uma Economia de Baixa Emissão de Carbono. 

- O mundo caminha na direção da Descarbonização. Um grande desafio, por um lado, e uma oportunidade, por outro. A ANP, como órgão regulador, vem atuando para assegurar, que a participação do Biometano se consolide e ganhe espaço na matriz energética nacional. A GNR Fortaleza já injeta Biometano na Rede de Distribuição de Gás Natural e, recentemente, foi autorizada a realizar projeto piloto que fornecerá novos dados, fundamentais para o aprimoramento da regulação. Acredito que estamos no caminho certo", disse Saboia.

SOBRE A MDC: A MDC é uma empresa nacional, que atua em toda Cadeia de Gás Natural, Biometano e Cogeração com Biomassa Renovável, desde a produção e processamento até a distribuição e comercialização. A MDC oferece um amplo portfólio de soluções energéticas sustentáveis de longo prazo a clientes corporativos em transição para uma Economia de Baixo Carbono com vasto rol de projetos em operação. Em 2023, integrou o Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, liderada pelas Nações Unidas. Criada em 2006, a MDC já investiu mais de R$ 1 bilhão em projetos de energia sustentável em todo País.

SOBRE A MARQUISE AMBIENTAL: A Marquise Ambiental opera no Setor há 40 anos e é a terceira maior empresa de serviços e soluções ambientais do País, graças a investimentos contínuos em Pesquisa, Tecnologia, Gestão de Ponta e Qualidade. Atende a uma população estimada em 21 milhões de pessoasl, coleta uma média de 13 milhões de toneladas de Resíduos por ano e realiza o tratamento de 3,6 milhões de toneladas ao ano em dez cidades do Brasil. 

Além dos serviços de Gestão de Resíduos, a empresa é reconhecida pela sua expertise na construção e operação de Aterros Sanitários, Reaproveitamento de Resíduos, Compostagem e Educação Ambiental, oferecendo soluções com ciclo contínuo de benefícios para o Tratamento de Resíduos e Proteção do Meio Ambiente.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".