Pular para o conteúdo principal

Restaura Cocó

 

Vital para a cidade de Fortaleza, o Parque Estadual do Cocó agora conta com um plano para recuperação das áreas atingidas pelo incêndio de janeiro deste ano, bem como estudos e estratégias para prevenir futuros episódios. As ações foram detalhadas pelo Governo do Ceará na manhã deste sábado (13/4/2024), no encerramento da Festa Anual das Árvores 2024. Estavam presentes o governador Elmano de Freitas; a secretária do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (Sema), Vilma Freire; além de outras autoridades.
Para o governador Elmano de Freitas, o Parque do Cocó é um patrimônio ambiental de Fortaleza e do Ceará e, portanto, deve ser cuidado por todos. “Quando cheguei em Fortaleza, na década de 1980, começou a criação do Parque do Cocó. Contudo, só depois [em 2017] foi garantida a legalidade da área do Cocó. Este patrimônio representa a garantia de termos qualidade do ar para quem aqui vive e visita. A cidade sentiu a fumaça se espalhando em seu território. Herois e heroínas colocaram sua vida em risco para a proteção do Parque e da cidade. Isso nos alertou para a discussão científica para restaurar adequadamente o Parque do Cocó”, ressaltou.
Com área de 1581,29 hectares, o Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina. O Parque destaca-se no cenário da capital cearense como o maior fragmento verde, atravessando 15 bairros, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno. São mais de 2 quilômetros de trilhas interligadas, ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a biodiversidade presente.
A titular da Sema falou sobre os impactos do incêndio ocorrido em janeiro, que atingiu uma área do Parque superior a dez hectares, e o enfrentamento que durou cerca de 13 dias de trabalho coletivo. Ela também pontuou as ações de mitigação, destacando a importância do plano.
“Não por acaso, nós tratamos neste ano na Festa Anual das Árvores a prevenção e o combate a incêndios florestais. Nós sofremos nos últimos anos com incêndios, aqui no Parque do Cocó, principalmente. O objetivo é conscientizar e sensibilizar toda a população sobre a preservação que nós devemos ter nos nossos espaços verdes, nas nossas Unidades de Conservação em todo o estado do Ceará, que já são mais de 33 unidades”, pontuou Vilma Freire.
Na oportunidade, foi realizado o plantio de mudas de plantas nativas, incluindo Ipê Amarelo, árvore símbolo de Fortaleza. A Capital completa 298 anos neste dia 13 de abril, data do encerramento da Festa Anual das Árvores 2024.
“Nós queremos ter o Parque do Cocó como foi um dia antes de ter salinas. Isso implica na recuperação de desvios de rios, desvio de corredor de água que existia dentro do Parque. A consciência ambiental que nós devemos ter é de que aqui não teremos retorno de salina, nem teremos empreendimento imobiliário. Nós teremos uma mata restaurada no Parque do Cocó como um presente para a nossa necessidade”, defendeu Elmano de Freitas.
Restaura Cocó: A elaboração do plano foi conduzida pela Sema com participação de técnicos da pasta e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), de pesquisadores do Programa Cientista Chefe e agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A princípio, ações compreendem áreas atingidas por incêndios em janeiro deste ano e em 2021.
O documento propõe, portanto, compreender como a dinâmica do Parque atualmente é afetada pelas barreiras físicas (diques, canais, entre outros) geradas no Cocó por salinas que existiam na área e foram desativadas até o início da década de 1980. A partir disso, serão implementadas soluções de restauro ecológico, bem como estratégias de gestão participativa, para incluir e conscientizar a sociedade civil.
O biólogo, professor e coordenador do Cientista-Chefe para o Meio Ambiente na Sema, Luís Ernesto Arruda, falou sobre o desafio do trabalho.
“Essas estruturas físicas, durante essas décadas, impediram que a regeneração natural ocorresse a contento. Então, por exemplo, a área que sofreu o incêndio é um brejo que se forma durante o período de chuva. Lá, agora, a água está na cintura, toda a área que foi incendiada virou um grande lago”. Isso cria um capim. No segundo semestre, o capim seca e vira combustível para incêndios”, explicou.“Essas estruturas físicas, durante décadas, impediram que a regeneração natural ocorresse a contento. Então, por exemplo, a área que sofreu o incêndio é um brejo que se forma durante o período de chuva. Lá, agora, a água está na cintura, toda a área que foi incendiada virou um grande lago. Isso cria capim. No segundo semestre, o capim seca e vira combustível para incêndios”, explicou.
Para isso, acrescentou o pesquisador, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar, com biólogos, oceanógrafos, geógrafos, cientistas ambientais, entre outros. “Tenho certeza que os dados que vão ser gerados nesse ambiente tão desafiador e complexo, como é o Parque do Cocó, vão servir para que outros lugares do mundo reproduzam a experiência que vamos fazer”, completou Luís Ernesto Arruda.


Dentre as medidas propostas, estão:
– Batimetria e modelagem da hidrodinâmica (batimetria é o estudo e análise das superfícies subaquáticas, sejam elas fundos de rios, lagos ou outros corpos d’água);
– Topografia e aerofotogrametria;
– Recuperação hidrológica com abertura de canais;
– Plantio de mangue;
– Acompanhamento da regeneração natural;
– Manejo ecológico da área de brejo
– Implementação de ações de gestão democrática e participativa
Gestor do Parque e agrônomo, Narciso Mota reforça que a educação ambiental é fundamental para que os cearenses possam viver e proteger o Parque.
“O ecossistema do Cocó faz um serviço ambiental para a população. Além da produção de oxigênio, de área verde para contemplação, para passeio, ele produz uma diminuição no clima. O calor de Fortaleza da cidade é aplacado em 1, 2 até 3 graus por a gente ter esse Parque que pega o vento que vem do nascente e espalha para toda a cidade. Essa diminuição da temperatura, esse microclima, é o nosso Parque propício para a cidade”, disse.
Para o fortalecimento da proteção ambiental, foi assinado, ainda, um Acordo de Cooperação Técnica para formalizar a parceria entre Sema e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. O objetivo é qualificar e capacitar brigadistas do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna) para prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e demais competências relacionadas à atuação de brigadistas.
Defendendo o Cocó: O evento também homenageou com certificados pessoas e organizações que trabalharam nas ações de combate ao incêndio de janeiro. Conheça os agraciados:
– Lourival Martins Carvalho, responsável pelo Viveiro do Parque Estadual do Cocó;
– Prof. Hugo Fernandes Ferreira, pesquisador integrante do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap;
– Tenente Marcílio Quixadá, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA);
– Fábio Teixeira Gusmão, fiscal ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace);
– Capitão Fábio Ximenes Plutarco, do Corpo de Bombeiros Militar;
– Capitão Gilvan da Silva Nascimento, da Defesa Civil do Ceará
– Fernando Viana da Silva Queiroz, perito criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Oitava edição da Festa Anual das Árvores: O tema do evento neste ano, realizado de 31 de março a 13 de abril, foi “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”. A Festa Anual das Árvores é coordenada pela Sema, em com municípios cearenses, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas.
Foram realizadas 981 atividades, em 146 municípios, contemplando 27 unidades de conservação e 106 escolas estaduais. Ações de educação ambiental, palestras, cursos, rodas de conversas, trilhas ecológicas, doações de mudas, plantio para reflorestamento e oficinas temáticas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh