Pular para o conteúdo principal

Tendências de Consumo 2024

Modelos de negócios impulsionados pela tecnologia para uma nova era de crescimento.


Depois de combater o efeito cascata da volatilidade gerada pela pandemia ao longo dos últimos anos, as empresas com foco no consumidor estão preparadas para enfrentar o crescimento em 2024. A demanda do consumidor segue em trajetória ascendente, enquanto as cadeias de abastecimento recuperam o equilíbrio.

As empresas de consumo continuam se esforçando para diversificar suas carteiras por meio de aquisições transformadoras. Ao mesmo tempo, buscam as competências certas para fazer melhorias fundamentais e de curto prazo.

Apesar da turbulência provocada por forças externas, os líderes do setor mantêm otimismo quanto a estarem mais bem preparados para o próximo ano, animados pela perspectiva de reinventarem seus modelos de negócio com base na inteligência artificial (IA) e na IA generativa.

Seguindo o exemplo dos consumidores, que vêm adotando tecnologias emergentes em busca de velocidade e conveniência, os líderes estão priorizando a transformação digital para construir confiança, cultivar a lealdade, impulsionar a inovação e estimular o crescimento.

As principais tendências em 2024 se enquadram nestas categorias:

- Impulsionar a reinvenção do modelo de negócios com estratégia digital.

- Apoiar o crescimento com transformação de custos.

- Reforçar a fidelidade do cliente com experiências baseadas em tecnologia.

- Fortalecer as principais competências com um portfólio de negócios equilibrado.

- Construir confiança com os stakeholders usando sólido planejamento tributário e de riscos de negócios.

- Aprimorar talentos para a era digital.

Impulsionar a reinvenção do modelo de negócios com estratégia digital:
 À medida que novas competências tecnológicas continuam a impulsionar a produtividade e a despertar o interesse dos consumidores, quase 60% dos líderes do setor de consumo estão decididos a investir em tecnologias emergentes como uma prioridade estratégica em 2024. Um percentual considerável (73%) espera usar a IA generativa para apoiar novos modelos de negócios.

Em resposta ao interesse dos consumidores de aproveitar a combinação mais conveniente de opções físicas e digitais, os centros de inovação digital podem acelerar a criação de novos produtos, experiências e serviços e as cadeias de abastecimento digitalizadas podem fornecê-los.

Para satisfazer as expectativas cada vez mais elevadas dos consumidores já bastante ambientados com o uso da tecnologia — muitos deles já usam tecnologias emergentes para pesquisar, comparar e comprar produtos e serviços — as empresas estão atualizando sistemas legados com a combinação certa de investimento tecnológico e capacitação de pessoal.

Apoiar o crescimento com transformação de custos: Prepare-se para reinventar o modelo de negócios reavaliando os principais recursos. Para gerenciar os custos de ponta a ponta de forma mais estratégica, tenha uma visão de longo prazo. Adote a transparência radical para gerar uma simplificação inovadora, criação de valor digital e alianças comerciais externas relacionadas a funções não essenciais.

Aumentar a resiliência da cadeia de abastecimento pode ajudar a gerir custos. Da mesma forma, a eliminação de ativos com baixo desempenho pode liberar capital para reinvestir em segmentos de alto crescimento. Entretanto, a transformação digital pode proporcionar eficiências operacionais de curto prazo e crescimento de receitas no longo prazo.

Tomar decisões ágeis e estratégicas sobre a transformação de custos pode posicionar sua empresa mais perto dos clientes mais valiosos, oferecendo os produtos que desejam pelos canais que preferem. O resultado disso? Melhoria das margens, impulsionada por aumento nas receitas e redução nos custos.

Reforçar a fidelidade do cliente com experiências baseadas em tecnologia: Ao longo do ciclo de vida do cliente, tecnologias emergentes geraram novas oportunidades para personalizar e melhorar as experiências do cliente. Algumas dessas experiências ocorrem em pontos de contato externos, como mecanismos de busca e mercados. Independentemente disso, todas essas experiências servem para construir sua marca.

Em última análise, os consumidores definem uma marca pela totalidade da experiência que ela proporciona, tanto física quanto digital. E mostram reiteradamente que a fidelidade à marca influencia as decisões de compra.

Os consumidores com maior probabilidade de utilizar tecnologias emergentes são mais leais do que a maioria. Muitos dos que ainda não utilizam tecnologias emergentes disseram que estão abertos a aumentar seu conhecimento sobre o assunto. Aproveite as possibilidades oferecidas pela IA e IA generativa para se conectar com os consumidores no nível pessoal e fortalecer ainda mais a fidelidade.

Fortalecer as principais competências com um portfólio de negócios equilibrado-Apesar das taxas de juros mais elevadas próprias de um mercado desigual de transações, as empresas do setor de consumo continuam empenhadas em transações que gerem valor e apoiem o crescimento. Procure competências que preencham as lacunas do portfólio com aquisições estratégicas em inovação e tecnologia.

O acesso à tecnologia continua a ser um objetivo crucial das transações. Muitos compradores encaram as competências tecnológicas dos seus alvos como uma oportunidade para acelerar a sua própria transformação digital.

Continue avaliando produtos (dentro do seu próprio portfólio) — ou a participação em determinadas categorias — que não apoiam suas competências principais. Essas ofertas de crescimento lento, que não se enquadram naturalmente, estão prontas para serem alienadas, o que pode permitir que você se concentre em um portfólio de crescimento mais enxuto e coeso.

Construir confiança com os stakeholders usando sólido planejamento tributário e de riscos de negócios: Prepare-se para abordar novas dimensões nos relatórios sobre riscos e no planejamento tributário em 2024. A regra de divulgação cibernética da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) inclui um requisito específico para divulgação tempestiva de incidentes cibernéticos após sua descoberta, além da necessidade de determinar o impacto material.

As regras de divulgação de riscos climáticos propostas pela SEC poderão ter implicações imediatas. Em paralelo, novas normas exigem que as empresas sejam mais transparentes sobre a forma como utilizarão a IA e a IA generativa.

Outro ponto: uma mudança sem paralelo na forma como as empresas são tributadas nas operações internacionais – que entrou em vigor em 1º de janeiro – poderá afetar as grandes multinacionais. Trate a estratégia fiscal e os requisitos de compliance com uma abordagem baseada em dados e tecnologia para fortalecer a confiança dos stakeholders.

Aprimorar talentos para a era digital-Uma força de trabalho qualificada e motivada é essencial para a reinvenção do modelo de negócios. Quase 85% dos líderes de consumo afirmaram que desafios internos, como a melhoria das competências dos trabalhadores, podem impedir seus esforços se não forem abordados de forma adequada.

Para enfrentar o desafio, quase 40% dos líderes do setor já começaram a capacitar seus colaboradores e 30% têm um plano para isso. Os líderes de consumo reconhecem que a criação de experiências diferenciadas para os clientes é fruto do investimento em experiências enriquecedoras para os funcionários, capazes de motivar os talentos.

Um componente de IA é essencial para melhorar as competências: cultive o interesse dos seus funcionários pela IA, permitindo que eles contribuam para o crescimento do negócio durante as fases de planejamento e execução. Fomente o desenvolvimento profissional deles com iniciativas de upskilling, preparando-os para as demandas do mercado em constante mudança.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²