Pular para o conteúdo principal



Dicas para um Trânsito Seguro


No mês passado foram intensificadas as campanhas referentes aos riscos e cuidados no trânsito e o mês é nomeado, não por caso, de Maio Amarelo. E neste período, a Fornecedora Engenharia e Logística (Engelog), empresa do Grupo Fornecedora, se destacou com uma série de iniciativas voltadas para a conscientização e promoção de um trânsito mais seguro com seu quadro de colaboradores. A campanha, promovida pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), envolveu diversas atividades educativas.

O Maio Amarelo é uma campanha mundial dedicada a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, e neste ano tem como tema “Paz no trânsito como em você”. 

A Engelog, conforme acontece em todos os anos, abraçou essa causa com vigor. A campanha na empresa teve início com o Cine Amarelo e exibiu filmes que ressaltaram a importância de dirigir com responsabilidade e atenção. Essa atividade teve como objetivo principal sensibilizar os colaboradores sobre os perigos do trânsito e a necessidade de adotar comportamentos mais seguros.

A empresa incluiu no rol de atividades do mês palestras com especialistas em segurança no trânsito. Esses profissionais forneceram dicas e cuidados para evitar acidentes, como a importância do uso do cinto de segurança, a necessidade de respeitar os limites de velocidade e a atenção redobrada ao dirigir em condições adversas, como chuva ou neblina.

Entre as atividades de conscientização os colaboradores podem contar com uma blitz interna. “Durante esse evento, a equipe do SESMT realizou inspeções nos veículos dos colaboradores, verificando itens de segurança como freios, faróis e pneus”, Victor Marinho da Fornecedora Engenharia e Logística. A iniciativa teve como objetivo garantir que todos os veículos estivessem em condições adequadas de circulação, contribuindo assim para a segurança de todos.

As ações da Engelog foram promovidas não apenas na sua sede, mas suas bases de operações também foram agregadas às atividades, são elas : VL!, ArcelorMittal, Gerdau, Porto do Pecém, EDP, CSP, APODI, Porto de Cotegipe.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o número de acidentes registrados em rodovias concedidas à iniciativa privada no Brasil aumentou 14,6% em 2023. Esse aumento ressalta a urgência de campanhas como o Maio Amarelo, que buscam reduzir esses índices alarmantes por meio da educação e da conscientização.

De acordo com Victor Marinho existem algumas dicas que todos devem seguir e ficar alertas quando estiverem no trânsito, são elas:

1. Atenção total ao volante: Evite distrações como celular, rádio alto ou conversas fiadas. O foco total na direção é fundamental para garantir a segurança de todos.

2. Respeite a sinalização: Placas e semáforos existem para garantir a organização do trânsito e a segurança dos usuários. Respeitá-los é essencial para evitar acidentes.

3. Dirija com velocidade compatível: Ajuste a velocidade de acordo com as condições da via e do tempo. Excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves.

4. Cinto de segurança para todos: O cinto é a sua principal proteção em caso de acidente. Use-o sempre, em todos os ocupantes do veículo.

5. Combate ao álcool e drogas: Nunca dirija sob a influência de álcool ou drogas. Eles alteram a percepção e os reflexos, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.

6. Revisão veicular em dia: Mantenha o seu veículo em boas condições mecânicas. Pneus calibrados, freios funcionando, luzes em ordem são essenciais para a segurança nas vias.

7. Gentileza no trânsito: Seja paciente e respeitoso com os demais usuários das vias, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. A cortesia contribui para um trânsito mais harmonioso e seguro.

Em um país onde os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte, iniciativas como o Maio Amarelo são essenciais. “Adotando medidas proativas e educativas, todos garantem o compromisso com a construção de um trânsito mais seguro para todos”, destaca Victor.

Sobre o Grupo Fornecedora
: Com mais de 6 décadas de atuação, o Grupo Fornecedora é referência no oferecimento de produtos e serviços para bens de capital, além da construção pesada, indústria, setor rodoviário e agricultura. Presente em nove estados do Nordeste representando marcas como Hyster, Yale, Case Construction, Dynapac, Epiroc, Fuchs, Margui, Daf Caminhões e New Holland Agriculture, o grupo engloba 6 empresas: Fornecedora Máquinas e Equipamentos, Fornecedora Engelog, Fornecedora Caminhões, Fornecedora Pavimentos, Fornecedora Agro e Fornecedora e Máquinas Industriais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...