Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (6 de julho de 2024), para:

  • 66 anos da jornalista Simone Nunes (foto).
  • 56 anos de Nairton Garcia.
  • 50 anos de Toinho Freire.
  • 39 anos de Glauciane Rolim.
  • 37 anos de Bruno Ferreira.
  • 29 anos de Davi Neides Carneiro.

Arquivo Nirez para 6 de julho na História do Ceará:

  • 1851 - O Ceará tem novo Presidente, o médico Joaquim Marcos de Almeida Rego. Como médico, chegara em tempo para debelar o surto de febre amarela que irrompeu em Fortaleza e que se propaga por outras cidades, vilas e povoados do Estado. Fora nomeado em 31/5/1851.
  • 1856 - Passa a responder pelo expediente da Chefia de Polícia do Estado do Ceará, o coronel Manuel Félix de Azevedo e Sá.
  • 1866 - Falece, a bordo do navio Eponina, próximo a Buenos Ayres, vítima de um ferimento recebido na batalha de 24 de maio, o brigadeiro Antônio de Sampaio (General Sampaio). Em sua homenagem existe em Fortaleza a Rua General Sampaio e a Rua 24 de Maio, data em que ele foi ferido mortalmente, além de uma estátua que se encontra em frente ao quartel da 10ª Região Militar - 10ªRM.
  • 1875 - Sai às ruas de Fortaleza o primeiro número do jornalzinho crítico e noticioso “Caninana”.
  • 1904 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do jornal “O Galhato”, “órgão político desabusado”.
  • 1914 - O Bispado concede licença a Pedro da Silva Dantas (Pedro Dantas), para erigir um oratório no lugar Boa Esperança (Mata galinha), hoje Dias Macedo.
  • 1919 - Publicado em Fortaleza o “Jornal da Moda”, semanário de literatura e humorismo. Era impresso na Tipografia Comercial.
  • 1928 - Falecimento, aos 82 anos, do capitão Antônio Leite Barbosa, veterano da Guerra do Paraguai.
  • 1929 - Circula em Fortaleza o primeiro número do jornal “A Reação”, sob direção de Américo Palha, com redação de Solon Farias e gerenciado por José Edésio de Albuquerque.
  • 1930 - Inauguração da estrada de concreto entre Fortaleza e Porangaba (Parangaba), construída pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS), falando na ocasião em nome da Inspetoria, Coelho Cintra. Trata-se da hoje Avenida João Pessoa. O concreto citado está ainda lá, só que sob o asfalto.
  • 1934 - Estreia o circo norte-americano, armado na Praça dos Voluntários, Dunbar Scheveyer.
  • 1944 - Encontra-se ainda em Fortaleza a cantora Zilá Fonseca, apresentando-se no Ceará Rádio Clube. Ela posa, despida, para os pintores na sede do Centro Cultural de Belas Artes - CCBA, nos altos do Bar Americano, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua General Sampaio, em frente à Praça José de Alencar.
  • 1946 - Encerra-se o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, iniciado no dia primeiro.
  • 1961 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Amigos do Livro.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, o major do Exército Virgílio Antônio Borba (Virgílio Borba), ex-comandante do 46º Batalhão de Caçadores, atual 23º BC e da 25ª Circunscrição de Recrutamento. Nascera no Rio de Janeiro em 26/6/1873.
  • 1967 - A Polícia Militar do Ceará tem novo comandante, quando assume o coronel PM Waldir Cavalcante Saldanha, que substitui o também coronel PM José Gérson Alves.
  • 1971 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) manda abrir a Rua Padre Roma no trecho que liga a Rua Jaime Benévolo à Rua Felino Barroso, no Alto da Paz, hoje pertencente ao Bairro de Fátima.
  • 1973 - Em cerimônia com a presença de 37 bispos a Igreja Católica Brasileira canonizou o Padre Cícero Romão Batista, que passou a chamar-se Santo Cícero de Juazeiro.
  • 1974 - Falece, em Fortaleza, aos 53 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, o cenógrafo, coreógrafo, homem de teatro e tevê, Rinauro da Rocha Moreira (Rinauro Moreira), que ingressou em televisão em 1959, vindo da companhia teatral Ítalo Curcio. Contracenou com Renato Aragão, Emiliano Queirós, João de Medeiros Ramos (João Ramos), Carla Peixoto Maciel, Marcus Miranda e outros. Foi cenógrafo da TV-Tupi, no Rio de Janeiro, retornando a Fortaleza para implantar o departamento de cenografia da TV-Verdes Mares. É sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1977 - Funda-se em Fortaleza o Sindicato dos Corretores de Imóveis, quando a Associação de Corretores de Imóveis do Ceará - APCIC recebe a Carta Sindical assinada pelo ministro do Trabalho, Arnaldo Costa Prieto (Arnaldo Prieto).
  • 1978 - Eleita a primeira diretoria da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Ceará - Asaufc, sendo seu primeiro presidente, José Rui de Aquino.
  • 1981 - Inaugurada a última etapa do Anel Viário, ligando o Jóquei Clube à Avenida José Bastos, com um quilômetro de extensão por 22 metros de largura.
  • 1982 - Em Fortaleza, é observado um eclipse total da lua.
  • 1992 - Publicado no Diário Oficial do Município 9901 a Lei 7148 do dia 24/6/1992 que denomina de Avenida Júlio Ventura trecho final da Avenida Heráclito Graça.
  • 1993 - A Tyresoles do Ceará inaugura o parque industrial de recauchutagem e centro de caminhões Goodyear no km 18,5 da BR-116, no Eusébio e mais duas lojas, uma na Avenida Pessoa Anta, 14 e outra na Ceasa de Maracanaú.
  • 2004 - Morre, em Fortaleza, o escritor, crítico literário e gramático, professor Abdias Lima, ex-funcionário do Banco do Brasil, cearense de Massapé nascido em 29/01/1911.
  • Dia Mundial do Chocolate.
  • Dia Mundial das Zoonoses.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).