Pular para o conteúdo principal



HGWA proporciona qualidade de vida a pacientes em atendimento domiciliar


Promover a qualidade de vida do paciente é um dos objetivos dos profissionais que atendem os pacientes no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), do Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara (HGWA), da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O serviço, que completou 21 anos de atuação no último mês de junho, tem capacidade para atender 210 pacientes, entre adultos e pediátricos.

Um desses pacientes é Anselmo David, de 27 anos. Assistido pelo SAD desde os 18 anos, o paciente necessita de cuidados diários. A cuidadora e mãe do paciente, Selma Maria, esteve no encontro que reuniu os cuidadores do SAD na última sexta-feira, 28. O sentimento da mãe é de gratidão. “Meu filho levou um choque elétrico, onde ficou sem oxigenação no cérebro, deixando sem andar e falar, desde então é cuidado pelo SAD. O atendimento é maravilhoso, sou muito grata pela equipe médica. Sempre que precisamos, somos atendidos. Recebemos todo o suporte”, conta.

O médico James Nobre, especializado em medicina da família e comunidade, que compõe o quadro médico do SAD, explica que os pacientes atendidos pelo serviço têm uma demanda de uma assistência especializada, seja por uma doença crônica ou que estejam em cuidados paliativos.

- A nossa assistência, feita no ambiente do domicílio, que favorece com que ele também seja cuidado pelos familiares, visa a qualidade de vida. Esse acompanhamento domiciliar é feito por visitas periódicas, com no mínimo uma visita mensal. As visitas são sempre feitas por um profissional médico, um enfermeiro e um fisioterapeuta. Alguns deles também recebem a visita de outros profissionais que prestam apoio. Esse paciente é visto como um todo, considerando os aspectos clínicos e também das relações familiares, do contexto comunitário que ele está inserido. É, de fato, uma assistência multiprofissional”, explica.

O médico ressalta que essa assistência contribui para a melhoria da qualidade.

- Permitindo uma maior socialização, se formos comparar se ele estiver em um leito de hospital. Alguns pacientes que ficariam restritos por estarem fazendo uso de uma ventilação mecânica ou por terem uma doença progressiva, vivem a experiência de participar de uma corrida, de terem momentos de lazer, de viajar, mostrando a importância desse cuidado”, detalha.

A coordenadora médica do SAD, Zenaide Ribeiro Ponte, fala sobre a importância do papel do profissional médico dentro do tratamento dos pacientes. 

- O SAD começou com uma equipe e hoje contamos com seis equipes, cada uma com pelo menos um médico e um enfermeiro. São cerca de 50 pacientes com suporte ventilatório, entre adulto e pediátrico. Além da fisioterapia, para reabilitação, que fazem atendimento em até duas vezes por semana. Todos esses profissionais estão engajados na elaboração e planejamento terapêutico de cada um dos nossos pacientes. Me sinto muito feliz em participar desse serviço que tanto faz pela sociedade, de forma segura e humanizada”, diz a coordenadora.

Outro serviço que faz parte da equipe de multiprofissionais é a psicologia. A psicóloga Renata Mesquita, promove uma roda de conversa mensal, online, entre os jovens atendidos pelo SAD. No bate-papo, temas como cinema, música, arte são debatidos no bate-papo virtual, além de assuntos mais íntimos, ligados ao medo, por exemplo.

- A Psicologia contribui trabalhando com as questões em torno do adoecimento do paciente e do cuidador através da escuta individual nos atendimentos no domicílio ou na escuta grupal como nos encontros de cuidadores presencialmente e roda de conversa com pacientes de forma on-line. É um trabalho importante que se inicia ainda na inclusão, quando paciente e cuidador estão se adaptando a estar em casa com novas condições e limitações à alta E segue até o acompanhamento no processo de morte com apoio no pós-óbito também”, avalia.

Outro papel fundamental dentro dos cuidados aos pacientes do SAD é do cuidador. Geralmente, um membro da família ou alguém indicado pela família, que se responsabiliza em cuidar do paciente em casa. Antes de levar o paciente para a residência, ele é treinado pela equipe multiprofissional sobre os cuidados diários. A assistente social do SAD, Maria Concebida, acompanha de perto esse trabalho conjunto. Ela afirma que a figura do cuidador é um dos primeiros critérios para a desospitalização.

- Ele é o elo entre o paciente e a equipe. Ele é o responsável por observar qualquer alteração e entrar em contato conosco, bem como o cuidado diário com a alimentação, banho e medicação. Enquanto equipes estamos prontos para dar o suporte para as famílias e pacientes. O serviço é construído também pelas famílias. O nosso objetivo é facilitar a assistência do paciente. É gratificante, como serviço social, auxiliar essas famílias que possuem um familiar doente em casa”, afirma.

Multiprofissional: O programa, que iniciou com o nome de Programa de Atenção Domiciliar (PAD), atende hoje, além do HGWA, todas as unidades da rede Sesa. O serviço foi criado em 2003 com o intuito de reintegrar o paciente no contexto familiar, promover humanização da saúde dos pacientes que necessitam de cuidados especializados no domicílio e otimizar leitos. Seis equipes multiprofissionais compõem o quadro de atendimento, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais e cirurgiões.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):